sábado, 1 de agosto de 2009

Fogão a lenha que gera luz é apresentado ao Presidente Lula

O governador Binho Marques apresentou ao presidente o projeto do Micro Bio Gerador (Fogão Geraluz), fogão que ao mesmo tempo cozinha e produz eletricidade, e está proporcionado aos acreanos que vivem em regiões isoladas o acesso a energia elétrica.
A capacidade da miniusina é de energia suficiente para acender cinco lâmpadas e ligar uma televisão ou outros equipamentos de baixo consumo de eletricidade, como rádios ou até um computador pessoal, na mesma queima de biomassa utilizada para o preparo dos alimentos.
Binho destacou ainda que o equipamento é ambientalmente correto. “O projeto caminha para a sustentabilidade”.
Isso porque economiza até 50% da biomassa hoje empregada, além de reter toda a fuligem no próprio fogão - a inalação de fuligem é apontada pela OMS como a 8ª causa de morte no mundo.
A sugestão é de que o Micro Bio Gerador seja inserido no Programa Luz para Todos desenvolvido pelo Governo Federal e que já promoveu o acesso à energia elétrica a milhares de pessoas que moram em regiões isoladas.
De: www.pagina20.com.br
Provavelmente esses fogões estarão sendo levados ao interior de nosso munícipio, nos lugares onde os cabos de energia não chegam, isso se for incluído no Programa Luz para Todos.

3 comentários:

  1. muito bem parabens pela inisiativa,Binho.

    ResponderExcluir
  2. Ivanize as.social do Amazonas, quero saber como adquirir este fogão. ivanizelima@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Sou de Manaus,no Amazonas e muito me interessa em comprar um fogão gerador de energia,como faço para comprar me mande endereço telefone para que eu entre em contato. sem mais espero ancioso por uma resposta.

    ResponderExcluir