sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Governo entrega casas e ruas, e inicia educação profissional em Manoel Urbano

Se Manoel Urbano é um exemplo do trabalho integrado e da visão de desenvolvimento comunitário do governo, Maria Zenir da Silva é o melhor retrato dessa realidade. Nesta sexta-feira, 5, ela recebeu das mãos do governador Tião Viana as chaves da casa nova, para onde vai mudar com o marido e os seis filhos, deixando para trás a vida de pagar aluguel. Para ajudar na renda familiar ela vai aprender a costurar, nas aulas de corte e costura do programa Geração de Pequenos Negócios, desenvolvido pela Secretaria de Pequenos Negócios e Instituto Dom Moacyr de Educação Profissional.

A casa nova está localizada numa das ruas pavimentadas pelo programa Ruas do Povo. No fundo do quintal ela deve ter uma horta comunitária. E como resultado da mudança de endereço, a qualidade de vida será a maior bagagem.A passagem do governador Tião Viana e a equipe de governo por Manoel Urbano deixou alguns presentes para a população, antes isolada e agora interligada ao Estado pela BR-364. Além de três ruas pavimentadas (Valentim Ferreira de Lima, Edmundo Pinto e Manoel Lima), também foram entregues 15 casas no Loteamento Jacinto Lima e anunciado o início de cursos de educação profissional para 80 moradores, que além da aprendizagem receberão orientação para gerir um pequeno negócio e o material necessário para tocá-lo.
“Não adiantaria a gente fazer um curso de cabeleireiro sem ter um secador e uma escova, ou o de corte e costura sem ter uma máquina. E esse governo enviado por Deus teve esse entendimento e vai doar o equipamento necessário para que gente possa mudar de vida através do trabalho”, disse Maria Zenir.

O governador Tião Viana pediu que as pessoas não esqueçam a ajuda que permite a realização dos programas no Acre: a da presidente Dilma Rousseff, que já autorizou o investimento de R$ 288 milhões para estender o linhão de energia até Cruzeiro do Sul, beneficiando diretamente o município de Manoel Urbano.

“A minha esperança no futuro de Manoel Urbano é a de uma economia desenvolvida, onde uma jovem possa olhar e ver que pode ter uma empresa, que um jovem encontre oportunidades, que uma dona de casa saiba um ofício que auxilie na renda familiar”, comentou o governador.

As 15 casas entregues fazem parte do Pró-Moradia, que integra o Programa Estadual de Habitação e Interesse Social e beneficia famílias que moravam em áreas vulneráveis e inclusas no CAD Único. Cada residência tem 34,2 m² e o investimento custou R$ 322 mil.

Cursos, equipamento e orientação

O presidente do Instituto Dom Moacyr (IDM) falou sobre o orgulho de fazer parte de um programa que dá oportunidade de renda para as pessoas. “Além da pessoa ter oportunidade de aprender um ofício ela recebe o equipamento e é acompanhada por uma equipe preparada para orientar o caminho certo. O resultado disso é uma vida mais digna. Essa formação profissional veio a calhar com a estrada que não será mais fechada, porque agora Manoel Urbano vai experimentar um outro nível de desenvolvimento”, disse Irailton Lima.

“Viemos trazer oportunidades de renda para as famílias porque trabalho é dignidade”, disse o secretário estadual de Pequenos Negócios, (SEPN).

Corte, escova e colorimetria, Artesanato com escama do pirarucu, corte e costura, manicura e pedicura são os cursos escolhidos pelo IDM e SEPN para serem trabalhados em Manoel Urbano. Foram oferecidas vinte vagas em cada modalidade, beneficiando, 80 pessoas.

“O que está acontecendo aqui é a realização das promessas de campanha do governador Tião Viana: ruas, casas, formação. Os políticos só vinham aqui em época de campanha e voltavam só pra tentar novos votos pra reeleição. Hoje nós vemos um sonho antigo realizado. Estamos escrevendo uma nova página na nossa história. É emocionante para nós que vivemos e sofremos aqui ver tudo isso acontecer”, comentou emocionada a presidente da Câmara de Vereadores, Selma Araújo.


De: Agencia de Notícias do Acre


Nenhum comentário:

Postar um comentário