sábado, 10 de julho de 2010

Educação: Maria Corrêa destaca Ideb de Manoel Urbano

A secretária Maria Corrêa destacou a evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Manoel Urbano. "Saiu de 1,8 em 2007 para 4,0 em 2009", informou, parabenizando o esforço de gestores, professores, pais e alunos para tão significativo avanço.

A secretária assinou convênio com um consórcio de conselhos escolares da região. O repasse é resultado da confiança que o Governo do Estado mantém com as comunidades e será utilizado em ampliação, construção e reforma de escolas municipais e estaduais. A grande maioria das escolas beneficiadas é administrada pela prefeitura.

Os investimentos também têm as seguintes metas: ampliar o atendimento do ensino de 1º ao 5º ano com o Programa Escola Ativa, ampliar a oferta do programa Alfa 100 para a população com 15 anos ou mais de idade, garantir a oferta no Programa Asas da Florestania Fundamental (6º ao 9º ano).

Além disso, o serviço educacional contará com a ação do Instituto Dom Moacyr, que atuará na formação de Agentes de Desenvolvimento Comunitário, qualificação de agentes de desenvolvimento local; qualificação de 30 jovens e adultos em gerenciamento de cooperativas; qualificação de 60 jovens e adultos em sistemas agroflorestais, criação de abelha nativa e hortas orgânicas, reflorestamento; Roçados Sustentáveis e avicultura, entre outros. "Houve um esforço muito grande para se chegar a essas conquistas", disse.

PSF Móvel



Na segunda ZAP BR implantada pelo ProAcre, o Programa de Saúde da Família (PSF) Móvel irá prestar, entre outras ações assistência médica e de enfermagem; distribuição de medicamentos da farmácia básica; vacinação (vacinas BCG, Tetravalente, Hepatite B, Febre amarela, Triplice viral, Rotavírus, Influenza, DT, DTP e contra difteria, tétano e coqueluche); acompanhamento pré-natal para gestantes; acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil; acompanhamento idoso, hipertensos, diabéticos; planejamento familiar;prevenção de DST´s e AID´s ( distribuição de camisinhas); exame de PCCU; exame de malária; exame glicemia capilar (exame para diabetes) e atividades educativas e de promoção a saúde.

Além disso, o Governo implantou ainda o Plano Vida, que é um estímulo financeiro para que o município possa aumentar a qualidade de atenção ao pré-natal, melhorando a vacina, os exames durante a gestação e prestando todo o atendimento necessário a saúde da mulher e da criança. O PSF Móvel é um marco em atenção básica no sistema de saúde do Acre e do Brasil. As equipes (compostas por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e dois agentes de saúde) estão percorrendo rios - e agora as estradas - para levar atendimento médico com qualidade e eficiência.

De: Agência de Notícias do Acre


Nenhum comentário:

Postar um comentário