terça-feira, 3 de abril de 2012

Uma história de vida com 82 malárias, 34 mil batizados; cartas à Dilma; reza pelos pastores e luta contra o manejo insustentável


Entardecer entrevistando o padre Paolino Maria Baldassari, 86 anos (completados nesta segunda-feira,02 de abril), seria um simples final de dia para qualquer jornalista experiente, não fosse o fato desse italiano, nascido em Bologna, residindo há 58 anos no Acre, ser um vigário agarrado a causas nobres que impressionam até os mais solidários e ousados religiosos.


Recém-saído de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Brasília, padre Paolino, velho conhecido dos seringueiros e dos indígenas da Amazônia, passou por momentos difíceis. Ele foi submetido a uma cirurgia de hérnia e um cateterismo, antes confundido por alguns médicos com uma pneumonia.


“Fizeram todos os exames e, no final, viram que o problema estava no coração. Não sinto dores, somente tosse”; conta ele, sereno e entusiasmado com o desembarque em Sena Madureira, município distante 144 quilômetro de Rio Branco, onde Paolino espera viver até o último dia de sua vida.


Entretanto, os dias do conhecido “Santo do Iaco” não estão contados. Empolgado para celebrar as missas de domingo e colocar em dia os assuntos administrativos da Igreja Nossa Senhora da Conceição, matriz que coordena, ele lamenta apenas a dieta recomendada pelos médicos. “Eles mandaram eu comer bastante, mas não tenho fome. Quero cuidar da minha igreja e dos meus fiéis”, afirma.


Filho de Angelina Zanarini e Arthur Baldassari, um pedreiro, construtor de igrejas, que trabalhava arduamente para sustentar os oito filhos nos tempos difíceis da guerra, Paolino seguia o mesmo caminho do pai se doando também ao trabalho braçal. “Eu comecei a trabalhar para ajudar minha família. Me sentia responsável por ela. Mas, Deus me mostrou que ela não precisava de mim. Meu irmão me doou alguns milhares para ajudar o Acre. Um exemplo é a Fazenda Esperança, que compramos para recuperar dependentes químicos, que custou R$ 200 mil”, relata.


Leia mais no Contilnet.com ... Clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário