terça-feira, 6 de julho de 2010

Um adeus ao professor Valderrone Ferreira

No centro em destaque, Rone, num time formado por acadêmicos de Educação Física.
Sena Madureira-Acre. Foto: álbum familiar.



Dezenas de pessoas entre parentes, amigos e alunos das escolas municipais e estadual Nazira Anute de Lima participaram ontem(5) do sepultamento do professor Valderrone Ferreira Lima, de 39 anos.

Valderrone faleceu no sábado(4) na Unidade Mista de Saúde local. Valderrone já tinha viajado às pressas para tratamento em Rio Branco quando da primeira crise. Segundo sua esposa, Francisa da Silva Lima, o mesmo sentia fortes dores de cabeça e dizia que parecia sair do sentido quando isso acontecia.

Tudo foi ligeiro, comentam os amigos de Rone o seu falecimento. Nem a Certidão de Óbito, nem os familiares sabem dizer ao certo o real motivo da morte repentina do Professor Rone.

Rone, como era conhecido Valderrone era esportista e apaixonado por esporte, cursava Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Acre, através do curso de Formação de Professores. Filho de família tradicional murbanense, participou e compôs vários times e campeonatos municipais.

Rone trabalhou nas escolas das comunidades do Km 45 na BR 364, sentido Feijó-Ac, Nazaré, no Baixo Rio Purus, Graça Rocha e Antonia Mendes na cidade e atualmente trabalhava na Creche Municipal.

Fica a memória do nosso companheiro de trabalho Valderrone Ferreira Lima, e a grande saudade de parentes, alunos e amigos.



Professor indígena se afoga no Rio Purus

Infelizmente registro mais uma morte em Manoel Urbano por afogamento. Foi encontrado nesta terça-feira(06) o professor Dsébiro Kulina, de 61 anos, vítima de afogamento e por que não dizer, da cachaça.

Dsébiro era professor na Aldeia Santo Amaro, Alto Rio Purus. Segundo Boletim de Ocorrência da Policia Militar local, a esposa de Dsébiro, Maria Kulina, conta que o mesmo estava embriagado e fora tomar banho no Rio na noite de domingo(4), quando sumiu.

Esse não é o primeiro relato de morte de indígenas que tem como principal motivo a embriagues alcóolica. No dia 17 de maio deste ano, faleceu também por afogamento e tendo como principal causa a embriaguês alcóolica, o adolescente de 14 anos, Santo Kulina.

Já está na hora das autoridades competentes para isso, começarem a se preocuparem e a tomar providências a respeito do alcoolismo nas comunidades indígenas. Há muitos comentários de que a situação é séria e de proporções alarmantes.

O professor Dsébiro foi sepultado hoje no Cemitério São João Batista.



Um comentário:

  1. Pra mim O Rone continua vivo e com memorias k jamais irao morrer, Ele e meu amigo e meu irmao.
    Lembro com clareza e muita alegria quando saimos da escola Dom Prospero Bernard de tardizinha e iamos armar curio, e no outro dia demanhazinha bem cedinho Eu estava la batendo em sua porta para irmos armar curior denovo e Ele sempre com um sorriso e com muita alegria me recebia e tomavamos cafe juntos e iamos para os campos curtir nossa maior paixao que eh e sempre foi o passaro e seu cantar.
    Com o Rone aprendi muitas coisas boas e engrassada como por exemplo a diferenca entre um curior macho e a femea, fazer uma gaiola, fazer um assarpao e tbm fazer gaiola com assarpao. E tbm em outra ocasiao me lembro k Eu me apaixonei por uma colega da mesma sala de aula em k agente estudava e Eu nao sabia como conquista-la e Ele entao me jogou as ideias de como conquistar a minha mulher amada, nao creio k tive sucesso na conkista da garota porem depois do fora k levei dela Eu pude ver ele rindo da minha decepcao amarosa e com um gesto simpatico e suas palavras calorosa me explicou o motivo pelo qual Eu nao tive exodo em minha conkista, o problema era k Eu era muito joven pra dita garota.
    O Rone eh sem duvida um dos personagens principal dos meus textos, ja k sempre k escrevo algo tento refletir essa imagem carismatica e alegre k aprendi com Ele tanto na escola como nos campos, nas rodas de fim de tarde na pracinha e na quadra de esporte da cidade onde moravamos.
    Agora todo nos k somos amigo e irmao do Rone temos k aprender a conviver com Ele no mundo espiritual E isso sem duvidas Ele mesmo ira nos ensinar.
    Rone Voce vive para sempre!!!

    ResponderExcluir