quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Precariedade na Segurança Pública de Manoel Urbano é discutida por autoridades locais

Aconteceu ontem(7), no Fórum da Comarca da cidade, reunião de autoridades locais para discutir os principais problemas de segurança pública no municipio. Além da Juíza Zenice Mota Cardozo, estavam presentes o Prefeito Manoel Almeida, a Presidenta da Camara de vereadores Selma Mendes, mais cinco membros do Legislativo e os representantes das polícias militar, Sargento Nazareno (Comandante) e Gerson Cristóvão, da Policia Civil, e parte do efetivo das policias local.
O encontro de autoridades locais, segundo o Vereador Rubens Martins, foi provocado pela manifestação de violências na cidade que poderiam ser evitadas com um bom aparato policial e infra-estrutura para as policias.
A situação de trabalho das policias locais não é boa. Os veículos que tem a Policia Militar é esta Toyota(foto) que até mês passado funcionava no tranca. As duas motos (ver foto abaixo), a situação não é diferente. Combustível é outro problema encontrado pela polcia. Mês passado a mesma recebeu 20 litros de dieesel e este, 80.

Parte interna da viatura da Policia Militar no municipio de Manoel Urbano.
A falta de comunicação entre as polícias é um problema grave. Não existe um sistema de rádio que permita os policiais se comunicarem. No ultimo domingo, numa briga acontecida no bairro Cohab, que deixou um morto e dois feridos, caso que repercutiu no Estado, antes da briga populares tentaram ligar de telefone celular para a policia, mas os telefones não funcionavam (e continuam sem funcionar), um dos envolvidos na tragédia, antes dela, foi dar queixa para os dois policiais de plantão mas estes estavam na condução da procissão de São Francisco. O fato deixa claro a falta de efetivo e estrura da PM local.

A Polícia Militar possui 6 agentes hoje no municipio para se revezarem nos plantões da semana. A Policia Civil tem 11 agentes mas em alguns plantões fica com um policial e também não possuem rádio para se comunicarem em emergências.

Da reunião foram tirados os encaminhamentos de longo prazo que consiste em resolver questões de estrutura e efetivo. Este passo, será para as proximas viagens em Rio Branco, onde Prefeito e vereadores terão agenda com Governador e Secretário de Segurança Publica.
A curto prazo ficou acordado que Prefeitura e Tribunal de Justiça irão ajudar na reforma do quartel da PM local, a Prefeitura disponibilizará um veículo abastecido para a PM nos finais de semana, rever os alvarás de funcionamento de estabelecimentos que vendem bebidas e se articular para a criação urgente do 190, assim relatou alguns vereadores e policiais.
É esperar que as coisas melhorem e que tenhamos mais paz em nossa cidade. A união está selada basta agora cuidar para que as combinações aconteçam conforme o planejado.
"Quando tudo falha(educação, saúde, economia, social...), estoura na polícia".






3 comentários:

  1. Esse situação da segurança pública,esta insuportável, nosso governo realmente esta deixado muito a deseja, não é candidato a releição, não esta nen ai, fez um festa para anúcia investimento, em varios setores mais pergunta o Mendes,o Euzir, o Chiquinho Brasil,se sai um centavo só a festa e as machete nos jonais Governo libera 2.500.000. (dois milhoes e meio para Manuel Urbano do Programa pro municipio,) o dinheiro não sai mais a machete já, quem sai como incompetente, o governo ou o prefeito, por isso prefeito corre atráz pois o governo esta em alta, e voce meu caro não esta baixo não esta é rasteiro,no patio do CEFAP tem mais de 100, viatura lá esperando só que esta precisando.

    ResponderExcluir
  2. O policiamento em Manuel Urbano é realmente uma faça homens dentro de uma farda querendo se aparecer, comenta que um dos integrantes da tragédia ainda tentou a comunicar a policia, mas não se encontrava nem um de plantão. Isso também é uma tragédia, que competência de vocês policiais. Agora vossas senhorias autoridades, prefeito e vereadores do nosso município cadê vocês? Que providencias vão ser tomadas para esta grande responsabilidade da policia com a população, ou não estão aqui para proteger, estão para servir de enfeito, se não querem trabalhar tem que ser mandado pra dentro da mata onde não tem serviço que é de vossas funções, se em um município não tem competência para fazer seus trabalhos vão fazer a onde, traga policiais que querem trabalhar e tenha honra do trabalho que faz. Se não trabalham não adianta ter viaturas novas ou motos novas. (Vocês têm mesmo é que receber uma punição por esta competência, não ficar fazendo reuniõezinhas, os fatos já vem acontecendo há muito tempo e nenhuma providencia são tomadas nem por vocês, e nem por autoridades com vocês).

    ResponderExcluir
  3. Um pequeno recado para policiai, primeiramente vocês tem que se atualizar no mundo que estamos hoje, observem que o município esta crescendo, vão procurar trabalhos serio para poder agir do jeito que você agem. Pega um menor fora de hora trata como se fosse um verdadeiro bandido chama palavrão agride e joga dentro de uma sela podre junto com bandidos, isto é errado, agora isso pra que? Tudo a toa, ai o que acontece? Eles vão perdendo o medo da policia de ser preço é ai quando vai vira bandido mesmo, atuem em pequenas causas também, não estou dizendo pra deixar de lado, mais é pra saber lidar com elas. Parem de querer mostrar serviço com pequenas besteiras. Vocês têm sorte ainda que alguns dos nossos jovens e adolescente ainda temem a policia só em olhar para eles, aproveite este tempo aprendam a trabalhar o que custa manda uma pessoa desta ir embora dizer que vai voltar e se ver algum vai leva preso, será que não seria melhor do que chegar agredindo e levar pra cadeia para passar uma noite junto com verdadeiros bandidos. Esta é em minha opinião.

    ResponderExcluir