sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Manoel Urbano volta a ter uma biblioteca pública

Com a presença de representantes dos governos Federal, Estadual e municipal e público local, foi inaugurada hoje(23), a nova biblioteca pública de Manoel Urbano.
Há aproximadamente 3 anos o município desativou a pequena biblioteca publica municipal, localizada no mesmo local onde hoje passa a funcionar a nova, e devia à comunidade murbanense um novo espaço de leitura. A nova biblioteca pública inaugurada hoje, vem de encontro com as expectativas dos murbanenses. A nova biblioteca traz anexo o Telecentro, do Programa de Inclusão Digital, uma aquisição resultante das parcerias do Ministério das Comunicações, Secretaria de Estado de Gestão e município.
A Biblioteca Pública, também foi resultante de parcerias dos governos. O Ministério da Cultura doou 2 mil livros, incluindo o espaço infantil de leitura. Desde terça-feira, uma equipe da Fundação Elias Mansour, cataloga e organiza os livros da biblioteca. Além destes, o município ganhou hoje 4 Arcas das Letras(foto 1), que foram distribuídas em áreas rurais do município(Serinal Itaúba, São Salvador - Baixo Purus, Ramal Alegria e Paissandú - Alto Purus), ambas adquiridas com parcerias do Ministério do Desenvolvimento Agrário -MDA, Governo do Estado e Prefeitura. A Arca das Letras é um programa de bibliotecas rurais e de formação de agentes de leitura coordenado pela Secretaria de Reordenamento Agrário, do MDA e foi representada pela Sra. Fátima Duk, Delegada da citada Secretaria e por sua equipe.
Uma tripla inauguração teve-se hoje, considerando que foram inauguradas, a Biblioteca Pública Municipal, o Telecentro e as Arcas das Letras, na zona rural. "Fomos levar a coisa mais importante que é a sabedoria, o que a traça não corrói. No final do Ramal Alegria tinha um ponto de leitura, isso é muito bom!," disse Assis Pereira, representante da FEM que passou o dia fazendo as entregas das Arcas das Letras, juntamente com Fátima Duk e Secretário Municipal de Educação Jazanias Lopes.
"Temos dois espaços interligados, a Biblioteca e o Telecentro. O cidadão vai poder acessar o mundo a custo zero, num espaço moderno e prazeroso", disse Jazanias Lopes Mendes, Secretário Municipal de Educação. "Há muito, não tínhamos um espaço de leitura e pesquisa e agora estamos dando isso à Manoel Urbano", completou Mendes.
"Temos que ter todo cuidado com esse acervo", comentou a Professora Fátima Dantas, falando da importância dos livros. "Acho que vai melhorar muito", comentou Janvisla Almeida, estudante do Ensino Médio, na oportunidade da inauguração.
Segundo o Secretário de Educação Jazanias Lopes Mendes, o Telecentro, com computadores ligados a internet via satélite, e a biblioteca, funcionarão das 8 às 18 horas.
Depois da oportunidade da estrutura adquirida, é criar hábitos de leitura.


2 comentários:

  1. Parabéns Mendes pelo o esforço de fazer, e colocar esse espaço a comunidade de Manuel Urbano, nossa cidade que é tão carente de espaço publico agradável, você esta mostrando, que quando termos vontade de fazer as coisa e com carinho podemos fazer muitas coisa, e coisa boa e bonitas, para oferece ao publico Murbanese,
    Uma pena que muitos políticos ainda a proveito esse oportunidade para fazer promoção pessoal, aproveitado a entrega desse espaço publico e na presença de muitas pessoal para falar das suas ações como parlamentar, que esta trazendo Curso e que vai fazer isso e aquilo, na verdade nós sabemos que o vereador não tem poder para isso, e nem é essa sua função. “ que é legislar e fiscalizar” é lastimável pois isso é para ser mostrado na câmara de vereadores nas sessões, não no publico que vai prestigia um grande Obra. Olhos nele Ministério Publico

    ResponderExcluir
  2. fico feliz e orgulhoso de ter participado na implantação da biblioteca de Manuel Urbano. Um grande abraço e sucesso.


    Antonio Carlos Ballalai (tota)

    ResponderExcluir