sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Hoje, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra

Momento para refletir sobre a situação do negro no Brasil.

Do oriobranco.net


Dia 20 de novembro é conhecido como o Dia da Consciência Negra. A data coincide com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. As comemorações são dedicadas à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
Em mais 700 municípios em todo o Brasil é comemorado nesta sexta-feira (20), o Dia da Consciência Negra. Em grande parte deles, será feriado ou ponto facultativo na data. A decretação de feriado no dia 20 de novembro, segundo decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), deve ser feita a critério de cada município.

Por aqui, nenhuma notícia de comemoração do dia. As escolas e órgãos públicos municipais, funcionam normalmente.

Mais sobre o dia da consciência negra aqui.

Um comentário:

  1. Uma Historia Sobre o Racismo (Fato Veridico) A situacao que se segue aconteceu num voo da British Airways entre Johannesburgo (Africa do Sul) e Londres.

    Uma mulher (branca), de aproximadamente 50 anos, chegou ao seu lugar em classe economica e viu que estava ao lado de um passageiro negro.
    Visivelmente perturbada, chamou a comissaria de bordo.
    "Algum problema, minha senhora?" - perguntou a comissaria.
    "Nao?" - respondeu a senhora - "voces colocaram-me ao lado de um negro. Nao posso ficar aqui. Tem de me arranjar outro lugar."
    "Por favor, acalme-se!" - disse a hospedeira - "Infelizmente, todos os lugares estao ocupados. Porem, vou ver se ainda temos algum disponivel".
    A comissaria afasta-se e volta alguns minutos depois.
    "Senhora, como eu disse, nao ha nenhum outro lugar livre em classe economica. Falei com o comandante e ele confirmou que nao temos mais nenhum lugar nem mesmo em classe economica. Temos apenas um lugar em primeira classe".
    E antes que a mulher fizesse algum comentario, a comissaria continua:
    "Veja, e incomum que a nossa companhia permita que um passageiro da classe economica se sente na primeira classe. Porem, tendo em vista as circunstancias, o comandante pensa que seria escandaloso obrigar um passageiro a viajar ao lado de uma pessoa desagradavel".
    E, dirigindo-se ao senhor negro, a comissaria prosseguiu:
    "Portanto, senhor, caso queira, por favor pegue na sua bagagem de mao, pois reservamos para si um lugar em primeira classe..."
    TODOS os passageiros que, estupefactos assistiam a cena, comecaram a aplaudir, alguns de pé.

    *"O que me preocupa nao é o grito dos maus. Mas sim o silencio dos bons." Martin Luther King.

    ResponderExcluir