terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Manoel Urbano implanta Fórum Comunitário de Segurança Pública

Chico Mendes: “Vamos ajudar no que for preciso para aproximar a política de segurança às instituições e à sociedade civil”/Fotos: Nonato Souza



Reduzir a violência e a criminalidade no Acre. Esse é o principal objetivo do governo estadual no ano de 2012, que está implantando o Fórum Regional de Segurança Pública em todos os municípios acreanos.

Nesta terça-feira (13), o Secretário Adjunto de Segurança Pública, Ermício Sena, esteve em Manoel Urbano junto com outros representantes do governo onde acompanhou a escolha dos membros que irão compor um conselho no município.

O professor Francisco Barreto da Silva foi eleito coordenador da entidade, e a funcionária pública Estela do Nascimento Almeida ficou como vice-coordenadora. A comunidade também elegeu três membros: Edilene Advíncola, Silvana Thaumaturgo e Almir Rodrigues da Silva.

“Acreditamos que somente a conjugação de esforços dos governos federal, estadual, municipal e sociedade de um modo geral, poderão orientar os rumos que devemos dar a uma política de segurança de proximidade. Estamos propondo que este debate se transforme em um tema permanente nos municípios”, destaca o secretário Ermício.

Para o prefeito de Manoel Urbano, Chico Mendes, somente a união dos governos, com apoio da sociedade civil, poderá ajudar a diminuir a violência e a criminalidade no estado.

“Vamos ajudar no que for preciso para aproximar a política de segurança às instituições e à sociedade civil”, disse o prefeito na manhã desta terça-feira, durante a instalação do fórum, ocorrido na Câmara de Vereadores do município.

O delegado José Henrique Maciel, Coordenador das Regionais de Segurança, falou da importância do envolvimento da comunidade com os órgãos da segurança pública. “A polícia não tem bola de cristal. Ela só funciona bem se tiver informações”, explicou.

“É muito importante que os pais saibam de onde veio um objeto adquirido pelo filho. Muitas vezes uma criança ou um jovem chega em casa com alguma coisa que não teria condições de comprar e os pais não procuram saber como conseguiram”, emenda.
O secretário de Educação, Jazanias Mendes, elogiou o governo estadual por criar um órgão onde a comunidade poderá participar, expondo suas idéias e fazendo suas reivindicações.

Mendes disse que o município de Manoel Urbano tem recebido muito apoio do atual governo, citando como exemplo a pavimentação da BR-364 e de muitas ruas da cidade, a doação de uma ambulância, a construção e reforma de escolas.
A comunidade participou da criação do Fórum Regional de Segurança Pública



“Ainda temos muita coisa a fazer pelo nosso município, mas temos, também, que ver o quanto nós já avançamos com o apoio do governador Tião Viana e do governo federal. Hoje podemos contar com o apoio de um promotor de justiça, delegado e juiz, o que não tínhamos há cerca de dois anos”, comenta.

O secretário pediu que os moradores do município participem ativamente do Fórum Regional de Segurança Pública. “Muitas vezes a gente cobra mais ação do governo, da polícia. “Mas precisamos também perguntar o que estamos fazendo para ajudar a diminuir a violência que assusta a nossa sociedade”, destaca.

O comandante da Polícia Militar do XXº BPM, Major Moncada, participou da solenidade, junto com o delegado de polícia de Manoel Urbano, Waldiney Soares da Costa, representante do Corpo de Bombeiro, Capitão Velask e o empresário José Lima, que representou a comunidade. Silvia Araújo e Adonay Brito, da Secretaria de Articulação Institucional do governo estadual, também participaram do evento.

Professor Barreto foi eleito coordenador do Fórum Regional de Segurança Pública; Estela Nascimento Almeida, Francisco Lima, Edilene Ad-Víncula, Silvana Taumaturgo e Almí Rodrigues: membros do conselho


www.contilnet.com.br

2 comentários:

  1. cara, se trocar todos esse maginais ai da policia ai desse municipio, que eu tenho tando orgulho ai funcionar, pois eles são os primeiro a baterem nos preso, mais é uma boa ideia, ficar só uma sugestão ne macelo

    ResponderExcluir
  2. Essa parada e muito sinistra mesmo...
    o meu desejo para este ano e que o nosso amigo Barreto ira varrer todos esses policias militares que nao sao murbanense de nossa terrinha...
    e outra vai ficar so os caras de manoel urbano e o nome nao vai ser nem policia militar, nao!
    vai ser guarda municipal sem arma sem nada so com um cursso superior muita psicologia e um uniforme vermelho pra representar a ira de quem ja foi espancado e mal tratado pela antiga policia militar sem justa causa...
    E mais nossos guardas mmunicipal irao ter suporte e ligassao direta com a Policia Federal de Brasilia-DF, ai sim com isso nosso mundo vai ser bem diferente...
    mas enquanto tiver esses carniceiros amaldissoados da policia militar na ativa o clima vai ser sempre de desgosto...
    sao amaldissoados mesmo ja pensou entregar a seguranssa de nossas casa pra esses bichos criminosos bandidos que agente nao sabe nem de onde vem, quem eles sao...ta vendo ai seu prefeito?? nao precisamos de policais covardes importado de outras cidade, nao, nao!


    e Eu acredito que se tratando de seguranssa manoel tem homens suficiente e de bom carater para fazer a nossa.

    ResponderExcluir