domingo, 28 de fevereiro de 2010

Encerrada apuração das eleições do Conselho Tutelar

Por volta das 21:00hs, encerrou-se a apuração dos votos para eleição do Conselho Tutelar Murbanense. O resultado ficou assim definido segundo número de votos:
FRANCISCO DIAS (265 votos)

NEIMA BRANDÃO (255 votos)

BRANCO (não confirmado n.)


VANIZ (180 votos)

THIAGO (138 votos)
O Conselho terá um suplente, cargo que será preenchido por duas candidatas que empataram nas eleições (6ª colocação), Ana Paula Silva Mendes e Solange Bezerra de Lima, ambas com 122 votos. Segundo André Narciso, presidente da comissão eleitoral, amanhã a comissão analisará o critério de desempate.
O cargo de Conselheiro tem duração de 3 anos e remuneração de 2 salários mínimos pagos pela Prefeitura. Um Conselheiro Tutelar ganhará R$ 580,00, a menos que o salário de um vereador do município.


Conselho Tutelar: processo eleitoral tranquilo

A eleição do Conselho Tutelar de Manoel agitou os animos de eleitores e candidatos hoje ao longo de todo o dia. Até às 14:00 hs, 805 pessoas já tinham votado nas 4 urnas dispostas nas salas da Escola Estadual Nazira Anute de Lima. A apresentação de documento de idade ou título de eleitor era necessário para o direito ao voto.
Número significante de eleitores concentraram-se em movimentação ao longo do dia, diante da escola e nos corredores da mesma. "O povo ainda não se desmotivou, está participando", comentou Raimundo Justino, empresário local.

A eleição encerrou-se às 17:00hs e logo as urnas foram transportadas para o Prédio da Câmara de Vereadores onde começou a apuração, uma hora depois, às 18:00hs. Apenas candidatos e membros da comissão eleitoral puderam entrar no salão da Câmara, local da apuração.

Contagem dos votos, um a um. "Quanta falta faz a urna eletrônica", comentou um dos membros da comissão eleitoral. Sem registro de evento anormal, as eleições dos membros do Conselho Tutelar foi considerada tranquila.




Rondonienses decidem hoje em plebiscito criação do municícipio de Extrema de Rondonia

Acontece hoje, 28, no município de Porto Velho, consulta plebiscitária sobre a criação do município de Extrema de Rondônia, hoje conhecida como Ponta do Abunã. A região definida como Ponta do Abunã é formada pelos distritos de Nova Califórnia, Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã e Extrema.
O pedido para realização do Plebiscito foi formulado pela Assembléia Legislativa em 2007. Ainda naquele ano o Tribunal deferiu, através do Acórdão 504/2007, a realização da consulta plebiscitária. Caso a resposta majoritária seja o SIM, poderá ocorrer a criação do município, o que se dará através de uma lei ordinária estadual. Se o NÃO prevalecer, caso ainda haja interesse na criação desse novo município, um novo pedido deverá ser feito ao Tribunal para que se realize uma nova consulta plebiscitária.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Eleição para o Conselho Tutelar murbanense, neste domingo

A partir das 8:00 horas de domingo(28), acontece a eleição para o Conselho Tutelar de Manoel Urbano. O Conselho Tutelar Murbanense tem 5 membros que será preenchido amanhã por 10 jovens que disputam as vagas.
O processo eleitoral deste ano foi diferente da última, pois os candidatos, ao todo, 31, passaram por uma seleção em forma de prova, que consistia no conhecimento sobre legislação constitucional e dos direitos da criança e adolescente. A prova selecionou os candidatos que hoje disputam ao cargo de Conselheiro.
Na eleição de amanhã concorre às vagas de conselheiro:

Neima Brandão, nº 01
Sol, nº 02
Francisco Dias, nº 05
Branco da Eline, nº 09
Vaniz Ribeiro, nº 10
Branco, nº 14
Jardel, nº 15
Thiago, nº 16
Beta, nº 17
Ana Paula, nº 31

Os últimos dias os candidatos passaram fazendo campanha em som volante e visitas no corpo a corpo, mas como toda eleição, é proibido para amanhã, o assédio ao eleitor com boca de urna, transporte de eleitores e outros tipos de campanha. O candidato que descumprir os critérios, serão desclassificados, garante o coordenador André Narciso.
A votação é das 8:oo às 17:00 horas na Escola Nazira Anute de Lima, e todo o processo está sendo acompanhado pelo Poder Judiciário Local e Ministério Público. Confira fotos dos conselheiros, clique aqui.

Tempo anuncia muita chuva para hoje

Depois da foto, muita chuva começou a cair na cidade, comprovando a previsão das nuvens, parte do processo das chuvas.

Alunos da BR 364 ganham transporte escolar

Depois de reuniões, mostragem de dados e conversas de pé de ouvido, os pais dos alunos da BR 364, no trecho do Km 5(depois da balsa do Purus) à cidade conseguiram transporte escolar. São mais de 18 alunos transportados, a maioria do ensino fundamental.
Ontem(24), foi o primeiro dia de transporte, a Kombi, que por muito tempo estava parada e sem servir ao seu destino único, o transporte escolar, passou a ser a alegria dos garotos e garotas que estavam sem estudar a quase um ano. A escola da Manga havia sido desativada ano passado e uma pressão dos pais, forçou o plano B, o transporte escolar, já que a região ficou sem escola.
O núcleo da Secretaria de Estado de Educação, já fez tomada de preço para contratação de veículo para transportar os alunos, já que grande parte dos estudantes são do ensino fundamental(5ª a 8ª séries), responsabilidade do Estado. Resolvido parte do problema, agora é ver como se resolve a questão dos alunos da EJA, que moram também "prás bandas da BR Balsa", mas que estudam a noite.
O transporte escolar está sendo feito pelo municipio enquanto o Estado não assume. O veículo antende apenas os estudantes do turno da tarde.


sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Escolas recebem merenda

Desde ontem(25), as escolas municipais oferecem merenda escolar aos alunos, informou hoje, o Presidente do Conselho da Merenda Escolar no municipio, Jocicleudo Silva Maia.
Além dos recursos provenientes do PENAE, o municipio tem reforço na merenda escolar, com os recursos do programa COMPRA ANTECIPADA, da CONAB que através de uma associação compra produtos produzidos por agricultores locais e encaminham às escolas. Dos recursos do PENAE, informa Jocicleudo S. Maia, que 30% são destinados também a compra de produtos da região, como melancias, açai, banana e outros.
A merenda para as escolas rurais só em abril quando as aulas começam, até lá os professores cursam a faculdade em Sena Madureira e o municipio economiza na merenda.

Pequenas iniciativas, bons negócios

Não há um estudo sobre o assunto, mas os pequenos negócios criados em Manoel Urbano, mostram bons resultados para os seus criadores. Pequenos comércios, lanches, vendas ambulantes representam que por menor que seja, o empreendedorismo se mostra uma boa opção de negócio de vida. Esse caminho deve ser trilhado e incentivado!

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Chuva, transtorno, descaso e reclamações

As fortes chuvas dos últimos dias estão aumentando as reclamações dos murbanenses que vêem a cada dia a piora das condições infra-estruturais da cidade. Com a chuva de ontem, uma das poucas ruas que liga o Bairro São Francisco ao São José(Rua do comércio do Justino), que já estava deteriorada, acabou apartando de vez pela força da água. Este trecho de Rua há três anos, possuía calçamento, mas a falta de reparos... (veja foto abaixo).
Outro trecho difícil é a Rua do Hospital, na altura do Bairro São José, com calçamento há pouco tempo, mas o despreso aos pequenos buracos a transformaram intrafegável aos moradores e pequenos veículos. As chuvas pioram a situação e o tempo que está sem reparos caracteriza o abandono.
A lama está em todo lugar, mas o mais gritante é a despreocupação com que é tratada a situação. Num buraco que se formou na esquina da Unidade Mista de Saúde, o máximo que foi feito foi a colocação de barro, que quando choveu transformou-se num atoleiro(ver foto abaixo).
"Essa é uma demonstração de incapacidade de cuidar do municipio", disse Anderson Aguiar, morador do Bairro São Francisco(primeira foto). "É uma luta pra passar. Agente põe sacolas nos pés e se mela muito. Hoje uma menina caiu aí", disse o estudante de 13 anos CGS, que precisa passar pela rua, agora apartada por um buraco.
Moradores pretendem fazer protesto em frente a Prefeitura, o Purus On Line, se isso acontecer, estará lá para fazer o registro.
O Secretário de Obras, Francisco Bezerra de Almeida, não foi encontrado para comentar a situação. Os demais cargos, abaixo do secretário, não quiseram se pronunciar sobre a situação da cidade e das reclamações que são generalizadas.



Muita chuva

Veio agora há noite, por volta das 22:30 horas, mas veio com força a chuva. De tarde também choveu, uma chuva rápida e forte. Depois de um alguns dias de estiagem que animou alguns toyoteiros a enfrentar a estrada (só especulação, não acreditei que tivessem coragem), o nosso inverno amazônico pegou de novo. Alunos da Escola Nazira, ficaram ilhados, a pensar como iriam para casa de baixo de chuva! Alguns caíram nela!
"Aí meu Deus, como vou agora entrar na minha rua, que além de escura, agora com lama!", exclamou uma jovem estudante que mora no bairro às voltas da Olaria da Prefeitura, com ramais, sem pavimentação.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Unidade Mista de Saude de Manoel Urbano tem Conselho Gestor

Foto: Ana Érica
Desde o ano de 2008 a Unidade Mista de Saúde possui o Conselho Gestor, um grupo de pessoas da sociedade que através dos encontros mensais, dão sugestões a cerca de assuntos pertinentes ao bom funcionamento da Unidade. "O papel do Conselho é possibilitar a participação da população nas decisões da Unidade sugerindo, fiscalizando os recursos e participando visando maior transparencia no gasto com os recursos e participação da comunidade", explicou Ana Érica, Diretora Administrativa, membra nata e tesoureira do Conselho.
Atualmente o Conselho da Unidade Mista de Saúde de Manoel Urbano, tem 8 membros, 4 titulares e 4 suplentes.

O Conselho se organiza da seguinte forma:

José Lima dos Santos (Coordenador)
Ana Érica da Silva (tesoureira)
Francisco Barreto da Silva (secretário)
Antonio Alberto V. da Costa( membro titular)

Segundo Ana Érica, está prevista para os próximos meses uma audiencia pública que terá como principal objetivo prestar contas à comunidade, das ações realizadas nos últimos meses na Unidade.
As reuniões do Conselho Gestor da Unidade Mista de Saúde acontecem toda 1ª Quinta - Feira de cada mês em sua sede e é aberta à comunidade.

Já em funcionamento

Voltou a funcionar na tarde de hoje(23) a ambulância da Unidade Mista de Saúde de Manoel Urbano. O carro estava com problemas mecânicos desde dezembro quando a BR 364 fechou e cessou assim a possibilidade de levá-lo para manutenção em oficina autorizada. Uma parceria entre a administração da Unidade e o mecânico da Prefeitura, os reparos basicos e essenciais foram feitos e o veículo já está pronto para atender à comunidade.

