quarta-feira, 30 de março de 2011

Trecho Manoel Urbano/Sena Madureira pela primeira vez na História trafegável no inverno

Placas indicam fim da estrada pavimenta e inicio da estrada de chão onde já aconteceram diversos acidentes. A maioria deles, segundo comenta-se, por excesso de velocidade.



A dificuldade de tráfego em 3 quilômetros no trecho da BR 364 entre Sena Madureira e Manoel Urbano, não pode apagar a grande alegria e satisfação que temos em ter pela primeira vez na História do Município o direito de ir e vir neste trajeto no inverno.

Os 3 ou 4 quilômetros que fica difícil trafegar nos dias de chuva, fica dentro dos quase 7 km que ainda não receberam pavimentação ou a sub-base e fica próximo à ponte do Purus. De fato todo o trajeto desses 7 quilômetros ganharam buracos e lama devido à força do inverno e principalmente nos dias de chuva a situação complica-se para quem quer passar com carros baixos. Daí a preocupação dos taxistas que ganham a vida e pagam seus veículos fazendo a rota entre os municípios vizinhos.

A pavimentação da BR 364 trouxe muitas coisas novas para Manoel Urbano. Com a estrada, novas lojas foram abertas, linhas de ônibus intermucipal passou a existir, ônibus escolar passou a atender alunos da BR, facilidade no atendimento de emercias médicas e atividades policiais, além claro da formação de uma nova categoria de trabalhadores, os taxistas.


Trecho entre Sena Madureira e Manoel Urbano.
Nos dias de chuva parte da estrada não pavimentada fica lisa e perigosa. O trecho acima, compreende aproximadamente 3 ou 4 quilômetros próximo à Ponte do Purus.
Nos demais trechos, muitos buracos e estrada escorregadia nos dias de chuva, porém uma ou duas horas depois da chuva, se o motorista dirigir com cuidado, dá pra trafegar.
Desde o verão passado, todos os dias houve trafego de veículos na BR 364 entre Sena Madureira e Manoel Urbano, inclusive de caminhões que transportam suprimentos alimentícios e outros para a cidade. Para manter as condições de tráfego, o DERACRE, estabeleceu 10 toneladas como carga na estrada.
Na direção da Ponte do Purus, os trilhos mostram as condições de trafegabilidade da estrada nos 7 km. Nas laterais, a lama formada pelas chuvas e passagem de carros e caminhões.


O trecho de fato precisa ser recuperado, mas as intensas chuvas representa um grande desafio!



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