terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Sinteac aperta prefeitos por novo piso

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac) promete realizar uma série de protestos contra os prefeitos que se negam a pagar o piso nacional para os professores com ensino médio.

Segundo o presidente da entidade, Manoel Lima, a entidade entrará na Justiça para forçar os gestores a aceitarem o pagamento dos R$ 1.132. “Tentamos negociar no ano passado, mas muitos prefeitos se recusaram em aceitar um acordo, então vamos realizar protestos, podendo até organizar uma greve. A categoria deverá ainda entrar na Justiça para que todo o recurso da educação seja utilizado para pagar o que está descrito em lei”, afirmou o sindicalista.

Manoel Lima explicou que oito municípios já aceitaram pagar o piso, entre eles Rio Branco, Porto Walter e Brasiléia. “Temos outros prefeitos que negociaram o pagamento de até dois terços dos valores que são referentes a uma carga horária de até 40 horas. Agora, aqueles que não aceitaram um acordo terão que responder na Justiça”, respondeu o presidente do Sinteac.

Os prefeitos reclamam que não poderão oferecer o piso nacional, por conta da queda dos repasses nos valores do Fundo de Participação dos Municípios.
(Freud Antunes) Jornal a Tribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário