quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Murbanenses realizam passaeta pela prevenção do câncer do colo do útero

Aconteceu hoje a tarde(23), pela Rua Valério Caldas Magalhães, passeata pela prevenção do câncer do colo do útero. Funcionários da Prefeitura, professores e alunos das escolas do municipio se mobilizaram pela conscientização da necessidade de se fazer o preventivo, exame que diagnotica câncer no útero.

A passeata tinha como objetivo chamar a atenção das mulheres para a necessidade de prevenir o câncer do colo uterino fazendo o exame e sendo acampanhada. No municipio, um percentual muito pequeno de mulheres fazem esse acompanhamento e quase não procuram fazer o exame.


Um dos principais motivos pela pouca procura do exame preventivo, segundo algumas conversas que tive, sobre o assunto, pode estar no desconhecimento sobre as doenças e o câncer e na vergonha em procurar um profissional.
"Deus me livre de mostrar minhas partes íntimas pra alguém!", comentou uma jovem hoje ao se falar do exame preventivo. Essa atitude pode representar um consenso na maioria das mulheres murbanenses, um pensamento que precisa ser modificado para o bem de todas.
A passeata organizada pela Secretaria Municipal de Saúde foi singela, pelo número de pessoas, mas com um objetivo grandioso: conscientizar para salvar vidas.

32 comentários:

  1. Chamar atenção de mulheres?
    Nao é uma mobilização errada?
    Isso é bem o estilo do emerson, vejo que as mesmas praticas continuam.

    ResponderExcluir
  2. O seu critico, se atualize e procure os números de minha gestão pela saúde (2005 a Julho de 2007) que você vai ver logo em torno de março de 2007 Manoel Urbano na tabela do cecon chegou a ser 0 4 municipio do Acre em cobertura de PCCU na faixa etaria estabelecida. Por tanto minhas práticas eram certas, e não fiz nenhuma passeata para chamar atenção de mulheres.
    Realizava passeatas para portuar, eventos na saúde (tais como dia de combate ao fumo, AIDS,Dia d contra dengue) pratica do SUS.
    Nessa área de MOBILIZAÇÃO, minha equipe da época, optava pelo corpo a corpo, e usavamos a Estratégia da Visita Domiciliar pelos PSFs. Não falo só de ACS, e faziamos até em zona rural. O evento do Km 54 (Br-364 sentido feijó) - Lembra?. Foi com esse obejetivo também, e era conhecido como ação de saúde no interior, e tinha como objetivo também fortalecer aquele PSF que atende aquela comunidade. Os outros PSF (urbanos) ajudavam ai vocÇe pode considerar 3 dias de mobilização.

    ResponderExcluir
  3. O critico, vc esta querendo culpar alguem pra tirar o seu da reta! mais sei quem vc é!.
    Gostei do comentário da mobilização de Mulheres sobre o incentivo a prevenção do cançer do colo ulterino.
    Será que vc ja não passou por esta Secretária? Me diga!.

    ResponderExcluir
  4. A iniciativa é louvável!!!
    Parabéns aos organizadores e a comunidade que participou!!
    Prevenir é o melhor remédio!!

    ResponderExcluir
  5. Mais uma vez estou entrando nesse blog, para deixar alguns pensamentos relacionado a o meu município. 1 Essa campanha que foi feita contra o cancer, é louvável principalmente para aqueles que ama a sua vida.
    2 Caminhando um puco mais, Manuel Urbano precisa na realidade, de um prefeito que verdadeiramente tema a Deus e possa não só governar a nossa cidade mas tabém pedir as benção de Deus para a mesma. Porque junto com as campanham e com as benção de Deus, tudo vai bem. Pode haver em um município, o melhor prefeito do mundo, mas se não estiver a benção de Deus, não poderá governar bem.

    Eu estou deixando o endereço de um blog, para todos participarem. www.debatesibm.zip.net

    Obrigado,Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  6. eu, como funcionária do quadro da saúde digo á vc critico q virão outras passeatas e qtas forem necessárias para que a população possa acreditar que prevenir é melhor que remediar.

    ResponderExcluir
  7. É muito fácil enganar as pessoas humildes com duas ou três faixas pintadas tentando mobilizar a população sobre um assunto que de fato é importante,que nem mesmo o secretário tem conhecimento com saúde..para tal,a situação que se encontra o município...com falta de tantos medicamentos,aparelhos p/aferir pressão, compressores e até mesmo material de escritório e EPI obrigatório...deveria se preocupar com coisas mais importantes ao invés de ficar mobilizando pessoas para tal evento...O mesmo alega que a secretaria de saúde não tem verba para tal situação,mas para patrocinar festival de cerveja em um balneário da cidade os cofres estão transbordando...Tenho uma sugestão!!O SR. SECRETÁRIO ESTÁ NA SECRETARIA ERRADA..TROQUE A SAÚDE PELA FINANÇA...LÁ PRA QUEM GOSTA DE DINHEIRO SEMPRE SE DÁ BEM....

    ResponderExcluir
  8. sempre colocamos cupa no sr. hermerson porque o cargo de secretario foi vc que apontou o nome do secretario que esta execendo o cargo de secretario pro seu papaizinho...

    ResponderExcluir
  9. Olá. Bem mais uma vez venho neste blog, que tem se mostrado democrático, para fazer algumas colocações no tocante a minha pessoa.
    1º - Como se fosse pouco um tal de o crítico, agora esse o informante... Jesus tem misericordia de mim.
    2º- O seu informante o Prefeito optou por um gorverno de coalisão entre os partidos que o faziam parte da coligação que deu a vitoria a ele.
    3º - Se você tem alguma coisa contra o secretário reclame para direção do PC do B.
    4º - Eu apoie sim o nome dele para saúde, dentro das opções que foram colocadas. E não é da sua conta.
    5º - Um dos motivos de minha saida da SEMSA em 2007 foi divergência de opiniões com o meu pai, por tanto nao significa dizer que concordo com tudo que ta ai na administração municipal.

    ResponderExcluir
  10. Informante, concordo com vc, tirando que vc não mencionou alguns pontos importante nesse conto de fadas que vive o Secretário. Acorde meu amigo, Euzir, e pare de controlar a penas as luzes e os ar condicionados, isso é um dedinho do controle dos gastos; Desde quando vc entrou vejo sua preocupação técnica como vc diz: Sou preparado, estudei, sai la do meio do mato "Que na minha opinião era de onde vc não deveria ter saído" mais deixa pra lá, ja que saiu! é, digo: grandes coisas! Aprenda a atrabalhar, entender que saúde alheias não se brinca, deixe de besteiras e começe a agir de verdade naquilo que venha a beneficiar a comunidade e não seu bolço. Há prosito ia esqueçendo; Quantas diárias vc pegou de janeiro até aqui? Vc daria um ótimo acessor do presidente lula. Olha o euzir aiiiiii olha o euzir aliiiiiiiii. ver se põe os pés no chão e deixa de andar voando.
    So mais uma perguntinha: Quem são mesmo os motorista vc, abrante ou benedito? Vc pegou diárea pra ir buscar o carro!.
    Vai ter ainda, dos demais secretários! Me aguardem.....por enquanto é so esse imconpetente, de todos que ja passaram por esta Secretária.

    ResponderExcluir
  11. Ah nao!!! oh seu informante, o que eh que tem a ver o balneario e o festival de cerveja com o seu egoismo???
    Ja acabaram com o festival de praia e agora tao na mira do balneario e um dos unicos festival de cultura que existe na cidade...
    E eh isso Doutor Hemerson, Eh melhor prevenir do que gastar milhoes com curas!!!
    E meu Deus do ceu me diga, o que ha de errado em uma passeata contra uma enfermidade???
    Tem mais eh que fazer passeatas mesmo e advertir a galera para se prevenir e mostrar como se prevenir contra os riscos de contrair tal enfermidades...
    E depois que tal uma passeata para curar esses deprimentes que odeam diversao???(Hahahahaha)!!!
    Viva a Saude e a cultura do nosso municipio!!!
    Unidos chegaremos la....
    Gaguejei mas disse, disse nao??? e ainda to bebado!!!

    ResponderExcluir
  12. Coloca ai benene...Eu fiz maior esforco aqui...

    ResponderExcluir
  13. Esse é o jeová!!!!!!
    Vai nessa tua força meu amigo...

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. oi Jeová tdo bom com vc,espero que ta com quanto tempo que vc não anda aqui em Manuel urbano porque tenho quase certeza que vc ta fora da realidade da nossa cidade em tão meu camarada se preocupe mais com a sua Irlanda

    ResponderExcluir
  16. Vamos fazer o seguinte informante vc se preocupa com o sozinho michuruca da sua igrejinha k eh algo bem pequeno e facio de lidar e tenta fazer ao maximo pra ampliar ele...
    K Eu me preocupo com a sonorizacao ou uma banda muito louca pro municipio de M.U...
    E no juizo final, quando Deus vier das alturas perguntando cada um pelo seus frutos e tanlentos , Eu apresento o meu e vc apresenta o Seu...
    Neh uma boa ideia???
    Pq o meu proposito na "realidade" (nao a realidade k o municipio vive hoje) nao eh querer saber quem fez, quem desfez, quem roubou ou quem nao robou...Eu quero o povo junto unido gritando por algo de novo, algo que ninguem viu ainda, quero o povo cantando e se alegrando de coaracao corpo e alma...coisa k nao acontece so nas igrejas nao, acontece nas ruas nos bares nas praias ou onde quer k seja, Deus nao tem limites nem fronteiras..
    Eu sou Deus, rapa!!!E Deus eh som, Deus eh luz, Deus eh musica... Aprenda comigo k sou manso e humilde de coracao e so quero musica e diversao...
    Entao, nao destrua o(s) balbneario(s) da cidade nem os festivais, pois onde estiver dois ou tres reunido em meu nome ali estarei...
    E o meu nome eh som, o meu nome Eh luz, o meu nome eh musica!!!
    E corre la informante apressa-te, levanta-te...para de ficar ai criticando o teu irmao k com muita luta fez passeatas e movimentacoes maravilhosas...
    pq eh isso k Deus quer, ouvir o som do povo gritando e pedindo algo novo( ou seja pedindo cura, pedindo prevensao, pedindo alegria)...!!!
    e nao se preocupe com a irlanda nao,
    pq por mais k Eu venha a sair daqui, pra ajudar M.U, ja tenho deixado preparado dois varoes e uma varoa pra cuidar dos irlandeses...
    E mais, nao sou seu camarada nao rapa!!! tah tirando onda eh???
    Meus camaradas constroem e nao destroem!!!
    E me aguarde aeh galera...!!!

    ResponderExcluir
  17. Oi O INFORMANTE que não informa nada, e dar uma de FREUD.
    Fico feliz por seu comentário, isso muito me orgulha, mas, não vejo a SEMSA como minha Secretaria, sou mais um funcionário lá, lembramos que ja passaram vários outros que colaboraram tão quanto eu, sei que fiz um pouquinho... Mas pessos como Maria das Graças (a gracinha) que teve que abrir o trabalho, areski, Dra. Raquel, Pr. Jansen também contribuiram muito.
    E na me escondo atras do espelho, fico de frente com ele, pois gosto do que vejo. Agora você precisa de um pelo visto, mostra a cara rapaz, ou diria, moça.
    Ou tem medo? se é profissional deve confiar no seu diploma. nao é INFORMANTE que nao informa nada, e quando quer informa ta voando....

    ResponderExcluir
  18. "O peixe morre pela boca" - devemos ter cuidado com o que dizemos! "Quem mal anda, mal acaba" - advertência à desordem e aos maus hábitos, essa ai te encaixa com serteza, não Jeova.
    O meu amigo informante, Jeovazinho te arrazou, mais fica esta pra vc: "Quem muito abarca, pouco aperta" - é melhor fazer uma coisa por vez e bem feita, que muitas coisas ao mesmo tempo e mal feitas.

    ResponderExcluir
  19. Hermerson Almeida, o que postar a respeito de vc meu amigo? Me ajude, por favor! lembre-se de algo que possa postar, que não venha ferir sua integridade moral, sua personalidade, que nos sirva de crítiva construtiva, afetividade ou amor ao proximo. Fica a seu critério!.
    O pior castigo de um mentiroso não é do que não se lhe criam os demais, senão que ele mesmo será incapaz de crer ou confiar em outros.
    Obs: Medite! Prevenção é ótimo, quando se é abém, aprol da sociedade e não pra conquista de mérito ou até mesmo para se aparecer com uma faixa, olha a cara do Euzir! linha de frente, talvez esteja pensando: Hoje estou no purus on_line! kkkkkkhushushus

    ResponderExcluir
  20. Olha tudo bem... Crítico já diz tudo, mais dai pegar no pé do competente cara que fez a Saúde funcionar, tenha a santa paciência.... Critiquem quem deixou piorar!!!! Reflitam
    Hermerson Almeida foi o cara da Saúde, se era pra aparecer.. conseguiu!! só vc que não viu "crítico"

    ResponderExcluir
  21. E tbm se na sua cabeca, advertencia a desordem e aos maus habitos significa abuso de autoridae e poder seguido de tortura, quero te parabenizar pela bela apologia...
    E te dizer tbm que M.U nao te merece!!!

    ResponderExcluir
  22. Gente no debate aqui não esta contribuindo muito para a saúde, ou a gestão, também concordo com você por do sol, o informante tb deu sua contribuição, obrigado defensor e o critico, ta de parabéns por abrir tudo. Mas precisamos fazer mais, queria tb aqui parabenizar o mantenedor do blog, pois foi apartir de uma matéria que mobilizou alunos, comunidade e escola que adquiriram um bebedor.
    Precisamos sim participar de tudo que venha defender a saúde local, denunciar as práticas erradas, e agir mais, sairmos do discurso, o que fiz pela saúde já passou, precisamos nos despertar para o agora, sei que muitos são serviço prestado, e tem medo de se manisfestar, compreendo que falamos de democracia, mas, na verdade é disfarçada.
    Precisamos defender sindicato dos servidores públicos, discutir PCCR, leis que venham proteger o servidor e tb exigir suas responsabilidades, amigos somos murbanenses e amamos esta terra, nao adianta ficarmos falando dos vereadores, precisamos sim frequentar as reuniões na camara, organizar a sociedade nas formas de associações, sindicatos e reivindicar leis, posições do poder público, o judiciário ta chegando com muinta propriedade no municipio e isso sim é progresso, temos vários profissionais que chegaram e ficaram, como Jailton e sua esposa Audreyane, joão, renata, Adriana, juliana, marines, jociclei, neiva, e outros, estou citando apenas a área da saúde fora outras áreas. Convoco a todos a defendermos Manoel Urbano, e em especial a Saúde.
    Participem das Reunioes do CMS.
    O calendario ta no site www.pmmanoelurbano.com.br - atos oficiais - CMS.
    abraços

    ResponderExcluir
  23. De todos esse Cometario não deu ainda para saber o que voce quere afinal pois fico a cricar o Euzim, temos o direito de expresão mais temos que criticar é o responasvel por tudo isso o senhor Manoel Viajando Almeida, que é o maior responsavel pela saude, educação,obras e assistencia Social agricultural e mais a finança. e a camara de veradores que não tomar um atitude vamos criticar esse cara reflitam agora para na hora de vota não fazer outra besteira desta.

    ResponderExcluir
  24. Hermeson Aquela foto com temporão esta igual o barco João Sombreira Mal feito

    ResponderExcluir
  25. Amigo Jeova, quem vai por cabeça dos outros é piolho... ta se valendo de coisa que ouviu falar ou supõe, nem mora aqui pra ver, pois seriedade, não passar a mão na cabeça dos outros e não deixar gastar o dinheiro da saúde não significa incompetência!!! se informa mais e reflita ai tocando uma guitarra tal de boa.....

    ResponderExcluir
  26. Você realmente não entendeu, e esta mal orientado.
    1º - Não critico o Euzir, converse com ele e pergunte qual foi minha posição quanto a escolha do nome para secretário.
    2º - Não construir o barco joão sobrera, quando assumi em 2005 a licitação já estava em adamento e sua construção, o material de dentro ja tava até entregue, apenas o recebi e tentei utiliza-lo o quanto deu.
    3º - Quanto a foto com o Ministro da Saúde José Gomes Temporão, foi na inauguração do unacom no Acre, quando Manoel Urbano foi premiada pelo trabalho na rede de proteção/prevençao ao cancer de colo de utero no Acre, nosso trabalho foi pioneiro e reconhecido..
    Você é filho da terra, até admirei sua coragem pela candidatura junto com o helio.
    Mas, construa e se de por Manoel Urbano um pouco mais, quando fizer alguma coisa pelo povo e pela terra, ai venha analisar e opinar sobre minhas ações na saúde, você sabe até você na epoca em que estava chegando trabalhou detetizando os prédios da semsa, e diga-se de passagem um excelente trabalho pois nao encontravamos barata e ratos.
    Amigo pondere, não ataco Euzir, muinto pelo contrário defendo o SUS local, quero o melhor para Manoel Urbano, assim como você vire sua metralhadora para outro e não só para a familia Almeida.

    ResponderExcluir
  27. Jefferson, isso mostra o quanto o cara é letrado! por isso pensa bém na resposta: A meditação das injúrias recebidas mais ainda inflama a ira.
    OBS: Não estou dizendo que vc foi injuriado no comentário do Drº. Hermerson, metite.

    ResponderExcluir
  28. Hermerson! Seus comentários fazem-me delirar! kkkk hushushus... Começo agora a compreender o sentido, estou chegando meu futuro amigo, para defesa e ataque.

    Ver se não posta nada que venha amim contradizer, observe bém a cada palavra que irá postar, para não mim decepcionar.

    Desses comentários que não puseram soluções, objetivos alguns nas palavras, fico com os seus!..... Trabalho sempre com meditação!....Então medite.

    ResponderExcluir
  29. a população murbanense decreta estado de calamidade publica para a saúde de M. Urbano,seu secretario da licença em,ha mais como eu não poderia esquecer ,ola defensor que não defende nada se vc ta tão preocupado em ,defender, a saúde assuma a secretaria e não se meta a onde vc na tem conhecimento...

    ResponderExcluir
  30. Meu caro amigo Hermerson te conheco de muito tempo ontem, e hoje sempre eram amigos quando falei da foto não foi para tira seu valor, falei da estética " estudo da condições e dos efeitos de criaçõa artistica" da foto que estava mal feita, e em relação ao barco falar para as pessoa que o ovo não teu pois todos falam foi o hermesom que fez, o que sei é o que eu procuro saber no portal da transparência e é emenda do deputado Nilson Mourão que foi liberada para contruir esse barco a e em relação as barata na funasa, nos barcos e nos posto morreram muita, e muito obrigado pelo serviço pois depois daqueles serviço tenho muito clientes inclusivel Voce

    ResponderExcluir
  31. olha mais um defensor da saúde...o defensor vc para ser o salvador da pátria, tem que ter conhecimento com o portugues tem que saber o que é saúde pq parece que vc não tem conhecimento com nada disso...kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  32. Morri sem sentido algum nessa jogada, mas do k me importa?? melhor jogar com o k se tem do nunca jogar sem nada!!!
    E no final da batalha so os melhores compareceram para herdar suas medalhas de honra!!!

    ResponderExcluir