segunda-feira, 6 de julho de 2009

Esporte e lazer murbanense: muito a desejar!

Atrás do prédio da creche que o Governo do Estado construiu, entregou à Prefeitura, mas que ainda não funciona até hoje, crianças criaram um campinho de futebol onde às tardes praticam o esporte. Até que impeçam, essa será uma alternativa de espaço de lazer que a criatividade e a necessidade das crianças apontou.

"Em todos os cantos da antiga pista de avião que agente criava um campinho pra jogar, a Prefeitura ia lá e doava a algúem, que passava cerca de arame farpado pra gente não jogar mais", desabafa um jovem que prefere não se identificar. Há aproximadamente seis anos que os esportistas de Manoel Urbano começaram a perder espaços para a prática de esporte. Começou, ainda no governo do ex-Prefeito Jorge Almeida, quando desativou a antiga quadra em frente a praça da cidade, em função da abertura de uma rua (ver foto ao lado).

Restaram ainda funcioanando, a Quadra Roberlândia Veloso, construída pelo Governo do Estado, no Bairro São Francisco, a Quadra Poliesportiva Almiro, ou Ginásio como todos conhecem e o campo que era zelado.



Atualmente a Quadra Roberlândia(foto a esquerda), foi desativada por falta de reformas em sua estrutura e como afirmam jovens, moradores do bairro, a Prefeitura loteou os terrenos próximos a quadra. "Algumas moradias terminam a alguns centímetros da quadra, não dá pra gente jogar mais", comenta um jovem do bairro, e acrescenta, "já foi oferecido até o piso da quadra!".


O campo de futebol, o Ferreirão, construído pelo 5º Batalhão de Engenharia e Construção, como é conhecido, palco de muitos jogos inter-municipais no passado, diviu-se em vários campinhos. A falta de cuidado e o mato permitiu que os jovens do bairro fossem cuidando de pequenos pedaços para seus jogos.


"A última capina foi feita pela Prefeitura, mas foi apenas isso que foi feito", comenta um morador do bairro. "Há pouco interesse pelo esporte e cultura em nossa cidade. Cultura e esporte tira jovem das drogas, dos bares, afirma Josinei Albuquerque, acadêmico de Educação Física pela UFAC e morador do bairro, "depois reclamam, mas não dão incentivos aos jovens de nossa cidade a terem dedicação ao esporte ou cultura, algo que faz bem", comentou.
Além de espaços para a prática de esportes, os jovens reclamam pela falta de espaços públicos de lazer, como praças nos bairros. Até o momento, não se tem conhecimento de nenhum projeto neste intento.
(Dúvidas ou sugestões: poste um comentário!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário