quinta-feira, 22 de abril de 2010

Triste realidade: latas velhas, novas

Uma pequena visita à Garagem municipal é o suficiente para qualquer um se indignar com a situação de veículos adquiridos para apoio à produção, totalmente sucateados.
Veículos comprados com verba pública federal são postos em desuso por falta de manutenção. Normamente por falta de uma simples bomba de ar ou de óleo vem a depenação ou sucateamento, que consiste na retirada de peças até ficarem totalmente sem dilacerados.
Esta toyota servia aos agricultores, hoje encontra-se dessa forma. Foto de ontem(22 de abril). De um conjunto de maquinas como retro-escavadeira, trator de esteira, trator de pneu, caminhões, caçambas, etc, etc, apenas uma caçamba, uma pá mecãnica e um caminhão estão funcionando hoje. Estes inclusive foram recuperados recentemente.

Até 2004, estes veículos funcionavam e prestavam serviço à comunidade murbanense. Há veículos de apoio à produção rural que chegaram depois de 2004 e que já estão imprestáveis, caso do caminhão Agrale 8500, adquirido com verbas de emendas do Dep. Fed. Nilson Mourão. O principal motivo das máquinas estarem assim é a falta de manutenção e/ou revisão.

Informações não confirmadas, dão conta de que muitas peças de carros estão emprestadas e que o Prefeito em exercício Francisco Sebastião Mendes, já está solicitando algumas.

Nessa história, quem sai com grande perda é o povo. É lamentável, muito lamentável! Veja mais fotos da Garagem clicando aqui.

Veja os convênios da compra dos veículos da Prefeitura de Manoel Urbano. Clique aqui.

Um comentário:

  1. Realmente é lamentável principalmente, quando nos atemos à realidade de que a produção local já é tão incipiente, de baixa variedade e pouquíssima oferta. Alguns podem deduzir que esses equipamentos são insignificantes para dar incentivo à produção, mas não são, fazem parte de todo um aparelho de incentivos. São subsídios juntamente com as máquinas, são aberturas de ramais juntamente com as máquinas, são aprimoramento da produção juntamente com as máquinas, são técnicas de produção de roçado sem queimar juntamente com as máquinas. Em fim, seus lamentos também são os meus e é de toda a comunidade sofrida, desgastada com a falta de Políticas Públicas para uma Vida mais justa e digna. Cantemos a canção: "Isso tudo acontecendo e muitos ali na praça comendo o milho dos pombos!

    ResponderExcluir