sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Na memória murbanense: Ety Costa Ferreira D'Ávila

Seu Ety Costa Ferreira D'Ávila, foi um dos primeiros funcionários da Prefeitura Municipal de Manoel Urbano.



Qual é o murbanense que não tem na lembrança Ety Costa Ferreira D'Ávila?!


Seu Ety foi o primeiro Carteiro da região, na época que avião assombrava gente quando passava voando baixo. Ety Costa, fazia a viagem Sena a Manoel urbano e de Manoel Urbano a Santa Rosa no remo e varejão.


A partir de um bate-papo com Paulo Costa D’Ávila, um dos filhos Ety, algumas lembranças.


O Carteiro do Purus


Seu Ety, era conhecido por fazer o trajeto Sena/Manoel Urbano em um dia, a pé, pela estrada e por ser um dos primeiros a fazer o trabalho de carteiro na região.


Segundo Paulo Costa, Seu Ety, cuidava das correspondências não só de Manoel Urbano, como também de Santa Rosa e de moradores das margens do Purus.


“No verão tirava em um mês e no inverno fazia em 15 dias. Isso é, quando a gente morava no Seringal Sobral, próximo a Santa Rosa. Tinha uma canoinha chamada Beija Flor. Ele ficava no meio da canoinha e andava muito”, comenta Paulo Costa.


A demora na volta de viagem, causava preocupação, numa época que a comunicação era feita por carta ou por notícias, trazidas por alguém. Os filhos do Ety, ficavam, após 20 dias de viagem, a espera e todos os dias ficavam a esperar o jovem viajante na beira do Rio Purus.


“Minha mãe, Luzia Padilha Costa D'ávila, sonhava quando ele ia chegar. A gente ia pro banquinho na beira do rio esperar...”, conta Paulo Costa.


O tocador das festas

Seu Ety, foi também o tocador e animador de muitas festas nos seringais e na cidade. Tocador de cavaquinho, foi um dos integrantes da primeira banda de música de Manoel Urbano, chamada de Conjunto dos Grilos. O nome do grupo musical foi dado pelo Prefeito da época, o veterano Admilson Mendes.


“Lembro da primeira banda ou conjunto de Manoel Urbano: meu pai, no cavaquinho, Sr. Mario Bananeira e Seu Oton, no violão, Osmar na sanfona e Seu Chico Cupim que tocava o triângulo. Era uma banda que animava muito as festas”, lembra Paulo Costa.


Depois das festas, Seu Ety, passou a ser o animador das celebrações da Igreja Católica, mas quando convidado ia tocar hinos em outras igrejas. O ele gostava mesmo era de animação, ver as pessoas contentes.


“Meu pai era uma pessoa de muita coragem, pra ele não tinha embaraço. Se falasse em moleza pra ele, repreendia na hora”.

Paulo Costa D'Ávila


Tocador de cavaquinho, Ety animava festas populares e religiosas.


Seu Ety, patriarca da família D’Ávila de Manoel Urbano, faleceu em 14 de Dezembro de 2007, com 86 anos, deixou na memória de seus conterrâneos a figura de uma daquelas pessoas de personalidade forte, distinto e destemido.


Tive o privilégio de conhecer Seu Ety, uma personalidade da História Murbanense que está em nossa memória.


Se algum murbanense ou membro da família tiver mais lembranças a acrescentar, fique à vontade. É uma satisfação.


Fotos: álbum de Paulo Costa




Nenhum comentário:

Postar um comentário