domingo, 6 de fevereiro de 2011

Confusão: Manoel ou Manuel Urbano?

Texto extraído de: RIBEIRO, Napoleão. O Acre e seus heróis: contribuição para a história do Brasil; apresentação do Senador Geraldo Mesquita Júnior. Brasília: Senado Federal, 2008, pg. 19.



A confusão na grafia do nome do Município de Man..el Urbano é grande, e começa desde quando resolveram agraciar o desbravador do Purus, o corajoso prático índio mura, grande conhecedor da região(ALVES, 2009), Man..el Urbano da Encarnação dando-lhe o nome da Vila Castelo.

A confusão está na grafia do nome que nem mesmo os escritos antigos entram em consenso. Por exemplo, no texto acima, Manoel e Manuel num mesmo corpo de texto da reedição do livro O Acre e seus heróis, de Napoleão Ribeiro, editado em 1930 e agora 2008, pelo Senado não dá margem para tirar-se a dúvida.

Do site www.ciberduvidas.com encontrei a seguinte explicação para a grafia de ManUel ou ManOel:

Manuel. É esta a grafia correcta em Portugal, e não "Manoel", porque vem de Emanuel (com aférese do e), e este do latim Emmanuele(m) , de origem hebraica. Em hebraico significa "Deus está connosco". Obs.- Em "Manuel/Manoel" não há uma questão de prosódia, mas de grafia. No Brasil, usam-se as duas formas.


A explicação nos ajuda muito a entender a questão. Talvez de fato o Man..el Urbano da Encarnação fosse escrito Manuel Urbano da Encarnação, na forma mais arcaica de 1800, mas os os escritos mais antigos a que tive acesso, também não deixam isso óbvio, pois encontrei numa pesquisa em jornais antigos do Acre no CDIH da UFAC, nas poucas vezes que o mesmo aparece, a maior parte da grafia aparece Manoel Urbano( mais do que Manuel Urbano).

Mas o que vale oficialmente, a grafia da certidão de nascimento de alguém ou a forma como pronunciamos o seu nome? No caso do Município o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ, o nome do Município está grafado Manoel Urbano. E agora, como escreveremos?

Particularmente enquanto não mudarem o nome do Município no CNPJ, escreverei Manoel Urbano - como no CNPJ - e creio que as repartições públicas também. Mas a confusão talvez continue, mas acredito que devemos, a bem da identidade da cidade, ao menos escrever corretamente o nome dela. Deixo agora a discussão aos doutores, mestres, pesquisadores ou quem tiver interesse nela.


De cara a cara, as duas grafias, Manuel Urbano na sede da retransmissora da TV Acre e na sede do Poder Judiciário Manoel Urbano.

4 comentários:

  1. Como Historiador entendo sua preocupação! acho conveniente que, se há um erro de grafia, coisa que pode parecer tão banal para muitos, deve-se consertar. afinal o nome do desbravador era manuel Urbano e não Manoel. Parabéns pela seu blog!
    abraços!
    Sezimária

    ResponderExcluir
  2. Sezimira, parecendo embora lógico, grafando Manuel em vez de Manoel prejudica a piada de "Manoel"...

    ResponderExcluir
  3. É a resposta que eu ia dar. O Manoel, deve-se a erro no cartório. O tabelião escreveu como ouviu e não como deveria ser.

    ResponderExcluir