terça-feira, 30 de abril de 2013

Pesar: morre aos 97 Seu Jaquinha

Seu Jaquinha e Dona Maria na colônia debulhando milho. Agosto de 2008.
 


Morreu ontem de causas naturais na Unidade Mista de Saúde de Manoel Urbano, o patriarca da família Oliveira, Francisco Jackson de Oliveira, de 97 anos, o Seu Jaquinha.
 
Ex-Seringueiro e trabalhador rural, Jaquinha era casado com dona Maria José da Cruz Dantas(Maria Jaquinha) com quem teve 9 filhos(Raimundinha, Nilde, Rosa, Sara, Taxico, Chagas, Pedro, Aldo e Antonio).
 
O velório acontece na Igreja São Sebastião e o sepultamento será no Cemitério São João Batista as 15:00 horas.
 
Aos filhos e família, meus votos de pesar e de conforto.

Foto: Álbum pessoal, Agosto de 2008.

 

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Memória: encontro de vereadores

Encontro de vereadores acrianos. No final, reunião com Governador Jorge Viana, 2003.

Ação do Governo desobstrui ruas principais da cidade

Encostada no poste e feita pelos próprios moradores, placa advertindo motoristas da situação precária da Rua Mendes Araújo, onde veículos tombaram e atolavam sempre que arriscavam trafegar no trecho.
 
 
 
Uma ação do Governo do Estado ajudou a desobstruir trechos de ruas principais da cidade deterioradas e que inviabilizava a passagem de veículos e até de pedestres em dias de chuvas.
 
Dois trechos da Rua Mendes Araújo, ladeira do Posto do Nel e em frente a oficina do Antonio Bimba, além de um longo trecho da Rua Francisco Ferreira Mendes, mostrada em postagem anterior, receberam ação de recuperação do Deracre e Prefeitura no início desta semana.
 Máquinas do Deracre, trabalharam intensamente na recuperação das Ruas.
 As Ruas Francisco Ferreira Mendes no Bairro São Francisco e Mendes Araújo, no Bairro Antonio Dias são ruas principais que dão acesso ao centro da cidade.
Clique aqui e veja postagem anterior sobre:

Rua Mendes Araújo
Rua Francisco Ferreira Mendes

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Foto imagens: dias de verão

 O céu azul demonstra que já temos dias de verão na Amazônia.

domingo, 21 de abril de 2013

Memória: Estrada da Manga antes do pavimento


Nos meses de inverno até o meados do verão, a Estrada da Manga, 7 km, que liga a cidade de Manoel Urbano à BR 364, era coberta por lama e ladeada por maliça, uma espécie de planta nativa cheia de espinhos(ver foto acima).
 
Na foto, numa caminhada rumo à colônia de meu pai, a 3 km da cidade. Trecho em frente ao Balneario Sabor da Terra.
 
Foto: álbum pessoal.

Natureza: sinal de estiagem

No céu murbanense, a passagem dos jaburus e o sinal de estiagem para os proximos meses. A passagem dos jaburus representa o início do verão amazônico.
 
Foto: Márcio Levi, facebook.com

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Lamentável: Rua Francisco Ferreira Mendes vira rio de lama.

 Após as chuvas, um rio de água e barro que misturam-se e transformam-se em lama fazendo da rua principal do Bairro São Francisco, a Rua Francisco Ferreira Mendes, uma via intrafegável tanto para pedestres quanto para veículos não traçados.
 
A Rua principal do Bairro São Francisco ou Cohab, é ladeada de residencias, comércios e o Posto de Saúde Josefa(ao fundo da foto), infelizmente essa é a situação da rua de acesso principal à cidade.
 
Foto: enviada por morador via sms após chuva.






quinta-feira, 18 de abril de 2013

Rádio Oasis FM está fora do ar há uma semana.

A rádio Comunitária Oasis FM 87,9 a única no Município de Manoel Urbano está fora do ar desde a semana passada. A emissora é administrada pelo pastor Genivaldo Ferreira.

Esta não é a primeira vez que isso ocorre, há aproximadamente dois anos a rádio ficou fora do ar por alguns meses.

Segundo Ferreira em pronunciamento, os motivos para tirar a emissora do ar se deve principalmente à questão financeira, isso porque, os equipamentos se encontram em péssimo estado de uso.

Lembrando ainda que, de acordo com a legislação, a permanência fora de operação por mais de trinta dias sem motivo justificável, pode gerar uma punição.
 
 
Márcio Levi, purusacontece.blogspot.com

Delegado Odilon Neto fala sobre furtos e roubos em Manoel Urbano

O cidadão de bem pode nos ajudar através de denúncias anônimas”,disse o delegado Odilon Neto /foto:Jurua on line



 
Diante da onda de furtos e roubos registrados nas últimas semanas em Manoel Urbano (220 quilômetros de Rio Branco, Capital do Acre), a Polícia Civil informou que já deu início às investigações para tentar identificar e prender os envolvidos.

De acordo com o delegado titular Dr. Odilon Neto, já foram esclarecidos alguns dos furtos e roubos registrados nos últimos dias na cidade. De acordo com o delegado, a Policia Civil em parceria com a Policia Militar pretende o quanto mais rápido solucionar todos os casos.

“Ainda digo aos nossos comerciantes que fiquem tranquilos que, já existe uma linha de investigação que está avançando e, em questão de tempo, certamente deveremos estar esclarecendo todos os delitos”, disse.


O pacato Município de Manoel Urbano vem, neste inicio de 2013, apresentando altos índices de crime desta categoria. Segundo o delegado, a população tem papel de grande importância no combate ao crime “o cidadão de bem pode nos ajudar através de denúncias anônimas”,finalizou Odilon.

Márcio Levi, purusacontece.blogspot.com

População reclama a falta de médicos nos postos de saúde do Município.

As Unidades Básicas de Saúde Inácio Ribeiro e Josefa Nunes, no município de Manoel Urbano, está gerando muitas reclamações dos usuários. Mesmo com a boa oferta de remédios, eles relatam que as repartições não consegue atender a grande demanda de pacientes e há falta de médicos.

O problema, segundo consta, está acontecendo em todo o município e sobrecarrega a Unidade Básica de Saúde do estado. A unidade, por exemplo, atende desde dores lombares até resfriados, casos que deveriam ser resolvidos nos postos de saúde do município.

A gravidade do problema é tanta que, nos últimos dias 8 e 9 do corrente mês, uma das unidades colocou um aviso na porta informando que não haveria atendimento médicos naquelas datas, atitude que causou grande revolta nos usuários.

“Isso é um absurdo! Do que adianta ter remédio se não tem médico para receitar”, disse uma usuária que reside na zona rural do Município.

A secretaria de Saúde, Miriam Almeida, através da sua assessoria, informou que esta buscando a contratação de mais um médico, mas, não esta encontrando profissionais que queira trabalhar no município. “ainda não encontramos profissional médico que aceitasse nossa proposta ainda”, limitou-se a responder.

O município do vale do Purus com quase 10 mil habitantes, conta na rede municipal de saúde, apenas com um médico, sendo que o mesmo também tem contrato com a secretaria estadual de saúde.
 
 
Márcio Levi, purusacontece.blogspot.com

Notinhas

Iniciam os trabalhos de reforma da Escola Estadual Nazira Anute de Lima. Na reforma estão incluídos principalmente o telhado, motivo das principais reclamações, além da pintura e o muro que já está sendo construído.
 
 
Tempo de reforma
 
Não há ainda uma placa da obra como manda a legislação, por isso não se sabe quanto se está gastando na reforma da Nazira nem os prazos da execução da mesma, mas comenta-se que em um mês a obra estará pronta e os alunos voltam às aulas.
 
 
Aja fôlego
 
Para não perder os dias letivos, a proposta da escola é de eliminar os feriados, dias santos e realizar aulas aos sábados. Se alunos, professores e funcionários da escola tiverem fôlego as coisas acontecerão bem, se não...
 
 
Alternativa inteligente
 
Creio que a Escola com seu colegiado e gerência da SEE, devem discutir e encontrar soluções para que o ano letivo não seja comprometido mas dentro de uma proposta em que nem funcionários nem alunos sejam exauridos, afinal de contas, os bons resultados na educação dependem de muita energia para efetivá-la.
 
