segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Ruas do Povo leva mudança de vida para Manoel Urbano

O aposentado Albedes Veloso celebra a chegada da pavimentação e o mais importante, o fim do isolamento que ele, seus familiares e vizinhos estavam sujeitos há mais de 50 anos (Foto: Sérgio Vale/Secom)


Moradores deixam de usar sacolas nos pés para sair nas ruas e comemoram o fim do isolamento

Numa rua que antes até carro de boi atolava, desde o último sábado, 27, o aposentado Albedes Veloso celebra a chegada da pavimentação e o mais importante, o fim do isolamento que ele, seus familiares e vizinhos estavam sujeitos há mais de 50 anos. O aposentado mora na rua Ferreira Mendes, localizada no município de Manoel Urbano.

“Vivíamos isolados dentro da nossa própria cidade. Para sairmos daqui no inverno tinha que ser de bota sete léguas, se não, já ficava dentro da lama. Não tinha com levar uma criança ou idoso a qualquer lugar, tinha que levar nas costas, se não, não ia. Graças a Deus, ao senhor Jesus e a vocês que vieram nos tirar do isolamento”, disse Albedes Veloso ao encontrar o governador Tião Viana durante a entrega da rua onde mora.

A rua do senhor Albedes Veloso, que nos sábado já dava passagem a veículos e motocicletas, faz parte da lista de 14 ruas do município de Manoel Urbano que são da primeira etapa de obras do programa Ruas do Povo no município. Onze ruas já foram concluídas e entregues a população.

No último sábado, o governador Tião Viana, acompanhado pelo diretor do Depasa, Gildo César, deputado estadual Luís Tchê e pelo prefeito do município, Chico Mendes, entregou três ruas na cidade e ouvi muitos depoimentos emocionados da população local que agradeceu a chegada do programa Ruas do Povo.

Realização de um sonho

A dona de casa Zelma Albuquerque, que não acreditava que um dia a pavimentação chegasse até sua rua, se emocionou ao relatar que agora pode andar na rua onde mora sem sacola nos pés e sem precisar levar os filhos à escola carregando-os nas costas por causa da lama.
Ao lado do governador Tião Viana, a dona de casa Zelma Albuquerque, não acreditava que um dia a pavimentação chegasse até sua rua (Foto: Sérgio Vale/Secom)



“Eu dizia que era mais fácil a galinha criar dentes do que essa rua ser arrumada um dia. Eu dizia isso porque passei anos tendo que levar meus filhos para a escola carregando-os nas costas. Mas, até que um dia esse sonho foi realizado graças a Deus e a ao meu governador, essa rua representa muito na minha vida. Agora, a galinha que não criou dente esta lá em casa, dentro de uma panela”, contou Zelma Albuquerque.

O senhor Francisco Paulino, morador da rua Assunção Magalhães, era um dos moradores da rua, também satisfeito com a chegada das obras de pavimentação e melhoria na infraestrutura na sua cidade. Durante a visita do governador Tião Viana a sua rua ele garantiu que a partir deste ano será um fiel pagador de seus impostos porque está vendo o dinheiro que sendo investido na melhoria da situação da comunidade.

“Agora eu faço questão de pagar meu IPTU. Antes eu não nego, não pagava porque não via esse dinheiro voltar em benefício nenhum para nós, mas hoje eu estou vendo. A minha rua era tomada pelo mato e hoje está essa maravilha que vocês estão vendo, toda arrumada com tijolos. Isso é uma coisa que dá gosto de ver e sou muito agradecido por isso”, afirmou o morador.

Trabalho que garante a auto-estima de um povo

O governador Tião Viana observa que em oito meses de gestão é possível ver a mudança em algumas cidades do Acre. “Manoel Urbano é uma delas e se Deus quiser, até o meio do ano que vem ter todas as ruas desse município serão pavimentadas”, garante.
O programa Ruas do Povo vai pavimentar até 2014 todas as ruas de todas as cidades acreanas (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Francisco Paulino, morador da rua Assunção Magalhães, também satisfeito com a chegada das obras do programa Ruas do Povo (Foto: Sérgio Vale/Secom)



Luís Tchê, deputado estadual, ressalta que ações de investimentos como a proposta do programa Ruas do Povo, que visa pavimentar ruas dos 22 municípios do Acre levam a autoestima a população de todas as regiões do Estado.

“O governo Tião Viana está conseguindo resgatar a autoestima do povo do Acre, não apenas de Manoel Urbano. Aqui nós vemos que o governo tem a preocupação de não apenas fazer a rua, mas deixar o local para o esgotamento, a rede de água e depois fazer as calçadas”, destacou o parlamentar.

O diretor do Depasa, Gildo César declarou que a chegada do fim da primeira etapa do programa Ruas do Povo em Manoel Urbano é um momento de extrema alegria para ele e sua equipe.

“Temos a certeza que este é um momento de realizações de sonhos. O governo está de parabéns por esses investimentos e o Depasa continuará fazendo esse trabalho. Estamos finalizando a primeira etapa com 14 ruas e até o final do mês de setembro estaremos fazendo o envio para a licitação de mais 30 ruas, ao total 44 ruas e se encerra todo processo de pavimentação na cidade de Manoel Urbano”, revelou.

Garantia de mais investimento em infraestrutura

Durante a estada em Manoel Urbano, o governador Tião Viana anunciou com visível entusiasmo que o governo da presidente Dilma Rousseff assegurou o repasse de recursos para que o governo do Acre invista em esgotamento sanitário.

“Manoel Urbano terá ruas com esgotamento sanitário e água. Juntos, [governo estadual e federal] estamos melhorando a qualidade de vida das pessoas dessa cidade que antes era muito sofrida, sem esperança. Essa expressão de confiança e de alegria das pessoas é que anima o governo”, disse o governador.

Gildo César revelou que Manoel Urbano será uma das primeiras cidades do Acre a ter água e esgoto.

Incentivo ao pequeno empreendimento

Ao visitar a Feira do Pirarucu, que acontece na cidade, Tião Viana conversou com um grupo de mulheres que confeccionam artesanato com escamas de pirarucu. Elas são coordenadas pela irmã Fátima. O empreendimento é uma ação da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN).

O governo auxilia as mulheres artesãs e organizou a exposição dos produtos confeccionados a partir da escama do peixe.

Com a venda dos produtos as artesãs contam que conseguem complementar a renda familiar e ainda, são estimuladas a participar de oficinas e cursos que recebem o apoio da SEPN.

Para agradecer o apoio que tem recebido do Governo do Estado, as artesãs presentearam o governador Tião Viana com artesanato fabricado por elas.


Agencia de Notícias do Acre


Nenhum comentário:

Postar um comentário