domingo, 14 de junho de 2009

Acre comemora elevação a Estado

Em 15 de junho de 1962 o presidente da República João Goulart assinava em Brasília a Lei nº 4.070, que elevou o território do Acre à categoria de Estado e garantiu a autonomia para escolher seus diriAté então, o Acre, mesmo tendo conquistado sem apoio do governo federal o direito de ser Brasil, ainda não podia elaborar sua própria Constituição e muito menos eleger seus governantes.
O dia 15 de junho de 1962 é, considerado pelos historiadores, a segunda data mais importante da história deste Estado, perdendo apenas o início da Revolução Acreana, o 6 de Agosto. Com a assinatura do Tratado de Petrópolis, em 17 de novembro de 1903, o Acre é anexado ao Brasil, mas na condição de território. Na época, o Acre era o maior produtor de borracha, exportava para os principais países industrializados, mas toda a arrecadação dos impostos ia para os cofres federais. Diante da decisão do governo federal de transformar o Acre em território federal, surgiram os movimentos autonomistas, marcantes na história do Acre.Isso permitiu que agentes do Estado arrecadar impostos e estabelecer suas leis.
Logo em seguida à assinatura da Lei 4.070, são convocadas eleições gerais para governador e deputados. Os constituintes teriam 120 dias para elaborar a carta constitucional do Estado do Acre. Caso não o fizessem passaria a vigorar no Acre a constituição do Estado do Amazonas. Em 1° de março de 1963 foi promulgada a primeira constituição do Estado e toma posse o primeiro governador constitucional, o professor de Filosofia José Augusto de Araújo, contrariando todas as expectativas e prognósticos já que o outro candidato era Guiomard Santos, o “pai” de todos os acreanos.
Para marcar a importante passagem do calendário acreano, a Filmoteca da Biblioteca Pública exibe o documentário Território do Acre. Também acontece uma solenidade cívico-militar de troca da bandeira do mastro da Gameleira. O documentário, que traz imagens do ex-governador Guiomard Santos e das primeiras construções erguidas em solo acreano, será exibido domingo e segunda-feira, às 17h, e tem entrada gratuita. A troca da bandeira teve sua data oficial instituída por decreto pelo governador Binho Marques no ano passado, durante as comemorações da elevação do Acre a Estado. A solenidade terá início às 8 horas.
Em nossa pacata Manoel Urbano as autoridades não mencionam nenhuma comeração ou ato oficial em virtude da data.

Nenhum comentário:

Postar um comentário