sábado, 30 de outubro de 2010

Prefeitura assina TAC e abatedouro municipal é interditado


Por força de um Termo de Ajustamento de Conduta - TAC, assinado entre o Ministério Público de Manoel Urbano e o Prefeito Francisco Sebastião Mendes, o Abatedouro Municipal foi nesta sexta-feira(29), interditado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal - IDAF, do Município.

A interdição não foi por falta de avisos. Ainda em 2007, o IDAF, através do Med. Veterinário Heitor Tartari, pediu providências urgentes após o local, inclusive sob pena de interdição, nada foi feito. O Ministério Público local já havia questionado a situação precária do Abatedouro Municipal no início do ano, mesmo assim nenhuma providência foi tomada para resolver a situação. O Purus Online, no dia 20 de outubro de 2009, também já havia advertido sobre a situação de riscos do único abatedouro municipal, fazendo apelo por providências.

Assim como o auto de interdição do IDAF, o MP cita dentre outras coisas responsáveis pelo fechamento do Abatedouro Municipal, a inadequação estrutural e técnica, a localização na zona urbana da cidade, o risco de transmissão de zoonoses e infecções alimentares, além do transporte para os mercados, em veículos inapropriados.

A promotoria pede também que a Vigilância Sanitária local vistorie açougues locais no intuito de coibir venda de carne clandestina na cidade.

O Prefeito Francisco Sebastião Mendes foi ao local e lamentou a situação. "Vamos procurar autoridades que nos ajudem. Estamos numa situação emergencial". Comentou o Prefeito que disse que fará reunião com açougueiros locais para encontrar uma saída para não ocorrer o desabastecimento de carne no Município. Provavelmente a cidade será abastecida com carne de de Sena Madureira, onde está o frigorífico mais próximo.

Para todos os efeitos, Manoel Urbano encontra-se hoje sem abatedouro e provavelmente nos próximos dias, quem quiser comer carne a mesma terá um preço mais salgado.

Prefeito Chico Mendes, o Med. Veterinário Heitor Tartari, Sec. Municipal Francisco Bezerra de Almeida e o Chefe do Abatedouro Raimundo Antonio da Silva(Chico Expedito) conversam sobre a interdição.

Moradias próximas ao abatedouro. A falta de zelo no local, faz exalar um odor, quase insuportável e transforma o caso, em questão de justiça.

No curral, animais para serem abatidos. Salvos pelo gongo da interdição. Atrás do Abatedouro, uma criação de porcos.


Veja outras matérias de destaque desse assunto no Purus Online. A situação não mudou. Clique aqui.


3 comentários:

  1. Manuel Urbano vai volta aos anos 80 dependendo até de carne de Sena Madureira.Daqui a pouco vai Prefeitura,Comarca e outros orgãos.Falta de respeito,ética e moral com o povo murbanense.

    ResponderExcluir
  2. Companheiros gestores do município, é preciso uma solução emergencial sem dúvida, porém, acho que está na hora de "ousar mais" e correr atrás de recursos ou parcerias para a implantação de um frigorífico na cidade. Nossa cidade merece e a população mais ainda.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de encontrar em contato com o Médico Veterinário Heitor Tartari: marcio_vt@hotmail.com me envie noticias neste endereço

    ResponderExcluir