sábado, 10 de abril de 2010

História: com programação alegre, Manoel Urbano já teve uma rádio

Ná década de 1980, Manoel Urbano viveu a alegria em ter uma estação de rádio no município, era a Rádio Difusora 7 de Setembro, de ondas médias.
A estação de rádio fora adquirida com recursos públicos (Prefeitura) e funcionava no predio antigo da Prefeitura, onde hoje se localiza a sede da Secretaria Municipal de Saúde.
A Rádio 7 de setembro tinha programação alegre, feita essencialmente por murbanenses. Segundo o radialista da época Paulo Costa, o Costinha, "a programação popular fazia a alegria dos ouvintes e era ouvida nos distantes seringais do município". "Foi lamentável!, disse Niste Araújo uma das radialistas que comandava um pograma jovem na 7 de Setembro em 1985, ao referir-se ao fim da rádio.

Confira alguns programas de rádio da 7 de Setembro.

- Cidade Alegre: Paulo Costa, o Costinha(foto acima), das 15h às 16 horas.
- Roda de Forró: Antonio Nogueira.
- Embalo Jovem: Niste Araújo, das 14h às 15 horas.
- Programa do Zé Andrade, com muito forró.
- Programa de esporte, comandado pelo radialista Tadeu Braña
- Haviam outros radialistas que não estão nesta lista, mas sabe-se que Alberto Magalhães, Rivaldinha e o atual Prefeito Manoel Almeida, tinham espaço na programação da 7 de Setembro.

A Rádio 7 de Setembro saiu do ar em Dezembro de 1986. Há contradições a respeito das versões que levaram ao problema nos transmissores, mas o certo é que desde então, o município ficou semo meio de comunicação mais importante para um morador da Amazônia.

Um comentário:

  1. Muito legal ver o costinha, tenho um carinho muito grande por essa figura...
    Ele tem jogo de cintura pra fazer um programa de radio bacana, o problema e k somos muito atrazado em termo de tecnologia,(manoeurbanalmente)falta muito pra nois e nao temos ajuda de ninguem pra realizar-mos nossas ideias...por isso k Eu vazei fora, costinha!
    E nem sei se o k vale eh sair a procura ou esperar a juda chegar, ja k fora agente adquire muito conhecimentos e mulheres, porem amigos mermo, so em m.u!!!Hahahaha...

    ResponderExcluir