domingo, 12 de julho de 2009

Manoel Urbano consegue vacinar 100% das crianças de 0 a 4 anos contra pólio

Na chegada do Governador Binho Marques, o Secretário Municipal de Saúde, Euzi mostrava, contente, para o médico Osvaldo Leal, Secretário de Estado de Saúde, os dados da Campanha Nacional de Vacinação do Municipio do mês de junho deste, retirado do SI-PNI. Entenda por que Euzi estava contente:

O Sistema Nacional de Informações do Programa Nacional de Imunizações - SI-PNI, registrou a meta de nosso municipio na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, em 20 de junho, em crinças de 0 a 4 anos de idade, 100% de cobertura vacinal, ou seja, a meta do Governo Federal e da Secretaria Municipal de Saúde do Municipio foi alcançada, segundo dados do SI-PNI.


No SI-PNI, o número de crianças no municipio de 0 a 4 anos são de 1.106, mas foram vacinadas 1.131 crianças, o que corresponde a 102,26% do total da meta de cobertura do progama de vacinação infantil(http://www.pni.datasus.gov.br/).

As secretarias municipais de saúde, são parceiras do Governo Federal e trabalham para erradicar, acabar, com doenças como a Poliomielite no país.

Graças ao empenho da Secretaria Municipal de Saude daqui e a equipe de vacinação(agentes comunitários, enfermeiros, médicos e Sec. Euzi), nosso municipio pode se considerar imunizado contra a Poliomielite, porém não podemos nos descuidar, mas podemos nos alegrar também com a informação.

O QUE É ESSA DOENÇA?

A Poliomielite é uma doença em erradicação pela vacinação dirigida pela OMS, causada por um vírus, que causa paralisia por vezes mortal.

EPIDEMIOLOGIA

É mais comum em crianças ("paralisia infantil"), mas também ocorre em adultos, como a transmissão do poliovírus "selvagem" pode se dar de pessoa a pessoa através de contato fecal - oral, o que é crítico em situações onde as condições sanitárias e de higiene são inadequadas. Crianças de baixa idade, ainda sem hábitos de higiene desenvolvidos, estão particularmente sob risco. O poliovírus também pode ser disseminado por contaminação fecal de água e alimentos.
Todos os doentes, assintomáticos ou sintomáticos, expulsam grande quantidade de vírus infecciosos nas fezes, até cerca de três semanas depois da infecção do indivíduo.
Os seres humanos são os únicos atingidos e os únicos reservatórios, daí a vacinação universal poder erradicar essa doença completamente.


Dados da Poliomielite: www.wikipédia.org

3 comentários:

  1. eu, como vacinadora do PSF I estou também muito contente acho que com uma equipe multidisciplinar poderemos alcançar varias metas como as vacinas de rotina, PCCU, teste do pezinho entre outros e em agosto será a segunda etapa da campanha contra a pólio. Divulguem!

    ResponderExcluir
  2. Muito bem Clicia, fico feliz de termos uma murbanense como você, que presta um trabalho tão importante ao município! Você e sua equipe estão de parabéns pelo bom resultado dos seus trabalhos.
    Este blog tem o principio da justiça e democracia e os créditos devem ser dados a quem tem direito!
    Vamos divulgar sim até porque, como disse D. Pedro:
    - É para o bem de todos e felicidade geral da nação!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a todas as equipes de saude da familia de manoel urbano pelo empenho! Principalmente aos ACS e as equipes que levaram a vacina de campanha e rotinas nas localidades de dificil acesso, nos ramais, seringais,varadouros,centros e aldéias distantes andando no meio do sol, chuvas, igarapés e gapós! Párabéns manoel urbano! O desafio ficou maior pra segunda etapa.

    ResponderExcluir