domingo, 10 de abril de 2011

PESQUISA: TIÃO VIANA TEM 51,5% DE APROVAÇÃO NOS CEM DIAS

Foto: google imagens


Os primeiros cem dias de administração do governador Tião Viana foram bem avaliados pela população. Considerando as respostas que apontam sua gestão como ótima (13,9%) e boa (37,6%), ele conta, pela soma, com a simpatia de 51,5% dos entrevistados pela pesquisa Data Control/ATRIBUNA. Se incluir o item regular, o total avaliado chega a 79,5%.


A pesquisa também apurou que apenas uma pequena parte dos entrevistados reprova a administração, já que quando perguntados de como considerava o desempenho do governo, somente 2,4% escolheram a opção ruim e 6,7% a alternativa péssima, o que dar uma soma negativa de 9,1%. Entre os pesquisados 11,4% não souberam ou não quiseram responder.


Foram realizadas um tamanho de amostra com 700 entrevistas entre os dias 5 e 7 de abril, portanto, às vésperas de se completar os 100 dias de administração do governador Tião Viana, completados exatamente neste dia 10 de abril.


A pesquisa abrangeu os municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Brasiléia e Epitaciolândia. Pela metodologia adotada oficialmente pelo Instituto de Pesquisa Data Control, o erro amostral e intervalo de confiança, de maneira mais geral, para uma frequência de 50%, sobre esta amostra é 4,00% o que caracteriza sua precisão, pois o campo pesquisa no estado representa 61%. O intervalo de confiança é de 95%.


Seu antecessor, Binho Marques, no mesmo período tinha: 3,5% de ótimo, 23,19% de bom, 36,53% de regular, 5,59% de ruim, 12,51% péssimo e 18,68% não souberam opinar. Por outro lado o ex-gvernador Jorge Viana no mesmo período de seu segundo mandato, quando começamos formas nossa série histórica, que tinha os seguintes números ótimo 28,0%, bom 36,5%, regular 27,5%, ruim 1,0%, 6,0% de péssimo e 1,0% que não souberam opinar.


Para entrevistados expectativa de boa gestão ultrapassa 80%


As boas notícias para o governador Tião Viana não param por ai. Na opinião dos entrevistados, são boas as expectativas que eles tem do futuro da administração estadual. Para 21,4% é ótima a expectativa em relação ao governo, enquanto 43,3% acreditam que ele terá bom desempenho, e 20,6% apostam na regularidade.


Por outro lado temos os entrevistados que não acreditam em um bom desempenho do governo nos próximos anos. 2,6% apostam que será ruim e 4,3% que será péssima. Entre os pesquisados 7,9% não quiseram ou não sabiam como opinar.


Também neste quesito que aponta os que não veem nenhuma esperança no desempenho futuro do governo, o governador Tião Viana tem um dos mais baixos índices registrados pelas pesquisas realizadas até este momento.


BINHO MARQUES


A pesquisa Data Control/A TRIBUNA inovou este ano e procurou fazer uma comparação em relação ao governo anterior (também da Frente Popular) e fez uma pergunta comparativa, para que o eleitor avaliasse o que foi e o que espera no futuro. O resultado também foi surpreendente.


O objetivo da pergunta era saber se o entrevistado, em sua opinião, considerava se o governador Tião Viana vai fazer uma administração melhor, igual ou pior que a feita nos últimos quatro anos pelo governador Binho Marques.


Para 11,9% dos entrevistados Tião Viana será muito melhor governador que seu antecessor, enquanto 49,4% afirmam que será simplesmente melhor, e 24% dizem que será igual a Binho Marques. No entanto, para 5,4% a gestão de Tião Viana será pior que a de Binho Marques, mas, somente 2,3% consideram que será muito pior e 7% não responderam.


Procurando ser mais abrangente e mais avaliativa, a pesquisa ainda indagou aos entrevistados para citar uma ação do governador Tião Viana que mais gostou. Nesse quesito a grande maioria não soube responder. Foram 92,3%. Uma questão da Saúde Pública, no entanto, foi lembrada: o novo Pronto Socorro foi citado por 3,8% dos entrevistados. O mesmo número também recordou uma questão da área rural, que citou pavimentação de ramais.


Entrevistas realizadas também no interior


A PESQUISA AMOSTRA


Representativa em relação ao total dos eleitores do Acre, correspondendo 0,15% do eleitores, (700 entrevistas) estratificadas por sexo, escolaridade, faixa etária, renda e religião.


COLETA DOS DADOS


Através de entrevistas em ponto de fluxo nos municípios de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Brasiléia e Epitaciolândia com utilização de questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa e sorteio aleatório dos entrevistados. As entrevistas foram realizadas por uma equipe de pesquisadores e checadores do DATA CONTROL - Instituto de Pesquisa, devidamente treinada para abordagem.


TAMANHO DA AMOSTRA - 700 entrevistas.
DATA DE CAMPO - 5 a 7/04/2011.
LOCAL - Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Brasiléia e Epitaciolândia.


Jornal A Tribuna


Nenhum comentário:

Postar um comentário