quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Fenômeno natural: praga de besouros encomodam murbanenses


Ele mede aproximadamente dois centímetros de tamanho, com aparelho bucal semelhante a um alicate, com grande força na mandíbula - ao menos é o que dizem aqueles que foram picados ou mordidos - e incrivelmente apaixonado por luz. Esse é o bichinho que tira em algumas noites o sossego do murbanense. É uma praga na cidade! Onde tem luz tem uma centena, milhares lá. Por isso, lampadas ligadas é o convite para o bicho.
Por incrível que pareça esse tipo de besouro, não é novidade na cidade. Ele aparece sempre no verão e alguns moradores, antigos seringueiros, arriscam dizer que eles aparecem quando a taboca(espécie de bambu), morre.

Hoje a noite(8), a cidade estava infestada do besouro e nas escolas ficam praticamente impossível ministrar aulas pela nuvem que os mesmos formam. Na foto acima, pode-se ter uma ideia de como ficam as salas de aulas. Isso não acontece todo dia, mas parece que seu aparecimento está muito relacionado a épocas do verão e às chuvas.
Os biólogos podem aproveitar para fazer um estudo e escrever uma tese. Se não for explicado pela ciência, Deus nos livre!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário