quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Prefeitura abrirá concurso para vagas de Agente Comunitário de Saúde

Até o dia 15 de novembro deste ano uma equipe formada por seis funcionários da Prefeitura deverá apresentar ao Prefeito Manoel Almeida a lista com os aprovados e classificados num concurso para provimento de ACS - Agente Comunitário de Saúde, assim diz a Portaria 391 de 21 de Setembro de 2009.
A equipe do cuncurso, formada por profissionais locais, terá um mês e 15 para efetivar e executar todos os trâmites do concurso, isso quer dizer que o tempo é curto e quem irá pleitear uma vaga deve começar a estudar.
O edital, com as orientações gerais do concurso será publicado pela equipe que ficará a cargo de elaborá-lo e divulgá-lo em datas que a própria equipe decidirá.

Observação: para visualizar a portaria clique na imagem acima.

Pagamento de servidores saiu hoje

A Prefeitura começou hoje(30), ultimo dia do mês, a liberar o pagamento dos seus servidores.

Creche continua sem funcionar

Daqui há aproximadamente dois meses fará um ano que o Governo do Estado entregou o prédio onde supostamente é para funcionar uma creche, mas até o momento o mesmo ilustra o descaso.
Além de mais de 100 mil gastos na prédio, ultimamente a Prefeitura fez mais gastos na construção de cisterna, muro e entrada com cobertura(ver foto). Os recursos gastos nessa última, não foram revelados, pois aqui, não se sabe quanto se gasta em obras, pois não se colocam nenhuma "plaquinha" informando o valores das obras.
Conversa vai, conversa vem e a creche não funciona! Mas para quem mora aqui, Charlene, sabe que isso não é de se espantar, afinal de contas, estamos em Manoel Urbano, um lugar onde tudo parece ser lícito, ao menos para quem está no poder!


terça-feira, 29 de setembro de 2009

Drogarias murbanenses correm risco de serem fechadas se não se regularizarem

Técnicos da Vigilância Sanitária do Estado do Acre, da Área de Medicamentos, chegaram ontem (29) a Manoel Urbano para inspeção. Segundo o Coordenador da equipe e chefe do Setor de Medicamentos da Secretaria de Estado de Saúde do Acre, Jucelino Alves, o trabalho que ora fazem é de rotina.
Além da inspeção, a equipe manterá conversa com agentes de vigilância sanitária local, com o Secretário Municipal de Saúde Francisco Euzi e farão visitas às farmácias locais. Um dos objetivos da equipe é observar a Portaria 344/98 -Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial, além de outros serviços que precisam de regularização sanitária.
Uma das exigências que será feita pela equipe de vigilância sanitária é a contratação de farmacêuticos para as drogarias da cidade, inclusive para a farmácia da Prefeitura. Ambas terão prazo de 15 dias para contratação desse profissional e poderão ser fechadas cao não se regularizarem. Os técnicos admitem “a flexibilidade, dentro do possível, para a regularização, considerando a realidade local, mas as soluções terão que ser encontradas e prazos terão que ser cumpridos para o bem das pessoas.”
O desafio está lançado para os empresários donos de drogarias e para a Prefeitura em contratarem farmaceutico para prestar serviço em Manoel Urbano.
Compõem a equipe de Vigilancia Sanitária, o Farmacêutico Tiaraju Paulo Mattos, a Engenheira Sanitarista Natilde Garcia Queiroz, a Fiscal de Vigilância Sanitária Albaniza Oliveira e o Chefe do Setor de Medicamentos Jucelino Alves. A equipe fica até hoje(30) na cidade e retorna possivelmente a tarde à capital Rio Branco.

Como antigamente...

Como nos tempos de Vila: compra-se a casa, não o terreno! O prédio deve ser removido inteiro para outro local. Esse tipo de negócio era comum há alguns anos atrás em Manoel Urbano e quando pensávamos que já tinha se extinguido... Olha aí de novo nessa semana!
Para manter a tradição.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Manoel Urbano receberá energia de hidrelétrica

Até o dia 25 de outubro estará pronta a subestação de energia no município. É o que garante um dos trabalhadores no canteiro de obras da subestação em Manoel Urbano que receberá o linhão vindo de hidrelétricas de fora do Estado.
Daqui o linhão segue rumo ao Juruá e alimentará de energia suas cidades.
A primeira fase da construção da subestação está quase concluída e a segunda, consiste na instalação dos equipamentos, que já está na cidade.
Com o início do funcionamento da subestação que receberá energia de hidrelética de fora do Estado, serão desativados os geradores de energia da Guascor do Brasil, assim como foi a desativação dos antigos geradores da Eletroacre (Foto acima: antigo prédio da Eletroacre, onde ficavam os geradores de energia que alimentavam a cidade).
Antes de pensar em demolição, o Governo do Estado poderia planejar um memorial da cidade nesse antigo prédio da Eletroacre. Fica a sugestão!

domingo, 27 de setembro de 2009

Alô Anatel!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nossos telefones continuam em pane!
Não se liga nem se recebe, a não ser por sorte, uma ligação!

sábado, 26 de setembro de 2009

Telefones em pane na cidade

O sistema de telefonia móvel da Vivo no município está em pane. Quando o tempo se forma para chuva, os telefones da tecnologia GSM, entram em colapso e saem de linha, ficam sem sinal.
Hoje quem quis fazer uma ligação de celular teve que tentar duas, três ou até dez vezes para conseguir. Na maioria das ligações se ouve a própria voz quando se tenta ligar para alguém.
Esse problema não é de hoje, mas vem se agravando a cada dia. Já está na hora de um reparo sério que resolva-se de fato a situação.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Mais um acidente na BR 364 com vítima fatal


Mais um acidente com vitima fatal na BR-364 sentido Sena a Manoel Urbano foi registrado na Delegacia Geral de Policia.
O fato aconteceu na noite de ontem quando o motorista Paulo Kleber de Souza dirigia um caminhão de placa BYG-3605 RO-Vilhena, com sentido ao vale do Juruá, quando na altura do Km 45 perdeu a direção do veiculo ocasionando o tombamento do mesmo.
Duas pessoas estavam na cabine e três na carroceria que fora jogados para fora do veiculo onde tiveram varias escoriações pelo o corpo. Devido ao impacto José Cleonilço da Silva 28 anos teve morte instantânea no local do acidente.
Os demais Caludiomar da Silva, Paulo Kleber, Antonio Gomes e Edmar Gomes foram salvos mas com vários ferimentos, onde foram atendidos pela Samu e encaminhados ao Pronto Socorro da Capital.
A Policia Rodoviária esteve no local onde fizeram a perícia para saber o motivo do acidente que fez uma vitima fatal.
Por Márcio Farias do http://www.folhadesena.com/

Nilson Areal e Juarez Leitão têm cassação confirmada pelo TRE

Prefeitos de Sena Madureira e Feijó devem deixar o mandato hoje

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral rejeitou, por unanimidade, na tarde de ontem os embargos de declaração interpostos pelos prefeitos de Sena Madureira, Nilson Areal, e de Feijó, Juarez Leitão, que foram cassados em agosto e setembro, respectivamente, por abuso de poder econômico e compra de votos nas eleições municipais de 2008.
A decisão deve ser publicada na edição de hoje do Diário Oficial da Justiça Eleitoral e, logo depois, o presidente da corte eleitoral, desembargador Arquilau de Castro Melo, cientifica os presidentes das Câmaras Municipais de Sena Madureira, Wanderley Zaire (PP), e de Feijó, Cláudio Braga (PT), da decisão.
Feita a comunicação, Zaire assume a prefeitura de Sena Madureira e Braga, a prefeitura de Feijó. Areal e Leitão podem recorrer da decisão no Tribunal Superior Eleitoral, mas, exceto que consigam até amanhã uma liminar na corte suprema de Justiça para que sejam mantidos no cargo, terão que recorrer fora do mandato.O prefeito de Feijó, Juarez Leitão (PT), e seu vice-prefeito, Marco Antônio Lima (PSB) foram, cassados na semana passada. Eles são acusados de distribuir sacolões e tijolos em troca do voto dos eleitores. A ação contra Leitão foi movida pelo candidato derrotado nas eleições municipais de outubro de 2008, Raimundo Pinheiro (PSDB), o Dindim.
A cassação se deu com base no voto do relator e determina o afastamento imediato de Leitão e seu vice do mandato, assim como pagamento de multa no valor de 30 mil UFIRs e convocação de novas eleições em 60 dias, já que os dois foram eleitos com mais de 50% dos votos. Diz também que eles não podem disputar a nova eleição.
Nilson Areal e seu vice, Jairo Cassiano, foram cassados no final de agosto. Eles são acusados de compra de votos através de doação de telhas de amianto para os eleitores. No processo que resultou em sua cassação, além de perder o diploma de prefeito e ter de entregar o cargo, também foi decidido por nova eleição para escolha do futuro prefeito de Sena Madureira em 60 dias, já que Areal, como Leitão, foi eleito com mais de 50% dos votos dos eleitores.

TRE define calendário eleitoral das novas eleições na próxima semana
Com a confirmação da cassação de Nilson Areal e Juarez, o Tribunal Regional Eleitoral começa a preparar, já na próxima semana, o processo eleitoral nos dois municípios para escolha dos novos prefeitos que devem ser eleitos em 60 dias.
O presidente da corte, desembargador Arquilau de Castro Melo informou, ao final da sessão de ontem, que o calendário eleitoral das eleições em Sena Madureira e Feijó será colocado em discussão para análise dos integrantes do Pleno do TRE já na sessão da próxima semana.
Tal calendário definirá, além dos prazos para registro de candidaturas e campanha eleitoral, a data da nova eleição, custos e convocação de mesários e toda a estrutura da justiça eleitoral para atuar no pleito. A expectativa é de que até o final de semana o calendário esteja concluído para que possa entrar em vigor.
Notícia de www.pagina20.com.br - Charlene Carvalho

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Alfa 100 realiza curso de formação para professores

Terminou ontem(24) o curso de formação inicial dos educadores do Programa de Alfabetização Alfa 100 no município. O curso teve duração de 4 dias e trabalhou, com a colaboração de Vanduir Araújo, da Equipe Pedagógica do Programa Alfa-100 da Secretaria de Estado de Educação, a preparação dos professores do programa que atuarão com a alfabetização de jovens e adultos.

"Esses 13 professores que atuarão na zona rural e urbana do município, ajudarão o programa a alargar os horizontes das pessoas que se alfabetizarão", disse a Coordenadora do programa no muncipio Irmã Maria Nieta.

Quase duzentos alunos estão inscritos no programa de alfabetização e terão o acompanhamento do coordenador de turma Joilde Lima, que monitorará cada turma nas zonas urbana e rural do município.

STR de Manoel Urbano reelege presidenta

Neste sábado(19), foi reconduzida ao cargo de Presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Manoel Urbano, Francisca Eudócia. Eudócia, segundo sócios, foi a única candidata ao cargo e foi aclamada como presidenta da organização dos trabalhadores por um mandato de quatro anos.
Eudócia substituiu no mandato passado Francisco Brandão, o Chico Branco, que saiu do cargo após vários problemas entre os sócios e direção. Francisca fazia parte da direção e assumiu o lugar de Chico Branco após deliberação em assembléia.
Agora, Francisca assume o cargo, eleita pela unamidade dos que estavam presentes. A comemoração foi feita no mesmo dia com um churrasco.

Presidente da Colônia de Pescadores Z-7, em Brasília

Viaja nesta sexta(25) rumo a Brasília o Presidente da Colônia de Pescadores de Manoel Urbano, o Manoel da Banha, como é conhecido Manoel Pereira de Freitas. Segundo Manoel, que participará da I Conferência Nacional de Pesca Artesanal, o encontro será uma troca de experiências entre pescadores do Brasil e um momento de reivindicar mais benefícios aos pescadores do municipio.

Veja mais sobre a conferência no site: http://www.oecumene.radiovaticana.org

Brasília, 22 set (RV) - Realiza-se em Brasília, de 28 a 30 deste mês, a I Conferência Nacional da Pesca Artesanal.O encontro é promovido pelo Movimento Nacional de Pescadores e Pescadoras Artesanais.
Estão sendo aguardados pescadores e representantes de colônias, associações e sindicatos, além de grupos e articulações de pescadores.
O objetivo do evento é fortalecer a organização e luta dos pescadores artesanais em prol de políticas públicas de desenvolvimento sustentável. Cada grupo irá expor os problemas enfrentados por suas comunidades e na organização dos pescadores.
A coordenadora do Conselho Pastoral de Pesca (CPP) do Norte 2, Sueli Miranda, ressaltou a importância de participar desse evento.
Visitando as comunidades de Bragança, nordeste paraense, ela constatou a situação delicada enfrentada pelas famílias que vivem da pesca artesanal."Um dos problemas enfrentados pelos pescadores nessa região é a falta de incentivo financeiro para quem vive apenas da pesca" – concluiu Miranda. (MJ)

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Murbanenses realizam passaeta pela prevenção do câncer do colo do útero

Aconteceu hoje a tarde(23), pela Rua Valério Caldas Magalhães, passeata pela prevenção do câncer do colo do útero. Funcionários da Prefeitura, professores e alunos das escolas do municipio se mobilizaram pela conscientização da necessidade de se fazer o preventivo, exame que diagnotica câncer no útero.

A passeata tinha como objetivo chamar a atenção das mulheres para a necessidade de prevenir o câncer do colo uterino fazendo o exame e sendo acampanhada. No municipio, um percentual muito pequeno de mulheres fazem esse acompanhamento e quase não procuram fazer o exame.


Um dos principais motivos pela pouca procura do exame preventivo, segundo algumas conversas que tive, sobre o assunto, pode estar no desconhecimento sobre as doenças e o câncer e na vergonha em procurar um profissional.
"Deus me livre de mostrar minhas partes íntimas pra alguém!", comentou uma jovem hoje ao se falar do exame preventivo. Essa atitude pode representar um consenso na maioria das mulheres murbanenses, um pensamento que precisa ser modificado para o bem de todas.
A passeata organizada pela Secretaria Municipal de Saúde foi singela, pelo número de pessoas, mas com um objetivo grandioso: conscientizar para salvar vidas.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Prefeito anuncia cortes nos salários de cargos comissionados para evitar demissões

No intuito de reduzir despesas da Prefeitura, o Prefeito Manoel Almeida anunciou a decisão de cortar gastos. Segundo o Prefeito "irá começar por cortes no setor pessoal, do quadro de cargos comissionados e chegará, alguns a ter redução de 50% em seus salários", afirma.

"Vou reduzir primeiro os salários dos comissionados; vou ter uma reunião com os secretários e discutir redução também para os mesmos", disse o Prefeito. "Se a folha(de pagamento) não ultrapassar os 54 % não vou demitir", afirmou Manoel, falando da possibilidade de demissão de funcionários.
Segundo Gilson Morais do Recursos Humanos da Prefeitura, a mesma tem aproximadamente 100 cargos comissionados, e no primeiro levantamento feito os cortes chegavam a 20 mil.

O Prefeito também diz que de agora em diante, os recursos provenientes dos pagamentos do ISSQN(Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) terão uma conta específica e que tentará não mexer nos mesmos, mas admite que precisa destes para cobrir gastos com folha de pagamento de pessoal.

Segundo o Vereador Charles Brandão - PT, há ainda uma cifra de aproximadamente R$ 3,5 milhões de ISS para entrar nos cofres da Prefeitura, daqui para o término das obras da BR 364. A população cobra investimentos na infraestrutura urbana da cidade com esses recursos, mas até hoje, fala-se que serviu apenas para cobrir gastos com folha de pagamento de pessoal.

O Prefeito anuncia ainda a vinda de Paulo Pedrosa, um acessor do Governo para orientar sua administração nos vários setores, principalmente pessoal e financeiro.
Funcionários já reclamam da possibilidade de cortes em seus salários, mas há os que acreditam que essa é apenas uma idéia do Prefeito e que não terá coragem de fazer isso por se tratar de cortes em salários. A maioria das pessoas consultadas pensam que o Prefeito poderia, antes de cortar salários, fazer cortes em gastos com diárias e nos altos cargos, isso já daria uma boa economia para a Prefeitura.
É esperar para ver.

domingo, 20 de setembro de 2009

CIÊNCIA: Sol castiga Terra com íons em período de suposta "calmaria", dizem cientistas


Da Reuters, em Cingapura

O Sol pode castigar a Terra com fortes ventos de íons que atrapalham as telecomunicações, a aviação e as redes elétricas mesmo quando está na fase "quieta" dos seus ciclos de 11 anos de atividade, afirmam pesquisadores americanos.
Cientistas tradicionalmente têm usado o número de manchas na superfície do Sol para medir sua atividade. O número de manchas solares atinge um pico no período chamado de máximo solar, e só depois começa a cair até atingir um mínimo e reiniciar o ciclo.
Nasa
Sol está em período de maior "calmaria" de seu ciclo de 11 anos; apesar disso, o astro castiga a Terra com fortes ventos de íons
Durante o pico, intensas erupções solares e tempestades geomagnéticas ejetam grandes quantidades de íons --partículas eletricamente carregadas- ao espaço. Quando essas partículas atingem o campo magnético da Terra, causam o belo espetáculo atmosférico das auroras polares, mas derrubam a comunicação com os satélites.
Cientistas do NCAR (Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica dos EUA) e da Universidade de Michigan, porém, descobriram que a Terra foi bombardeada por intensos ventos solares no ano passado, quando o Sol parecia estar num período especialmente mais calmo

Balneário Sabor da Terra realiza Festival de Cerveja

Acontece hoje(20) no Balneário Sabor da Terra, Km 3 da Estrada da Manga, o I Festival de Cerveja de Manoel Urbano. O evento é organizado pelo empresário local Dauto de Araújo Martins, proprietário do estabelecimento de lazer.

O evento, além de muita cerveja, conta com as presenças confirmadas das bandas Zuquiar(do município), e a senamadureirense Stigman e o grupo de dança Os Cobras.

sábado, 19 de setembro de 2009

Meta de vacinação contra pólio chega a 100%, afirma coordenação da campanha

"Com esforço e trabalho a gente consegue tudo!", disse a enfermeira Úrsula Saady, coordenadora da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, ao comemorar o percentual de 101,90% de crianças vacinadas no município.

O número de crianças vacinadas são imediatamente lançadas no SI-PNI(Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações) e dado o percentual atingido pelo municipio. Considerando essas informações nosso municipio está bem pelo resultado positivo que alcançou.

"Trabalho em equipe, foi a estratégia do grupo para alcançarmos os resultados que temos hoje", disse Rosicléia Modesto, uma das coordenadoras da campanha. "Contamos com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde e todos os funcionários da Secretaria, fizemos busca ativa, trouxemos mães e crianças de suas casas para vacinar", completou Rosicléia.
Os dados obtidos na campanha de vacinação contaram com informações também da zona rural do municipio, como rios e ramais(foto acima, ACS Maria Auxiliadora em campanha de vacinação no Rio Purus).


Varadouros no meio da cidade


A cidade de Manoel Urbano está mesmo um caso sério! Além de ruas esburacadas, o lixo e a mata tomam conta, principalmente das ruas periféricas da cidade.

Na foto acima a projeção da Rua Joaquim Bandeira, que liga o bairro Antonio Dias ao São Francisco ou Cohab está tomada por mato e lama. A verdade é que parte das ruas da cidade hoje, são varadouros por onde andam os murbanenses, vide foto acima como ilustração.

"Essa rua é por onde passam os estudantes do Bairro São Francisco para a Nazira todo dia, e nós professores, deveriam pavimentá-la", diz a Professora Lilça. "Tá uma beleza hoje, não choveu, tá enchutinho o caminho, precisa ver num dia de chuva!", diz uma moradora da rua lembrando da lama no caminho cheio de paus por onde passam os moradores.

Este ano nem melhoria(limpeza) das ruas de barro da cidade foram feitas, as máquinas da Prefeitura para estes trabalhos, estão quebradas e não há previsão para conserto, uma vez que o Prefeito alega a todo momento a falta de recursos.
De fato, a Prefeitura de Manoel Urbano vem gastando quase todos os recursos que arrecada e recebe do Fundo de Participação dos Municípios, com folha de pagamento de funcionários. Isso quer dizer que não sobra quase nada para investimento na urbanização da cidade.

Rua no Bairro Aníbal Saraiva:
Lixo e muitos buracos.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Palestras sobre gripe suína são realizadas nas escolas do município

Nesta quarta(16), aconteceu palestra na Escola Nazira Anute de Lima sobre a nova gripe mundial, chamada de H1N1, Influenza A ou gripe suína. A palestra faz parte de uma programação da Secretaria Municipal de Saúde e é coordenada pela enfermeira Ursula Saady. "Essa é a 13 palestra que faço. Iremos em todas as escolas e também nas igrejas", comenta Ursula. As palestras objetivam informar como se contrai a gripe e as formas de prevenção da mesma.

Na pauta das pelestras estão abordados a definição, modo de transmissão, período de incubação, sintomas, diagnóstico, medicação e prevenção da gripe suína.

"Vocês devem ser multiplicadores dessa palestra", pediu Ursula aos estudantes da escola Nazira.

Sobre casos da gripe no municipio, Ursula afirma que já houve, meses atrás, suspeita de um caso, que fora enviado imediatamente a Rio Branco. Tratava-se de uma pessoa de fora do Estado.
A Escola já adotou como prevenção a nova gripe, a utilização de copos individualizados para tomar água, isso quer dizer que a partir de agora cada aluno terá que levar seu copo de casa para a escola e não dividí-lo com ninguém. "É um dos cuidados para evitar a transmissão do vírus da nova gripe(e de outras doenças que são transmitidas através do uso coletivo de objetos como copos)", comentou nas salas de aula o coordenador de ensino escolar José Rainério, hoje a tarde.
Segundo Ursula Saady a programação de visitas com palestras nas escolas, igrejas e locais públicos, como a praça, vão continuar como forma de conscientização da população na prevenção da nova gripe no municipio.

Prefeito Manoel Almeida cancela o Festival de Praia 2009!

O Festival de Praia de Manoel Urbano que vinha se realizando consecutivamente a mais de oito anos, neste ano, não vai acontecer, foi o que afirmou ontem o Prefeito Manoel Almeida.
O Prefeito alega a falta de recursos para realização do evento, que chega na casa dos 40 mil, afirma.
"A Prefeitura tá numa situação difícil, a folha(de pagamento) tá pesada e não vai dar este ano", diz o Prefeito.
O Secretário de Finanças, Antonio Carvalho, confirma a informação da falta de recursos para a realização da festa já tradicional na cidade.
"Alguém tem que fazer alguma coisa, não podemos continuar nessa situação", reclama uma comerciante local. "É uma pena que algo que já podiamos considerar como boa tradição nossa, seja esquecida", diz um professor.
As barracas onde acontece o Festival chegaram a ser construidas(foto), mesmo assim foi cancelado. Há rumores de que há dividas a serem pagas para a Eletroacre de outros festivais e por isso a dificuldade, também, em instalar energia para o outro lado do Rio, essa informação não foi confirmada pelo Prefeito.
O Prefeito afirma que está pensando em cortar gastos da Prefeitura e irá começar reduzindo salários de cargos comissionados.
(Obs.: As pessoas que dão opinião geralmente preferem sempre, não revelar seus nomes, por receios de possíveis hostilidades)

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Ministério da Educação oferece curso de informática aos professores do município

Acontece por toda a semana o curso de Introdução à Educação Digital, oferecido pelo MEC em parcerias com os governos estadual e municipal aos professores da rede publica de ensino.

O curso visa contribuir para inclusão digital de profissionais da educação, buscando familiarizá-los, motivá-los e prapará-los para a utilização de computadores com o sistema operacional Linux Educacional e softwares livres. (Leia mais na foto ao lado. Clique para ampliar).

O curso está acontecendo na Escola Nazira Anute de Lima nos turnos matutino e vespertino a professores das redes de ensino municipal e estadual. A hora do curso cada professor escolhe de forma que não interfira em seu horário de trabalho e se interferir deve o mesmo repor.

"É fantástico essa formação, já vi muitas coisas boas a partir do curso de educação digital", afirma a professora multiplicadora Naderge Nascimento(foto) do NTE de Rio Branco.

O curso em andamento é parte da introdução do programa de inclusão digital dos profissionais da educação e seguirá com outras etapas com mais horas aulas. As incrições ainda estão abertas aos professores.

Associação dos Servidores Municipais elege novo presidente para entidade

Realizou-se no dia 6 de setembro Assembleia Geral da Associação dos Servidores Públicos Municipais de Manoel Urbano - ASSEMU, com o fim de eleger nova direção.
A assembleia elegeu Sebastião Pereira Sobrinho(foto), conhecido como Sebá.
Já eleito, Sebá diz que os primeiros desafios da nova direção é regularizar as contas da entidade, os convênios, os empréstimos feitos a funcionários e a constituição de uma sede. Por enquanto, a associaçao vai passar a funcionar num prédio no centro da cidade, proximo a prefeitura.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

'Estrela' faz seu primeiro resgate real...em Manoel Urbano

O primeiro resgate realizado pelo helicóptero Comandante João Donato foi muito bem-sucedido.
Operado por homens da Força Nacional de Segurança e da unidade de operações aéreas do Acre, o CJD e o Força 01, da FNS, foram acionados para socorrer duas vítimas de acidente de carro em Manoel Urbano e às 17h20 pousaram na Rua José de Melo, a 50 metros do Hospital de Urgência e Emergências de Rio Branco (Huerb), onde os pacientes ficaram internados.
Duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) aguardavam os feridos. A rua ficou parcialmente fechada durante algum tempo."O fato de ter salvado duas vidas paga qualquer investimento", disse a secretária de Segurança Pública, Márcia Regina, reafirmando os grandes benefícios que o Acre terá com o helicóptero Comandante João Donato. A aeronave é multimissão e está preparada para atuar nos sistemas de segurança pública, saúde e defesa social do Acre.
Os biólogos Filogônio Ribeiro, 57, e Giuliana Santi seguiam para Manoel Urbano junto com colegas a serviço do Departamento de Águas e Saneamento do Acre (Deas) quando o veículo em que trafegavam capotou. Giuliana ficou gravemente ferida e tinha de ser removida com urgência para uma unidade médica especializada.
"O trabalho foi perfeito. Pedimos apoio do serviço de emergência e conseguimos trazer as vítimas rapidamente para Rio Branco", agradeceu a diretora do Deas, Patrícia Correia.
A unidade de operações aéreas do Acre havia programado um resgate simulado para esta terça-feira, 15, com pouso previsto no mesmo local onde os acidentados foram recebidos pelo Samu, como parte do treinamento da tripulação que irá trabalhar no Comandante João Donato.
Com a situação real de emergência, a simulação foi cancelada, já que os pilotos acreanos e a equipe de resgate aprenderam na prática a missão e obtiveram sucesso.
'Estrela'
O helicóptero do Estado tem uma imensa estrela pintada em sua lataria e isso fez com o Ministério Público Federal recomendase ao governo que retirasse a pintura, pois poderia caracterizar propaganda para o partido que está no poder, o PT. O governo deu de ombros e divulgou que não acatará a orientação do MPF. Na capital o helicóptero está sendo chamado de 'Estrela', o que faz sentido.




O helicóptero pousou, segundo testemunhas, no pátio da escola Nazira Anute de Lima a uns 500 metros da Unidade Mista de Saúde, de onde fez a retirada das pessoas acidentadas na BR 364.

Os murbanenses ficaram espantados ao ver dois helicópteros rodarem pelos céus da cidade e só ficaram sabendo dos motivos horas depois.
Na cidade, populares especulam que o motivo do capotamento do veículo se deu por causa da estrada molhada que provocou seu descontrole.

Caixa Aqui: Posto avançado da Caixa Economica tira a cidade de apuros


Vai fazer oito anos que o posto avançado da Caixa Economica Federal Caixa Aqui se instalou em Manoel Urbano e tirou a cidade de apuros. "Numa epoca em que não existia agencia bancária na cidade o Caixa Aqui, foi a salvação", comenta um usuário do sistema.
Hoje, mesmo com a Agencia da Caixa no centro da cidade e com o Banco Postal Bradesco, o Posto Avançado que fica na loja Pro-Link, atende um grande numero de pessoas por dia.
Normalmente quando as agencias do Bradesco e da Caixa Economica estão com demora em atendimento os murbanenses recorrem ao Caixa Aqui, pois o mesmo executa quase todas as operações básicas bancárias. Como se percebe o Caixa Aqui tirou e continua tirando a cidade dos apuros.
O Empresário Gilberto tomou a decisão certa em fazer essa parceria que de tão boa para cidade persiste ainda hoje e pelo visto por muito mais tempo.

sábado, 12 de setembro de 2009

Grupo Senzala começa os preparativos para execução de projeto financiado pela Fundação de Cultura


Nesta terça(8), os professores murbanenses do Grupo de Capoeira Senzala, Rubenildo Costa do Nascimento e Lídio Alves, estiveram em Rio Branco para dar entrada nos documentos e processos necessários para execução do projeto Batizado na Senzala que visa contemplar um público de 500 a 700 pessoas no municipio.
O projeto tem como financiador o Governo do Estado através da Fundação de Cultura Elias Mansour e como parceiro a rede de Supermercados Araújo. Mas está aberto para quem quiser colaborar e ser parceiro do grupo que vive do entusiasmo de seus integrantes que quase não tem nenhum apoio.
Obs.: Foto na recepção do Supermercados Araújo (da esquerda para a direita, Rubenildo, Benenê e Lídio).

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Ordenamento territorial na BR 364

O governador Binho Marques assinou ontem decreto que institui a Limitação Administrativa Provisória (LAP) no trecho da BR-364 entre os igarapés Macapá, em Manuel Urbano, e Macipira, em Feijó, que restringe, entre outras atividades, desmatamentos e queimadas por sete meses até a consolidação dos estudos de ordenamento territorial na região.

O ato foi realizado em Sena Madureira com a presença do padre Paolino Baldassari, deputado estadual Luiz Tchê, secretários Eufran Amaral (Meio Ambiente) e Aníbal Diniz (Comunicação Social) e do presidente do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Felismar Mesquita.

“Estou muito feliz em assinar este decreto”, disse o governador acerca do conjunto de ações que preparam a região para a construção da BR-364.
A medida está no âmbito da Zona de Atendimento Prioritário da BR-364 (ZAP BR). Por esse conceito, as famílias daquela região estarão estabelecidas na faixa de cinco quilômetros da rodovia com acesso direto às comunidades-pólo, as quais oferecerão serviços básicos ampliados, e às cidades, referência para todos os demais serviços. Com as comunidades perto da estrada não será necessário a abertura de ramais, cuja viabilidade é largamente prejudicada pelas condições de solo e clima da região. Os varadouros, estradas tradicionais, receberão manutenção e serão melhor utilizados.

lap_na_br_sergio_vale_3.jpgO decreto de Marques busca apoiar a política de mitigação dos impactos da construção da BR-364 naquele trecho. O Iteracre já havia criado a Comissão Especial de Discriminação de Terras Devolutas com atenção na área denominada Complexo Seringalístico Foz do Jurupari, de 520,1 mil hectares no município de Feijó. São ações, lembra o governador Binho Marques, voltadas ao ordenamento territorial local ao longo da BR-364 que materializam a política de desenvolvimento regional sustentável adotada pelo Acre. A área de abrangência da LAP é de cerca de 90 mil hectares mas estão sendo estudados para regularização 1.113 milhão de hectares. Essa região faz parte da Zona 3 do ZEE, e é crítica sob a ótica da regularização fundiária. Ao consolidar o processo, o Governo do Acre terá criado um mosaico de uso sustentável ao longo e ao centro da BR-364 na região das Glebas Afluente, Arez e parte de São Braz.

A partir disso, o plano de mitigação socioeconômico-ambiental do trecho entre Feijó e Manuel Urbano ganha um novo sistema de gestão - a Unidade de Gestão Territorial Integrada, que potencializa o conceito de Unidade de Gestão Ambiental Integrada (UGAI) aplicado ao trecho entre Tarauacá e Cruzeiro do Sul. O Governo irá criar a UGAI Jurupari, que dará continuidade à política de construção de unidades de conservação, mecanismos de regularização fundiária e de contenção de desmatamento. As ações e políticas públicas serão coordenadas pelo Gabinete do Governador.

Na ZAP BR vivem cerca de 400 famílias, distribuídas em comunidades com base na agricultura familiar. “É isso que será consolidado, uma região ambientalmente sustentável voltada para a agricultura familiar”, disse Eufran Amaral, da Sema. Ao longo do trecho da ZAP BR serão afirmadas as comunidades-polo Pedro Mota Leitão, Boa Vista, Don Joaquim e Rio Moaco. O conjunto de secretarias e órgãos do Governo do Estado e parceiros do Governo Federal estarão apresentando alternativas ao desmate e ao uso do fogo às famílias.

De: www.pagina20.com.br

Morre Geraldo Gurgel de Mesquita, ex-governador do Acre (1919-2009)


O Governo do Estado do Acre manifesta grande pesar pelo falecimento do ex-governador e ex-senador Geraldo Gurgel de Mesquita, também conhecido por Barão Mesquita, ocorrido na manhã desta sexta-feira em Brasília, aos 90 anos de idade. Acreano nascido em Feijó, Mesquita foi um homem público honrado, ocupando desde os anos quarenta os mais destacados cargos públicos e políticos do Acre.

Foi professor de História do Colégio Acreano, jornalista combativo, secretário-geral e líder político ainda no Acre Território Federal. No começo dos anos sessenta, esteve na linha de frente da luta autonomista que levou à criação do novo Estado brasileiro em 1962. Exerceu os cargos políticos de deputado federal, senador e posteriormente de governador do Acre no período 1975-1979.

Na função de governador, em pleno regime militar, foi intransigente na defesa do extrativismo, enfrentando duras pressões de grupos financeiros e do próprio governo militar que planejaram ocupar o Acre com grandes fazendas. Graças à sua visão política, coragem e compromisso social, os seringueiros, ribeirinhos, posseiros e povos indígenas organizados conseguiram empatar um processo que desarrumava a vida dessas famílias e colocava o meio ambiente em risco.

Mesquita deixa esse enorme legado às gerações atuais e futuras do Acre: foi um homem assumidamente amazônico, honesto, ético, que assumiu apaixonadamente a defesa de sua terra e sua gente, e que se antecipou na defesa de um Acre extrativista, lúdico e sustentável.

O corpo de Geraldo Mesquita está sendo velado por seus familiares na cidade de Brasília, onde será sepultado às 11 horas deste sábado, 12 de setembro.

De: www.oestadoacre.com

domingo, 6 de setembro de 2009

Empresária murbanense se destaca por ministrar cursos de arte com madeira, garrafas peti e sementes da Amazônia.

Residindo em Rio Branco há três anos, Raimunda de Oliveira Bonfim, a Raimundinha, pára pouco em sua nova residência no Bairro Tucumã, isso devido aos vários chamados para ministrar cursos de artesanato no interior do Estado.
De forte espírito empreendedor, Raimundinha, dona de uma farmácia em Manoel Urbano, mudou para a capital onde montou uma pequena loja de confecções, mas o tempo para cuidar do empreendimento é pouco, pois agora os chamados para ministrar cursos de materiais recicláveis, madeira, paxiúba, E.V.A, e sementes são tantos que quase não para em casa.
Já ministrou cursos para muitas prefeituras do vale do Juruá como Tarauacá, Mancio Lima e Rodrigues Alves e por último Feijó, que aconteceu mês passado. Muitos dos ornamentos do Festival do açaí foi feito por ela e seus alunos feijoenses. No vale do Acre, já trabalhou para as prefeituras de Capixaba, Sena Madureira e Rio Branco e se prepara para ministrar o curso em seu município Manoel Urbano, dia 9 deste mês.
“Aquilo que ia ser lixo nós transformamos em luxo”, afirma Raimundinha sobre os trabalhos com garras descartáveis de refrigerante. “O trabalho que fazemos é uma forte contribuição ao meio ambiente, aos nossos netos e futuras gerações, além de que, se posto em prática uma forte fonte de renda”, diz sobre o trabalho com artesanato usando materiais recicláveis, madeiras e sementes amazônicas.
“Em alguns municípios grupos de pessoas já estão dando mais valor a esses trabalhos e já se organizam em associações e cooperativas, uma pessoa só não dá, mas várias pessoas trabalhando, aumenta a consciência ambiental, empresarial e a renda”. Comenta Raimundinha.

Raimundinha está aos poucos alargando sua experiência e já é considerada uma referencia estadual no trabalho que desenvolve.

E apropósito, Raimundinha aniversaria hoje(7), aproveito para dar-lhe os parabéns e desejar-lhe muito sucesso e felicidades.

sábado, 5 de setembro de 2009

As novas redes da Amazônia

Com o dedo no teclado e uma conexão (bem) ruim, os blogueiros do Norte são protagonistas da mais nova saga da integração amazônica.

Eles venceram onde projetos de sucessivos governos fracassaram ao longo da história do Brasil. Sem sair de casa, com um computador e uma conexão de internet tão ruim que é conhecida por “ciponet” ou “interlerda”, homens e mulheres de idades variadas vêm conseguindo integrar a Amazônia às demais regiões do Brasil – e ao mundo.
Um número cada vez maior de blogueiros tem usado a rede para contar histórias de uma terra que, pela distância, muitas vezes só virava notícia quando era tarde demais. Denunciam desmatamentos, filosofam sobre o cotidiano, fazem literatura, discutem religião, aproximam geografias.
Ao botar uma lupa sobre seu quintal, tornam-se cidadãos do mundo. Sua ação transforma o modo de olhar para a Amazônia – e também a forma como a Amazônia olha para as muitas partes de si mesma.
Numa pesquisa inédita, Cartografia da blogosfera no Brasil, Fábio Malini, professor da Universidade Federal do Espírito Santo, mostra que essa conquista da Amazônia é recente. Sua equipe analisou 300 blogs em quatro capitais: Belém, no Pará, Manaus, no Amazonas, Rio Branco, no Acre, e Macapá, no Amapá. Promoveu ainda encontros em Porto Velho, Rondônia, e Boa Vista, Roraima. Concluiu que quase 90% dos blogueiros da Região Norte fincaram sua bandeira entre 2007 e 2009.
Possivelmente devido às dificuldades de acesso: segundo dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil, até 2008 apenas 7% da população do Norte tinha acesso à internet em casa, em comparação a 25% no Sudeste.
O blog foi o primeiro gênero de expressão nascido na internet – e não adaptado para ela. Ele tem o espírito libertário da rede, onde qualquer um pode se manifestar.
Os blogs ampliaram a diversidade de olhares sobre o mundo e contribuíram para disseminar informações nos regimes mais fechados. Sua força foi provada em países autoritários, como Cuba e Irã, quando blogueiros foram decisivos para furar o bloqueio da comunicação.
É verdade que não dá para confiar em tudo o que os blogs publicam. Há blogueiros que tentam substituir a atividade de jornalistas sem assumir os deveres correspondentes. Tanto no que se refere à apuração e checagem rigorosa das informações, quanto à responsabilidade por publicá-las.
Também é fato que a própria rede tem elementos que podem ajudar a resolver esse problema. Construir reputação e credibilidade na blogosfera é uma tarefa árdua. Quando um blog deixa de ser linkado e comentado por não ter compromisso com a verdade, é um tipo de morte.
Se esse mecanismo bastará para garantir a ética na internet, é algo ainda incerto. Mas é impossível, hoje, falar em comunicação sem levar em conta os blogueiros – e em nenhum lugar do país isso é tão claro quanto na Amazônia.
Lá, eles assumiram o papel de divulgar informações e pontos de vista que até então não circulavam nem dentro da região, menos ainda fora. Realizaram a façanha de romper a barreira geográfica. Com a consultoria de Malini, ÉPOCA escolheu quatro blogs.
Feitos à imagem e semelhança de seus criadores, cada um conta um capítulo da nova saga da integração da Amazônia.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Professores murbanenses apresentam trabalho de pesquisa à UFAC

Professor Benenê e Professora Priscila Karige apresentaram hoje(4), às suas respectivas bancas de professores da Universidade Federal do Acre, o resultado de suas pesquisas históricas.

Ambos concluíram o curso de bacharel em História pela Universidade Federal do Acre que tinha como trabalho final a monografia, trabalho de pesquisa histórica necessário à conclusão do curso. Os professores que atuam na área do ensino de História, escreveram sobre a História do Acre, particularizando a Construção da Ponte Metálica Juscelino Kubischek (Priscila Karige) e a criação da cidade de Manoel Urbano (Benenê).

"É o primeiro trabalho de academia que existe sobre Manoel Urbano", disse Benenê na defesa. "O trabalho ficou muito bom", comentou Dr. Carlos Alberto

"Parabéns pela coragem e pela determinação em pesquisar e produzir esse trabalho que não é fácil", disse professora Bianca Albuquerque a Priscila Karige.

A pesquisa foi elogiada pelo tamanho e qualidade. Bom para os acadêmicos, para o orientador Professor Valmir F. Araújo e para a Academia.

A Professora Priscila Karige teve como banca os professores: Mestre Hélio, Mestra Bianca Albuquerque e o Mestre Valmir Araújo. Benenê teve como banca examinadora os professores Dr. Carlos Alberto, Mestre José Euzébio e Mestre Valmir F. Araújo.

Os trabalhos serão entregues a Coordenação do curso de História e será disponivel à Biblioteca da UFAC. É bom conferir!

Ponte sobre o Rio Purus: a passos largos

Já se pode ver ao chegar na balsa do Purus, a ponte que se ergue num ritmo acelerado. Ao menos é isso que leigos, como eu, pensam. Nesse compasso talvez não demore muito para vermos a ponte pronta.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Alunos reivindicam água fria para beber

Imagine nesse verão você, ficar a tarde toda sentado num lugar sem ter uma água fria para beber e apaziguar o forte calor. Este é o caso dos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Nazira Anute de Lima.
O bebedouro da escola está quebrado desde o ano passado e o diretor da escola Carlos Simão do Nascimento atesta já ter feito por três vezes reparos no equipamento, refrigerador de água, no entanto o problema não foi resolvido e persiste.

Hoje um grupo de estudantes elaboraram documento pedindo novas providencias ao Diretor em reparar ou adquirir um novo bebedouro para escola. "Vamos encaminhar o documento ao Diretor e também ao núcleo de educação e se não resolverem vamos atras em outros lugares até resolverem", afirma Richardeson do Ensino Fundamental.

"Isso é um problema de responsabilidade que tem que ser corrigido, os alunos tão sofrendo por não ter água fria pra beber nesse calorzão". comenta Micheel Magalhães(foto), aluno da EJA e Presidente do Grêmio estudantil da escola.

"Ninguém pode cruzar os braços! Vamos correr atrás do Diretor, da representante do núcleo de educação do Estado, do governo, de quem tem direito de nos ajudar", diz Antonio Rosinildo(foto), estudante do Ensino Médio.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Pagamento já está na conta

Começou hoje o pagamento dos servidores públicos municipais. Com atraso, funcionários começaram a corrida ao caixa da Caixa, dívidas não esperam...