Índios catadores de lixo: cena comum por aqui

Nos dias de estiagem, quando o carrinho do lixo(foto acima) consegue subir a ladeira para o lixão, normalmente encoberta por lama nos dias de chuva, índios o acompanham para catar no lixo, latas vazias, fragmentos de tecidos, papelão e outras coisas...
A cena é comum por aqui e não é a primeira vez que registro a situação. Por ser comum, parece que é banal e natural ver, principalmente os kulinas, catar lixo. É bom que se encontre uma solução para o que parece ser um problema social e grande. Um dos índios que "arranha"o português justificou-se, com uma lata de leite vazia na mão, "é pá nois fazer luiz, lamparina". Se fosse só pra isso, seria muito fácil conseguir latas secas, sem a necessidade de levar crianças ao lixão e expô-las ao risco de doenças.
Autoridades sanitárias locais não foram procurados para comentar a situação, mas o espaço está aberto para estes e para outros órgãos governamentais responsáveis em acompanhar nossos indígenas.


terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Escolas municipais começaram aulas, sem merenda.

Começaram nesta segunda-feira(22), as aulas nas escolas municipais, mas os alunos estão voltando para casa uma hora antes devido à falta de merenda nas unidades de ensino. Na prateleira da escola municipal Graça Rocha, estão os remanescentes do último envio de merenda que não permite o preparo de uma porção, pois "tem uma coisa e falta outra", explica o diretor Francisco. Na escola D. Próspero Bernard, e em todas as outras, não é diferente a situação. "Esses dois dias não teve merenda e liberamos os alunos mais cedo", disse o Coordenador Pedagógico Professor Eucimar Tavares perguntado sobre o assunto.
O Secretário Municipal de Educação Jazanias Lopes Mendes, explicou que embora estivesse no planejamento o envio da merenda escolar para o início das aulas, um problema no processo licitatório inviabilizou o mesmo. "Até o mês de março começam o envio das verbas federais para a compra de merenda e nós(Prefeitura) entramos com a contrapartida e é dessa contrapartida que vamos comprar a merenda. Fizemos o pedido(ao prefeito), a coleta com menor preço e falta agora o procedimento final, que é o Prefeito dar o aval para prodecermos à compra", explicou o Secretário que calcula até a próxima semana a questão estará resolvida.
As escolas municipais possuem como recursos, não para a compra de merenda, o PDDE(Programa Dinheiro Direto na Escola), provenientes do Governo Federal.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Tarde de Domingo

Obra de arte: paisagem natural que só o Criador pode fazer!
Estrada da Manga

Ponte do Purus: a passos largos

A construção da Ponte sobre o Rio Purus, não para. Mesmo no inverno os trabalhos continuam e a evolução já é vista na estrutura da obra. (Foto de hoje a tarde. Vista da ponte a partir do lado direito do Rio - M.Urbano/Sena M.)

Luz para todos

Moradores das margens da BR 364, já podem comemorar a luz elétrica em suas casas. Antenas, tvs, geladeiras, liquidificador e outros eletromésticos passaram a fazer parte da vida de dezenas de colonos murbanenses nesses últimos anos. Além da BR 364, outros ramais agrícolas ganharam energia do Programa Luz Para Todos. "Onde já se viu, nois poder fazer vitamina aqui na colonia", disse admirado um dos agricultores do PA Nazaré após preparar no liquidificador uma mistura de frutas.


Cuidado Motorista!

Na Estrada da Manga, cuidado dobrado, animais podem aparecer a qualquer hora na pista. O risco é iminente. (Foto de hoje a tarde)

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Personagem

Jorge Braga de Almeida, é Zé Pequeno, que nunca deixa o Passarinho, seu cachorro e parceiro na vida. A madeira em sua mão direita, é para proteger Passarinho de quaisquer ameaça, inclusive de cachorros da rua. "O Passarinho - que tem 7 anos - é meu grande amigo", diz Zé Pequeno, que tem 68 anos e 3 de aposentado. "Cortei seringa durante 20 anos. Queria ser Soldado da Borracha!", diz Zé sonhando com casa própria, pois mora de aluguel. Zé é muito querido na cidade e é um dos personagens históricos de nossa cidade.


PT quer menor jornada de trabalho sem perda de salário

Com informações,reutersbrasil(www.oriobranco.net)
O congresso nacional do PT aprovou nesta sexta-feira(19) emenda às diretrizes do programa de governo do partido que defende a redução da jornada de trabalho sem redução de salários.Tema que tem gerado preocupação no empresariado, a proposta de redução da jornada de trabalho tornou-se um assunto polêmico no evento.
A proposta original da Executiva Nacional da legenda propunha a "construção de um consenso para lograr a jornada de trabalho de 40 horas," ante as atuais 44 horas semanais.
Alguns líderes do partido tentaram alterar tal passagem do texto a fim de amenizar seu tom. No entanto, a maioria dos delegados petistas aprovou emenda que adicionou ao texto uma passagem que criou o "compromisso com a defesa da jornada de trabalho de 40 horas semanais sem a redução de salário".
"Só tem viabilidade se for acompanhado de uma negociação com o setor produtivo, como por exemplo com redução tributária", argumentou à Reuters a líder do governo no Congresso, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), antes da votação.
"Aprovar neste congresso (do PT) não será grande dificuldade, mas tem que aprovar no outro Congresso (Nacional)."
Uma proposta de emenda constitucional (PEC) sobre o tema tramita na Câmara, mas ainda não há consenso para sua votação.
As diretrizes do programa de governo do PT são as propostas que serão apresentadas pelo partido às outras legendas que integrarão a campanha à Presidência da República da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), para montarem o programa de governo da coalizão.
O governador do Sergipe, Marcelo Déda (PT), nega que as propostas da sigla apontem para um eventual governo de Dilma mais à esquerda que a administração Luiz Inácio Lula da Silva. Para ele, as diretrizes a serem aprovadas pelo congresso do PT sinalizam que a campanha da ministra defenderá a continuidade com avanços.
"Esse programa de governo não reflete a Dilma, reflete o PT. Não é um bolo que a Dilma oferece ao PT, é um bolo que o PT oferece à Dilma," explicou o governador."Dilma é a expressão desse governo e o que ele tem de compromisso."

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Decisão do TSE é favorável ao prefeito afastado de Sena Madureira

Félix Fischer, Ministro do Tribunal Superior Eleitoral deu paracer favorável à volta do Prefeito de Sena Madureira Nilson Areal, cassado pela acusação de compra de votos. Leia mais sobre a matéria no Jornal O Rio Branco ou no site do TSE.

Nossos parabéns!

Nossos parabéns ao Diretor da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio, Nazira Anute de Lima, Carlos Simão do Nascimento que aniversariou ontem(18). Professores e funcionários fizeram hoje, um ato de comemoração ao dia do aniversário do diretor que agradeceu o gesto de carinho de seus colegas de trabalho.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Casas populares: já está na hora de começar

Muitos murbanenses estão na expectativa de adquirir uma casa nova. A política de construção de casas populares foi estagnada desde o último ano de mandato do Prefeito Jorge Almeida, 2004. Daí em diante, muitos estão a sonhar com uma mãozinha dos governos para realizarem o sonho em ter uma casinha digna para morar.

Na volta do retiro...

Dezenas de jovens das várias igrejas preferiram passar o carnaval em oração ou passeando pelas colônias na zona rural do município. A cima(foto), jovens da Igreja Monte Gerezim voltando de retiro.

Saúde municipal: Mal das pernas

"Nao estamos fazendo extração dentária. Acabou o anestésico". Este é o aviso que constava na porta, pelo lado de dentro, do posto de saúde Inacio Ribeiro Dantas no centro da cidade, até ontem (17). Mas, não há que ser refeito o estoque desse material antes que acabe para não faltar o atendimento ao público?

O aparelho que faz limpeza de dentes já completou aniversário que está com defeito, e sem funcionar, obvio, confidenciou uma funcionária da saúde, que preferiu não se identificar. No posto Inácio Dantas, está também um aparelho de ultrasonografia, que funcionou em média 3 vezes e já vai para mais de ano. Este mês, veio à cidade equipe médica particular fazendo o exame de ultrassonografia, o que deixou revoltados as pessoas que tem conhecimento de que o poder público municipal tem, mas não o faz funcionar.
O Posto de Saúde Municipal, que já não tem identificação, veja foto abaixo, onde existiu no passado, um letreiro com, identificação do mesmo.

No Posto de Saúde Josefa Nunes, no Bairro São Francisco, a situação não é tão diferente, há mais de ano que o compressor de ar está quebrado e por conta disso, não há tratamento dentário, agora a extração de dente, única que funcionava, foi paralisada por falta de anestesia. Há como exigir dos profissionais? Os funcionários, se quiserem tomar um cafezinho tem que recorrer aos vizinhos do posto, pois o mesmo há aproximadamente um mês não tem gás de cozinha, garantiu uma servidora do municipio. E há ainda a falta de médico. Hoje(18), o Posto ficou sem médico, o unico que fazia atendimento está viajando.
Se na cidade está assim, dá para imaginar como está o interior. Por várias vezes liguei para o Prefeito, mas não logrei exito em falar com o mesmo para comentar a situação.




Murbanenses caem na folia no último dia de carnaval

Os murbanenses deixaram o último dia do Carnaval para caírem na folia. Já perto da meia noite de ontem, o bloco de foliões puxado por Dr. Luís, animou quem estava de braços cruzados a ver Manoel da Banha dançar. Com a chegada de Dr. Luís e seu grupo, pode-se dizer que a folia do Carnaval começou!
O público aumentou na última noite e aumentou também a animação. "Esse é um momento de descontração, de alegria, de festa. Vamos nos divertir!", disse palanque Dr. Luís, após fazer lembrança ao folião Edson Castor, falecido este ano. "Castor era animado, lembremo-nos de sua alegria!" completou Luís.
A última noite de Carnaval terminou às 4:00 horas da manhã, com a insatisfação de alguns foliões, diante da promessa de que o mesmo terminaria às 5:oo horas.
Sob o aspecto da segurança, o Carnaval Murbanense foi tranquilo. "Foi excelente, o melhor de todos os anos! Nas quatro noites tivemos um preso", afirmou o Comandante da Polícia Militar em Manoel Urbano, o Sargento Paulo Rocha.
(Obs.: Mais fotos do carnaval amanhã no Orkut Benenê Alves)

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Crianças também caem na folia do Carnaval 2010

Desde ontem(14), está sendo oferecido o carnaval para o público infantil murbanense. Dezenas de crianças, aglomeram-se diante do palco para aproveitar o som. Ontem(15), a tarde, o Professor Wagno Azevedo ajudou a animar a festa, com show de calourous infantil.
A programação infantil segue até o ultimo dia de carnaval.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Foliões incansáveis

Por volta de 1:00 da manhã. Esses foliões ainda estavam a dar e vender energia. Veja o vídeo, carregado depois de mais de uma hora de espera na banda larga.

Segundo dia de Carnaval

A segunda noite de Carnaval aglomerou foliões murbanenses, mas não superou às expectativas quanto ao público. "O Carnaval das crianças, à tarde, foi melhor!", disse ontem a noite um dos foliões. (Foto: aproximadamente 23:30 horas)
(00:45 horas)
(01:30 hs)
(idem)

Marcado para término às 3:00hs, o Show terminou mais cedo, por volta das 2:20 horas. Nas duas noites de Carnaval, não houve registro algum de ocorrência policial no evento, o que faz ser o nosso Carnaval, um dos mais tranqüilos do Estado.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Uma cena: inúmeras possibilidades de leitura

Por acaso me vi atrás do veículo do Hospital. O mesmo com algumas pessoas e uma taboca, com a ponta sobrando pela carroceria. Rapidamente notei que havia uma rede atada à mesma. Como sou da região logo, deduzi que tratava-se de um doente que tivera sito transportado por pessoas. Segui-a até o Hospital para ver de quem se tratava, afinal de contas, em Manoel Urbano, conhecemos quase todo mundo. Chegando lá, obtive a explicação do pai do jovem: "Uma dor de estômago muito forte deu nele, aí trouxemos ele".
O rapaz é um agricultor conhecido e com fama de trabalhador. Mora no ramal Pedro Machado. Pra lá, a lama dá no meio da canela e em alguns lugares mais acima. Não tem jeito, se alguém adoecer, os vizinhos de bom coração, devem trazê-lo na rede em adjunto. Está aí, a primeira lição, o amor ao próximo, fruto da fé e da verdadeira humanindade.
Para falar sobre ramais conservados, teoria dos Projetos de Assentamentos Agrícolas, supostas responsabilidades dos "poderes", inclusive o daqui, deixo para os profissionais, como disse, são inúmeras as possibilidades de leitura da imagem e da realidade.
A propósito, o jovem trabalhador já foi medicado e tem melhoras e o carro da Unidade Mista de Saúde, o transportou da entrada da cidade à sua sede.

Por necessidade: garotos constroem campinho de futebol

Garotos do Bairro São Francisco, na entrada da cidade, formam, paralelo à Rua Mendes Araújo, campinho de futebol.
"Esse é o estádio do Morumbi e é nosso, tira a foto!", gritou um dos jogadores mirins de pelada ao ver a lente da câmera apontada para a partida.
Sem opções de espaços de lazer, os garotos aproveitam terrenos abandonados, roçam e formam o campo, onde brincarão até o dono da área interditar com arame farpado, como é comum.
Os principais espaços de esporte de Manoel Urbano - quadra da Cohab, Campo Ferreirão e Quadra poliesportiva N. Sra. da Penha - foram abandonados nos ultimos anos.

Carnaval 2010: muita música, pouco público

Vista a partir do público

A primeira noite de Carnaval em Manoel Urbano foi marcada por muita música, ao som de Davi, Joice e Zir que garantiram a alegria do pequeno público. O evento começou, em frente à Praça Nossa Senhora da Penha, às 21:00hs e terminou por volta das 3:00hs.
Vista a partir do palco

A tranqüilidade entre os foliões murbanenses marcou a primeira noite de carnaval. O pouco público na primeira noite, garantiu além da tranquilidde, o pequeno faturamento para os comerciantes das barraquinhas de comida e bebidas que não ficaram tão satisfeitos. A expectativa é que melhore a partir de hoje.
Funcionários da Secretaria de Saúde estavam presentes distribuindo preservativos e orientações sexuais com cartazes.
As polícias civil e militar fizeram o esquema de segurança do carnaval murbanense, e tiveram reforço de seguranças contratados pela Prefeitura e Agentes Voluntários de Proteção da Criança e Adolescentes de Manoel Urbano.

Delegado Adriano e policiais civis: trabalho de estreia no Carnaval murbanense.
Agentes Voluntários de Proteção da Criança e Adolescente: presença marcada

A título de registro, foliões murbanenses reclamaram a falta de banheiros públicos no espaço onde acontece o Carnaval Murbanense, imprescindível.

Veja mais fotos da primeira noite do Carnaval 2010 no orkut, Benenê Alves.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Mais uns dias

Mais uns dias e um pé de feijão começará a produzir no meio de uma das ruas do Bairro São José. Para está desse tamanho, dá para imaginar quanto tempo faz que a rua não é limpa. Um dos moradores do Bairro trabalha um abaixo-assinado pedindo providências a autoridades municipais. Se abaixo-assinados resolverem problemas, talvez nossa Manoel Urbano melhore um pouquinho, pois são muitos, principalmente com a presença do Ministério Público na cidade. Enquanto isso, vai crescendo feijão...