domingo, 5 de junho de 2011

Registro: Funcionários da Prefeitura paralisam


Embalados pela palavra de ordem do Sindicato dos servidores da Prefeitura de Manoel Urbano, o SINSEPUM criado ano passado, em torno de 40 funcionários pararam em frente ao Prédio do Poder Executivo local, na quinta-feira(2/06) para pedir negociação das perdas salariais acumuladas ao longo da administração Manoel Almeida que esteve a frente do executivo municipal de 2005 a Agosto de 2010.

Para a categoria as perdas salariais chegam a 30% e precisa ser corrigida. Alguns funcionários, pedem providências na correção na defasagem do salário na carteira.

Ainda na quinta-feira, o Prefeito Chico Mendes reuniu-se com a direção do sindicato e com Rosana Nascimento presidente estadual da Central Única dos Trabalhadores - CUT. Na reunião, foi posta a situação financeira em que se encontra a Prefeitura.

"Sou a favor de ajuste, de aumento, em fim, sou a favor da idéia de melhorar o salário dos nossos servidores, mas desde que possamos fazer sem complicações para o próprio servidor e que não seja de encontro com as leis", disse Chico Mendes, referindo-se à Lei de Responsabilidade Fiscal.

"Nossa preocupação, Prefeito Chico Mendes, é resguardar os direitos de todos os trabalhadores", disse Rosana Nascimento, presidente da CUT.

A reunião estendeu-se com a Comissão do SINSEPUM puxando debates a cerca do enxugamento da folha, de cargos comissionados e servidores que estão fora do Município.

O Prefeito dispôs as folhas de pagamentos e lista de cargos comissionados e servidores com portarias para o sindicato e voltará a reunir-se na próxima segunda-feira(13).


Prefeito Chico Mendes, vereadores, secretários municipais, Rosana da CUT e representantes sindicais no salão da Câmara de Vereadores.



SITUAÇÃO COMPLICADA

Com dívidas acumuladas e hoje negociadas, como o parcelamento da dívida com a Previdência Social que beirava os 2 milhões de reais, de FGTS, ELETROACRE, DEAS, PASEP e causas trabalhistas(praticamente meio milhão de reais), além de muitos credores, a Prefeitura tem que suportar um quadro funcional de 415 servidores.


É BOM LEMBRAR

O Município de Manoel Urbano em 2005, antes da gestão do Prefeito Manoel da Silva Almeida, possuia um quadro funcional de aproximadamente 200 servidores, em 29 anos de emancipação. Bastou 6 anos o número de servidores dobrou e foi para 415 funcionários efetivos.


RELUTAR PARA NÃO DEMITIR

O Prefeito Chico Mendes e sua equipe não concordam com demissões e prometem trabalhar para que não ocorram.

Não é a primeira vez que um prefeito é forçado a demitir pessoal após uma administração de Manoel Almeida. Em 1993, o então Prefeito Admilson Mendes ao tomar posse teve que demitir 65 funcionários, para poder regularizar a folha dos servidores e tentar tirar a Prefeitura da bancarrota. Mesmo com as demissões Prefeitura ficou inadimplente por todo o seu mandato.


Os principais líderes do movimento de paralisação, fizeram parte da administração de Manoel Almeida como secretários.






Nenhum comentário:

Postar um comentário