sábado, 24 de julho de 2010

Depois de 2 anos aparelho de Ultrasonografia volta a funcionar

Dezenas de pessoas concentraram-se fora e nos corredores do Posto de Saúde Municipal Inácio Ribeiro Dantas, no Centro de Manoel Urbano, nesta sexta-feira(23) e neste sábado, para pleitear atendimento para exame de ultrasonografia.

Cada Agente Comunitário de Saúde ficou responsável pela mobilizaração de sua micro-área e em conduzir as pessoas com necessidades de fazer o exame, até a cidade. O suporte no transporte foi oferecido pela Prefeitura, segundo um ACS.

Segundo Dr. Neme Vasquez Vega, médico do município, só a cidade tinha 54 pessoas agendadas, até aproximadamente às 11horas de ontem(23). Hoje(24), Eduardo Alencar, Secretário Municipal de Saúde, informou que 122 atendimentos foram feitos nestes dois dias, entre exames de grávidas, que foi a maioria e próstata, tiróide e mama.

"Nos sentimos gratificados por termos atendido tanta gente! Muita gente não precisa viajar para fazer o exame em Rio Branco, os que vão, já irão para fazer o tratamento, com o exame pronto", comemorou Eduardo Alencar, que informou ainda que 20 pessoas foram encaminhadas à Rio Branco para tratamento médico.
"É um compromisso nosso, botar essa máquina para funcionar em benefício da população de nosso município e está aí o resultado do nosso interesse", comentou o Prefeito Francisco Sebastião Mendes.
"Esta é uma máquina muito boa e precisa ser muito bem usada", comentou Dr. Helton Alves Baião, médico contratado pela Prefeitura para fazer o atendimento à população murbanense, ao falar do aparelho de ultrasonografia.
Não há uma data fixada para novo atendimento, mas Eduardo Alencar garante que ainda esse ano, provavelmente setembro, acontecerá novamente. É bom lembrar que um exame de ultrasonografia particular custa em média de R$ 90,00 a R$ 100,00 preço alto para nossa população.

Adquirido com recursos federais, emenda do Dep. Federal Zico Bronzeado, o aparelho de ultrasonografia de Manoel Urbano foi utilizado pela última vez na gestão do Secretário Municipal de Saúde Albert Paiva, em 2008.

O aparelho de ultrasonografia foi adquirido pelo Convênio 251/2006 do Ministério da Saúde.

Leia matérias anteriores do Purus Online, sobre a máquina de ultrasonografia de nossa cidade.

Prefeitura de Manoel Urbano é notificada a devolver recursos de convênios.

Manoel Urbano pode perder aparelho de ultrasonografia por falta de uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário