sábado, 10 de julho de 2010

ProAcre chega ao PA Liberdade, na BR 364

Governo do Estado implanta em Manoel Urbano a 2ª ZAP BR, assegurando investimentos em saúde, educação, produção rural e documentaçãoO Governo do Acre implantou neste sábado, 10, o Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Acre (ProAcre) no projeto de assentamento Liberdade, no KM 20 da BR 364, em Manoel Urbano.

O ProAcre leva serviços básicos e estruturantes às Zonas de Atendimento Prioritário (ZAPs). Somando-se diversos investimentos na região Governo do Estado assegura recursos que somam mais de R$ 5 milhões. Localizada em uma ZAP Assentamento, PA Liberdade foi instituída como uma comunidade-polo, que serve de referência às comunidades menores, denominadas Comunidades de Atendimento Universal (CAU) e Comunidades de Atendimento Prioritário (CAP).

Nesse contexto, atende às comunidades dos Ramais Bom Jardim, São Joaquim, do 13, do Anão, da Cigana, Vala-me-Deus, Extrema 1, Ramal Extrema 2. Serão atendidas famílias do projeto de assentamento Aleluia e do Seringal Afluente nas seguintes localidades: colocações Jurubeba, Afluente, Bausu, Queimada, Ramal do 22, Ramal linha 6, além das colocações do Dió, São Paulo, Katiana, e Vera Cruz.

O secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, Nilton Cosson ,representou o governador Binho Marques. Estiveram presentes os secretários Osvaldo Leal, da Saúde, e Maria Corrêa, da Educação, além do prefeito de Manuel Urbano, Francisco Mendes, vereadores, lideranças comunitárias e trabalhadores que moram na região. Na semana passada, Binho Marques implantou o ProAcre em Itaúba, no rio Purus.

O ProAcre atua em várias frentes, principalmente em saúde, educação e produção. As atividades do projeto estão organizadas de acordo com o tipo de ação: provisão de serviços básicos, segurança alimentar e ampliação e modernização dos serviços para o desenvolvimento sócioeconômico sustentável e fortalecimento institucional.

Para que o planejamento se efetive e as ZAPs recebam a atenção necessária, o Governo dividiu as comunidades por localização, população, nível de organização e outros itens. Criaram-se então dentro do conceito de ZAP as Comunidades de Atendimento Universal (CAU), cuja característica é a baixa densidade populacional, compostas em geral por uma a cinco famílias, as quais estão ligadas às Comunidade de Atendimento Prioritário (CAP), estas maiores e mais povoadas, mantendo entre seis e trinta famílias.

As CAPs por sua vez estão vinculadas às Comunidades Polo, ligadas às Zonas Especiais de Desenvolvimento (ZEDs). As Comunidades de Atendimento Universal são comunidades com até 25 moradores cujas famílias estão dispersas umas das outras. Nas CAPs vivem entre 26 e 150 pessoas, com nível médio de organização e as casas são menos isoladas umas das outras. Nas Comunidades Polo, considera-se alto o nível de organização comunitária e ali vivem acima de 150 moradores.

Toda a estrutura do Estado participa, mas diretamente são 13 secretarias envolvidas com os projetos que pretendem atender inicialmente as famílias que vivem até cerca de cinco quilômetros do eixo da rodovia, à direita e à esquerda. A ZAP BR 364 atua entre Sena Madureira e Feijó. Estima-se que cerca de 400 famílias serão beneficiadas naquela região. A ZAP Estrada tem a coordenação do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), abrangendo uma área que vai do KM 20 de Feijó até o rio Macapá.

A Diretoria OCA, que atua em parceria com o Tribunal de Justiça do Acre, está realizando a emissão da 1ª e 2ª vias da certidão de nascimento, 1ª e 2ª vias da carteira de identidade, inscrição, regularização, alteração e 2ª via do CPF, emissão da segunda via da carteira de trabalho.

O prefeito Francisco Mendes agradeceu a presença dos secretários e disse que seu município só tem a ganhar com o ProAcre. "Estivemos em Itaúba e agora estamos aqui, comprovando que Manuel Urbano tem recebido atenção do governo", disse.

"Trago à todos o abraço fraterno do nosso governador Binho Marques, que infelizmente não pôde comparecer. Ele gostaria muito de estar, porque são momentos em que se revigora e dá mais vontade de trabalhar pelo povo", disse Nilton Cosson.

DE: Agencia de Noticias do Acre. Leia mais


Nenhum comentário:

Postar um comentário