domingo, 18 de julho de 2010

Câmara de Vereadores realiza Sessão Itinerante no Km 54

No projeto de levar o Poder Legislativo às comunidades, a Câmara de Vereadores de Manoel Urbano realizou ontem a segunda Sessão Itinerante no interior do Município. A Sessão aconteceu na comunidade do Seringal Sardinha, Km 54 da BR 364, sentido Feijó-Ac e contou com um dia de atividades e agendas governamental.

No período da manhã, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente-SEMA, Seaprof, FUNAAM e Fundação Amigos da Amazônia, realizaram com a comunidade oficina para elaboração do Plano de Desenvolvimento Comunitário - PDC, que constata os problemas da comunidade e trabalha seu desenvolvimento a partir da injeção de recursos do Governo do Estado, como fomento.

A tarde houve a segunda etapa municipal dos Jogos da Floresta, na qual times da comunidade disputam uma vaga para uma fase urbana e depois estadual.

A noite, houve a Sessão Legislativa, com a presença dos 9 vereadores(Severina Selma-PT, Rubens Martins-PT, Francisco Charlinton-PT, Messias Cardeal-DEM, Valdison Marciano-DEM, Maria Margarida-PP, José Carlos-PP, Raimundo Toscano-PP e Cledson Menezes-PSOL), Prefeito em exercício Francisco Sebastião Mendes-PP, Antonio Braña Muniz, Coordenador Estadual do Programa Terra Legal, Quiroga, representante do Instituto de Terras do Acre-ITERACRE e lideranças comunitárias locais.

O ponto alto da Sessão foram as palavras de Antonio Braña, coordenador do Programa Terra Legal, que informou a cerca do trabalho do programa em legalizar terras no Acre e noticiou que neste ano, a equipe do Terra Legal estará trabalhando a legalização de todas terras da União sob domínio de trabalhadores rurais.

"Estamos acelerando o processo de legalização de terras da união e queremos manter o pequeno produtor à margem da BR onde passará o asfalto. O Terra Legal tem o objetivo de entrar o título de suas posses a vocês", disse Braña aos presentes da Sessão.

A Cãmara reservou um espaço para ouvir as lideranças comunitárias que aproveitou o espaço para parabenizar a inciativa dos vereadores e fafzer reivindicações.

"Há 40 anos moro aqui e é a primeira vez que vejo tantas autoridades reunidas na comunidade para ouvir nossas reivindicações. Acredito que agora, com tanta gente, as coisas vão acontecer", disse João Leitão, conhecido como Bilica.

"É um motivo de alegria. O vereador não tem que ficar ganhando seu salário dentro do gabinete, tem que arregaçar as calças e vir até aqui onde a gente tá, ouvir a gente", disse Raimundo Nunes, presidente da Associação dos Seringueiros do Seringal Sardinha.

"Aproveito a oportunidade pra pedir pra gente daqui, um posto de saúde e uma comunicação. Agente precisa de ter saúde e as vezes temos um problema e uma comunicação é importante", reivindicou o morador Raimundo Menezes.

A Sessão continuou com os discursos do Vereador Raimundo Toscano, que solicitou em requerimento à mesa diretora da Camara em solicitar da Brasil Telecom um posto de telefonia para a comunidade, do Vereador Cledson que prometeu empenho em atender os pedidos da comunidade.

O Vereador Rubens Martins, aproveitou sua fala para reivindicar do Prefeito, além do posto de Saúde, um veículo para atender à comunidade.

"Apenas no mandato do Prefeito Jorge Almeida-PT, essa comunidade tinha um veículo com agenda para o Km 54. O veículo levava e trazia pessoas e produtos dos trabalhadores, hoje os moradores da BR dependem de carona ou de frete para transportar o que produzem até a cidade", comentou Martins.

A Presidente da Câmara, Vereadora Severina Selma, falou da importancia da Sessões Itinerantes para ouvir as reivindicações das comunidades. "O legislativo está mais próximo das pessoas, dos cidadãos", falou Selma na Sessão.

O Prefeito Francisco Sebastião Mendes, anunciou a recontrução de uma escola na comunidade e falou do projeto de adquirir mais um ônibus para servir ao moradores, quando o asfalto chegar ali. "Vou acompanhar todas as sessões, porque me sinto alegre e feliz em está ouvindo as pessoas. É partir daí que procuraremos dar encaminhamentos àquilo que as comunidades mais precisam", disse Francisco Mendes.
Em virtude do forte frio a Sessão foi terminada mais cedo e nem todos os vereadores usaram a tribuna.

A proxima Sessão Itinerante será no Alto Rio Purus e provavelmente no Seringal Espírito Santo, a marcar a data.

Mais fotos da Sessão no Km 54, clique aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário