sábado, 14 de novembro de 2009

Vereadores prorrogam CPI criada há quatro meses, por mais quatro

Nesta sexta(13) os vereadores murbanenses aprovaram a Lei de Diretrizes Orçamentária do municipio, que embasa a LOA, Lei Orçamentária Anual de 2009. Entre projetos apresentados, requerimentos e discursos, um dos destaques da Sessão Legislativa, foi o requerimento de prorrogação do prazo para encerramento da CPI criada há exatamente quatro meses atrás, para mais quatro meses.
Para quem não lembra do episódio, essa CPI foi produzida a partir da entrega de documentos, que supostamente comprometem a administração do Prefeito Manoel da Silva Almeida. Estes, foram entregues por seu filho Jansen Negreiro de Almeida, após demitir-se do cargo de Secretário Municipal de Finanças "por não concordar com coisas erradas".
Além do que Jansen falou na tribuna da Câmara ao entregar os documentos, nada foi revelado até hoje, e o teor dos documentos continuam no mais sigiloso segredo, inclusive já foi acordado que o vereador, membro da CPI ou não, que comentar o conteúdo ou vasar informações, pode perder o mandato por quebra de decoro, assim relatou um dos vereadores.
A CPI, teve poucos trabalhos e só nas ultimas semanas, os mesmos foram intensificados por dois membros, os vereadores Charles Brandão - PT e Raimundo Toscano - PP, que montaram um QG da CPI numa sala na Prefeitura e passaram a vistoriar pastas com empenhos e documentos diversos, falam.
Para populares, a CPI teve e está em baixa, por dois motivos principais: O primeiro é que os dois vereadores considerados da oposição, Rubens Martins - PT e Cledson - PSOL, membros da CPI saíram da mesma. Não formalizaram o pedido de deserção da Comissão que teria o fim de analisar irregularidades na administração do Prefeito Manoel Almeida, mas especula-se que os mesmos saíram por considerar que a mesma não funcionava. O segundo motivo é que os vereadores que ficaram são considerados da base do Prefeito, que representa para grande parte da população crise de credibilidade.
Para o vereador Francisco Charles Brandão, relator da CPI, "a cpi está andando e estão analisando com muita prudência cada documento e que darão respostas ao povo acerca da comissão parlamentar de inquérito, criada para investigar indícios de corrupção em processos licitatórios e outros da municipalidade". Charles justifica a prorrogação de mais quatro meses de tempo para a CPI, "devido ao grande volume de documentos" o que impossibilitou o término da mesma no prazo proposto pela primeira resolução que criou a comissão. Afirma ainda o vereador que até o final de dezembro a Comissão estará ouvindo autoridades que consideram envolvidas em algum esquema de corrupção no executivo. Para Charles, tanto Rubens quanto Cledson ainda fazem parte da comissão. Semana passada o vereador Cledson afirmou que ainda não tinha formalizado o documento de desistência da comissão, mas hoje(15), Rubens Martins, disse que já assinaram esse documento, em virtude de um pedido do Ministério Público ao Presidente da Comissão, de informações a respeito do andamento dos trabalhos da CPI. As desistências tinham que ser documentadas com justificativas para encaminhar ao Promotor Flávio Bussab Della Líbera e isso foi feito, garante Rubens Martins.
Em quatro meses, ainda não foi apresentado nenhum relatório de trabalho da CPI.
A coisa anda meio complicada no legislativo de Manoel Urbano. As sessões acontecem uma vez a cada semana, toda sexta-feira, mas este ano, por 9 sextas-feiras não ocorreram sessões, 3 por feriados, afirma um vereador. Numa sentença matemática simples é possível dizer que temos dois meses e uma semana sem reuniões para trabalhos no Legislativo murbanense. O Regimento Interno da casa, já anuncia para 28 de novembro recesso legislativo que durará até o 28 de fevereiro. Os vereadores possuem legalmente Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Julho de recesso, mas se considerarmos as faltas nas Sessões, este ano, temos mais dois meses. Faça a soma leitor!
Na sessão de sexta-feira, em discurso curto e direto o Vereador Valdison Bezerra Maciano (foto acima), após reclamar do abandono administrativo que está Manoel Urbano, afinou o discurso oposicionista, "já demos tempo demais, e nada foi feito! Um ano é muito tempo pra não fazer nada! Por mim, cassava logo!", vociferou o vereador do DEMOCRATAS, relatando a falta de água, de rede elétrica e pavimentação nas ruas do Bairro da Pista.
Pelo que se ver nos discursos dos vereadores a coisa anda difícil nos meandros do poder murbanense. Veja algumas opiniões de vereadores na sessão de sexta.
"As ruas só tem um buraco, do início ao fim... é pior que andar em cima de cachos de coco". (Toscano - PP). Clamou pelo Secretário de Obras Chiquinho do Brasil...
"As pessoas de fora, dão mais atenção à cidade do que o Prefeito. Assuma o compromisso que fez diante da juíza e dos vereadores Prefeito!" (Selma - PT). Sobre a reforma do quartel da PM, onde será instalado o 190, prometida a mais de um mês pelo Prefeito Manoel Almeida.
"Quem paga o preço das irresponsabilidades da administração, somos nós(vereadores)"(Rubens Martins - PT). Rubens Martins, ainda reconheceu na tribuna da Câmara o prestígio do Purus Online por está ajudando Manoel Urbano com matérias propositivas.


Um comentário:

  1. Parabéns mais um vez pela matéria, mais um absurdo estender esse CPI o intuito é fazer com que o povo esqueça,e quanto mais tempo leva, mais vai ficar fácio de enrolar o povo, se seus membro tivesse fazendo seu trabalho já estaria finalizado esse trabalho, mais foi preciso o Promotor intervir para que essa comissão, tomasse o rumo da prefeitura, para averiguar alguns documentos, mais acontece que não verdade eles não tem interesse em mostra para o povo as bandalheira dessa administração um prova é esse sigilo quere esconder quem.
    Eu era um cidadão que estava, todas as sextas feira na câmara, mais quando comecei a perceber o rumos as manobras desse Vereadores que ainda abra a boca para dizer que são representante do povo. Parei de anda naquela casa, como protesto e com vergonha dessa turma,
    Mais tem fé em deus que ele ver tudo e saber de tudo, e na próxima em 2012 o povo vai dar uma reposta à altura.
    E como o vereador Valdson disse o tempo foi dado e agora é hora dos vereador mostra para que foram eleito, e ainda salva esse legislatura, pois para que dizia que a passada era ruim, esse é horrível

    Pensem em que acreditou em você e tome vergonha na cara??????

    ResponderExcluir