quarta-feira, 22 de julho de 2009

Barco Hospital adquirido com verba federal encostado no barranco do Rio Purus

Quatro anos é a idade da Unidade Móvel de Saúde João Sobrera que hoje está encostado numa das praias do Rio Purus. R$ 120 Mil Reais, que provavelmente irão pelas águas barrentas do rio. A coluna central do barco hospital ou ambulancha como denominou o Dep. Federal Nilson Mourão, que destinou a verba para sua aquisição, está comprometida, quebrada, segundo Secretário Municipal de Saúde Euzi.
Segundo funcionários municipais e populares, o barco não fez mais que trés atendimentos ao ribeirinhos e seu tempo de vida foi mais ancorado no porto da cidade, atendendo pessoas que vinham até o mesmo.
Afirma o Secretário Euzi, que a opinião de um dos práticos e construtores de barcos da região é que como o problema é na coluna central do barco que está quebrada, para consertar teria-se que desmanchar e refazer a embarcação, e sairia mais barato adquirir um novo. O Secretário aguarda uma reunião com o Conselho de Saúde para decidir o que fará da Unidade Móvel de Saúde João Sobrera.
Uma embarcação desse porte e com um investimento dessa invergadura, duraria no mínimo 20 anos.
Mas pelo visto, esses R$ 120 mil reais, serão mesmo
levados pelas primeiras cheias do caudaloso Purus.
É bom saber da opinião dos deputados, em especial Nilson Mourão, do Ministério Público, dos vereadores, a respeito dessa cena, afinal de contas é verba federal e pública.

2 comentários:

  1. OPS...
    O barco nao custou 120.000,00; esse valor é do convênio, e pq não se utiliza o material que esta dentro do mesmo para abrir uma unidade de referencia para essa comunidade enquanto se ve o que faz? e o mesmo fez 4 viagens em minha gestão. Nota chegou em abril de 2006 e sai em junho de 2007. Mas não deixa de ser um descaso com o dinheir público.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, segundo o comandante do barco a madeira usada pra construção do mesmo não fora de boa qualidade. O que caracterizou o seu desgaste tão rápido. A grosso modo, esse barco teria que ser reformado de tempos em tempos e me parece que foi feito em 2007. Quem sofre são os ribeirinhos, precisamos olhar com carinho a essa população sofrida. Cadê os vereadores que os representa?

    ResponderExcluir