terça-feira, 28 de julho de 2009

Manoel Urbano presente na Caravana do SUS


Realizou-se onte, 28, no Teatro Plácido de Castro em Rio Branco a Caravana em Defesa do Sistema Unico de Saúde - SUS, promovida pelo Conselho Nacional de Saúde em parceria com o Ministério da Saúde, com o objetivo de debater problemas e soluções para a saúde no Estado do Acre.

Manoel Urbano foi representado por Dr. Luíz Fernando Borja, Presidente do Conselho Municipal de Saúde, que representou também, os profissionais em saúde do municipio, pelo Professor Francisco Barreto, representando os usuários do SUS e Antonio Alberto Veríssimo, representando os gestores locais.

O encontro reuniu autoridades em saúde de todo o Estado e de fora, como Antonio Alves de Souza, Secretário de Gestão Estratégica do Ministério da Saúde.

Segundo Dr. Luíz, antecedeu a Caravana um seminário no salão cultural da FIRB, com propósito "promover a reflexão sobre as práticas que integram a política de gestão estratégica e participativa do SUS, voltadas à qualificação da gestão do Sistema Unico de Saúde; sendo o público alvo os gestores, usuários do sistema, trabalhadores e conselhos que integram o Sistema".

Segundo Dr. Luíz, o resultado dos debates e plenárias da Caravana em Defesa do SUS, serão encaminhadas ao encontro nacional em Brasília, no mês de dezembro.

Segundo o site Agencia de Notícias do Acre, O Sistema Unico de Saúde do Brasil, criado há 20 anos, é o maior programa de asistencia gratuíta do mundo. para garantir a continuidade e o fortalecimento do Sistema, o ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Saúde, realizam a Caravana do SUS em todo o país. O tema da Caravana é Defesa do SUS como Patrimônio Social e Cultural da Humanidade.

Segundo divulga o site, o SUS é considerado hoje o maior programa de assitencia gratuíta no munod e só no Acre atende 95% da população. O SUS chega a empregar R$ 350,00, por pessoa antendida na rede pública de saúde.

Um comentário:

  1. Não o objetivo da CARAVANA EM DEFESA DO SUS não é debater problemas e soluções para a saude do Estado do Acre. E sim, estimular a população, principalmente os trabalhadores a tomar posse do SUS como o maior Sistema de Saúde do Mundo, e fazer que ele seja tombado como patrimonio Historico da Humanidade....

    ResponderExcluir