quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Oficina trabalha produção de biojóias com escamas de pirarucu

Ao longo de toda a semana, um grupo de mulheres murbanenses aprendem a fazer biojóias com escamas de pirarucu e sementes da Amazônia. A Oficina de Artesanato em Escamas do Pirarucu, que terá 100 horas, é oferecida pelo Instituto Dom Moacyr, em parcerias com a Prefeitura de Manoel Urbano e COOPAM.

Segundo Irmã Fatima Freitas, da Cooperativa dos Artesãos e Agricultores Familiares da Economia Solidária de Manoel Urbano (Coopam), mais 4 cursos são oferecidos pelo Instituto D. Moacyr, Manicure e Pedicure, cortes, escova e Modelagem.

"Os cursos são o início para uma vida profissional e para uma fonte de renda familiar", diz Irmã Fátima.

"A partir dos cursos, a Secretaria de Estado de Pequenos Negócios, vai acompanhar tecnicamente por 2 anos, cada um dos que se disporem a empreender. Vamos acompanhar e ajuda-los a empreender para uma vida melhor", explicou Ana Silva, Gerente da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios em Manoel Urbano.

"Esse é um trabalho que realmente satisfaz porque é uma terapia e uma ótima oportunidade de ganhar dinheiro", comentou Émile Ferreira, participante da oficina.


Estamos aproveitando a Festa do Pirarucu, para trabalhar a sustentabilidade a partir do artesanato com escamas do peixe e com sementes da Amazônia. A biojóia com escama do pirarucu é altamente valorizada é uma alternativa econômica para muita gente.



Cassia Maria da Silva
Do Movimento de Economia Solidária do Acre e membra da Associação Arte e Jóias da Floresta.




O pirarucu, um dos maiores peixes de nossa região, não oferece somente uma carne saborosa, mas suas grandes escamas, permitem a confecção de variadas biojóias. Nas mãos da murbanense Zeíma, um brinco produzido a partir da combinação de sementes e escama de pirarucu.


Zeíma Mendes, participante da Oficina de Artesanato com Escamas de Pirarucu com o primeiro trabalho pronto.







Concentração e criatividade moldam as belas joías que farão a alegria de muitos amantes dos produtos criados a partir da natureza Amazônica.






Toda a produção artesanal criada pelo grupo será exposta e disposta a comercialização por ocasião da Festa do Pirarucu que ocorrerá no fim deste mês de Agosto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário