sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Hoje na Feira do Pirarucu: WWF lança filme sobre o Acre

O WWF-Brasil lança nesta sexta-feira, 26, o segundo vídeo a integrar a série Testemunhas do Clima. O DVD reporta os impactos das mudanças climáticas na vida das pessoas a partir de depoimentos de moradores de comunidades rurais.

pirarucucufoto_angela_peres_28sdf997fO lançamento acontece durante a Festa do Pirarucu, no município de Manoel Urbano, onde as histórias foram coletadas através de depoimentos de pescadores que participam do projeto da WWF-Brasil e do Governo do Acre de manejo do pirarucu, o maior peixe de água doce do mundo.


A Festa do Pirarucu também abriga o lançamento de outro produto da WWF-Brasil, o livro "Manejo do Pirarucu: Sustentabilidade nos Lagos do Acre". A obra relata o modelo de manejo do pirarucu desenvolvido no Estado, seus resultados, desafios e lições aprendidas ao longo de sete anos do projeto de manejo do pescado na região de Manoel Urbano.


O vídeo "Testemunhas do Clima", gravado em Manoel Urbano, é o segundo da série no Brasil e deve ser exibido em mais de 100 países através da WWF. Com depoimentos de pescadores do município acreano, busca-se identificar medidas individuais ou coletivas de adaptação às mudanças climáticas. Os participantes contam os impactos da elevação das temperaturas e das mudanças no pulso de inundação dos rios em suas atividades do dia-a-dia, como a pesca e a agricultura de subsistência.


O filme é repleto de imagens fantásticas, intercaladas por depoimentos, de uma realidade pouco conhecida pelo resto do Brasil. A luta dos povos da floresta no dia-a-dia, a tentativa de prosperar de vida, um cotidiano diferente cercado pela natureza e um isolamento que tenta ser rompido. Tudo isso ditado por mudanças climáticas que não seguem a vontade do homem.


Dirigido por Pedro de Castro Guimarães, com doze minutos e versão reduzida com quatro minutos, o DVD "Testemunhas do Clima" tem o apoio do governo do Acre e da empresa Nokia.


oestadoacre.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário