sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Nos intervalos da pesca do Pirarucu

Pescadores e técnicos: nos intervalos da pesca do pirarucu, jogo de baralhos como recreação.


Como diversão, os manejadores do pirarucu, aproveitam os intervalos da pescaria para divertirem-se, contando causos de pescador, mistérios dos lagos e matas, piadas relacionadas à pescaria e um joguinho de baralhos. No horário do almoço desta sexta-feira, 13, estive no acampamento e presenciei a animação dos homens responsáveis pela Feira do Pirarucu que acontece todos os anos.

A IV Feira do Pirarucu de Manoel Urbano acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de Agosto. A data foi confirmada hoje, pelo Gerente da Seaprof no município Augustinho Fortunato, o Santinho, que trabalha com a equipe Secretaria de Produção Familiar na coordenação da organização da Feira.

O grupo de manejadores da colônia de Pescadores de Manoel Urbano, revezam-se no lago do Santo Antonio na tentativa de capturar os peixes gigantes que chegam a pesar mais de 150 quilos.

Por falar em peso, há o registro de um dos maiores pirarucus pescado em águas brasileiras no lago do Santo Antonio próximo a Manoel Urbano. O peixe media 2,77 metros e pesava 175 quilos. Não é estória de pescador é fato, garante um dos organizadores da IV Feira do Pirarucu de Manoel Urbano.

Para a Feira deste ano, sengundo o técnico da Seaprof Eliseu Afonso Gutierez Lima, já foram pescados 14 pirarucus. A soma dos peixes chega a mais de uma tonelada que será comercializada durante a feira que se iniciará dia 20 do corrente mês.

Os visitantes podem aproveitar o ensejo do evento e visitar as praias do Purus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário