segunda-feira, 14 de setembro de 2009

'Estrela' faz seu primeiro resgate real...em Manoel Urbano

O primeiro resgate realizado pelo helicóptero Comandante João Donato foi muito bem-sucedido.
Operado por homens da Força Nacional de Segurança e da unidade de operações aéreas do Acre, o CJD e o Força 01, da FNS, foram acionados para socorrer duas vítimas de acidente de carro em Manoel Urbano e às 17h20 pousaram na Rua José de Melo, a 50 metros do Hospital de Urgência e Emergências de Rio Branco (Huerb), onde os pacientes ficaram internados.
Duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) aguardavam os feridos. A rua ficou parcialmente fechada durante algum tempo."O fato de ter salvado duas vidas paga qualquer investimento", disse a secretária de Segurança Pública, Márcia Regina, reafirmando os grandes benefícios que o Acre terá com o helicóptero Comandante João Donato. A aeronave é multimissão e está preparada para atuar nos sistemas de segurança pública, saúde e defesa social do Acre.
Os biólogos Filogônio Ribeiro, 57, e Giuliana Santi seguiam para Manoel Urbano junto com colegas a serviço do Departamento de Águas e Saneamento do Acre (Deas) quando o veículo em que trafegavam capotou. Giuliana ficou gravemente ferida e tinha de ser removida com urgência para uma unidade médica especializada.
"O trabalho foi perfeito. Pedimos apoio do serviço de emergência e conseguimos trazer as vítimas rapidamente para Rio Branco", agradeceu a diretora do Deas, Patrícia Correia.
A unidade de operações aéreas do Acre havia programado um resgate simulado para esta terça-feira, 15, com pouso previsto no mesmo local onde os acidentados foram recebidos pelo Samu, como parte do treinamento da tripulação que irá trabalhar no Comandante João Donato.
Com a situação real de emergência, a simulação foi cancelada, já que os pilotos acreanos e a equipe de resgate aprenderam na prática a missão e obtiveram sucesso.
'Estrela'
O helicóptero do Estado tem uma imensa estrela pintada em sua lataria e isso fez com o Ministério Público Federal recomendase ao governo que retirasse a pintura, pois poderia caracterizar propaganda para o partido que está no poder, o PT. O governo deu de ombros e divulgou que não acatará a orientação do MPF. Na capital o helicóptero está sendo chamado de 'Estrela', o que faz sentido.




O helicóptero pousou, segundo testemunhas, no pátio da escola Nazira Anute de Lima a uns 500 metros da Unidade Mista de Saúde, de onde fez a retirada das pessoas acidentadas na BR 364.

Os murbanenses ficaram espantados ao ver dois helicópteros rodarem pelos céus da cidade e só ficaram sabendo dos motivos horas depois.
Na cidade, populares especulam que o motivo do capotamento do veículo se deu por causa da estrada molhada que provocou seu descontrole.

Um comentário:

  1. Caro Bené,

    Vamos torcer para que esse serviço do helicó PT ero se estenda realmente à toda a população. Que qualquer Murbanense possa se beneficiar, independente de sua classe social.

    Bom trabalho

    Lindomar Padilha

    ResponderExcluir