 
Fiscalização
 
O exército está em operação de fiscalização da BR 364 mais uma vez. Não se tem dados oficiais, mas muitos veículos já foram fiscalizados e há especulações de que os agentes já apreenderam armas e drogas, produto de tráfico.
 
 
Verão chegando
 
Com o que chamamos aqui de ameaça de friagem, que é apenas um indício da friagem, o verão começa. Essa semana passada muitos dias de verão tivemos. Produtores rurais esperam já a ação da Prefeitura para os ramais e os citadinos, esperam a ação para os reparos das ruas deterioradas pelas chuvas.
 
 
Superar expectativas
 
O Prefeito Ale Araújo que teve peso de eleitores da zona rural terá que se rebolar para satisfazer os anseios dos produtores rurais, afinal de contas, também era trabalhador rural e seu lema de campanha era produção.
 
 
 

domingo, 7 de abril de 2013

Redução de tarifas da telefonia fixa passa a valer neste sábado

A redução no preço das tarifas de chamadas de telefones fixos para telefones móveis, determinada pela Anatel em fevereiro, passa a valer neste sábado (6).

A proposta de queda no custo das ligações foi aprovada em 28 de fevereiro, pelo Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

As operadoras Oi (Brasil Telecom), Telefônica, CTBC Telecom, Sercomtel eEmbratel terão uma redução de 8,77% no valor das tarifas. A Telemar Norte Leste, pertencente à Oi, terá redução de 18,60%.

No ano passado, Oi (Brasil Telecom), Telefônica, CTBC Telecom, Sercomtel e Embratel tiveram redução de 10,78% nas tarifas de telefonia fixa. A Telemar Norte Leste S.A não reduziu tarifas, em função de determinações judiciais.

No início de fevereiro, a Anatel publicou as novas tarifas dos serviços de telefonia fixa local e de longa distância nacional. De acordo com a agência, as concessionárias Telefônica, CTBC e Sercomtel tiveram aprovado um aumento de 0,568% sobre a cesta de serviços, que inclui custo da tarifação por minuto, assinatura básica e taxa de habilitação. Os reajustes da Oi foram de 0,553%, e os da Embratel, de 0,554%, segundo a agência Valor Online.

O reajuste aprovado vale somente para as concessionárias que herdaram a estrutura do sistema Telebras, na privatização do setor. Portanto, os índices não recaem sobre os serviços de telefonia fixo oferecido pelas empresas autorizadas que atuam no regime privado – por exemplo, Net e GVT.

Outros reajustes

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta sexta-feira (5), o reajuste das tarifas de energia de empresas que atendem os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Minas Gerais. As novas tarifas valerão a partir de segunda-feira (8).

G1

Boa notícia: banda larga chega ao Acre até setembro

Compromisso foi assumido pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, em reunião com os senadores Jorge Viana e Aníbal Diniz
 
 
 


Os senadores Jorge Viana e Aníbal Diniz, do PT do Acre, ouviram do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, a garantia de que o serviço de banda larga chegará ao Acre até setembro deste ano. A afirmação foi feita durante audiência dos parlamentares na tarde desta quarta-feira, 3 de abril, no gabinete do ministro.

Também estavam presentes senadores do Amazonas, Rondônia e o diretor-presidente da Rede Amazônica, Phelippe Daou. A implantação do Plano Nacional de Banda Larga será feita pela Telebrás com o uso de fibra ótica, o que vai garantir um serviço de qualidade a preço menor do que os praticados hoje.

Paulo Bernardo disse que vai visitar o Acre para a entrega dos serviços. “Essa é uma ótima notícia para a população acreana. Nós vamos ter a esperada e sonhada mudança na qualidade da internet no estado. Para mim, banda larga é sinônimo de cidadania”, disse Jorge Viana.

O Programa Nacional de Banda Larga foi criado pelo Decreto nº 7.175, de 12 de maio de 2010. O objetivo do Programa é expandir a infraestrutura e os serviços de telecomunicações, promovendo o acesso pela população e buscando as melhores condições de preço, cobertura e qualidade. A meta é proporcionar o acesso à banda larga a 40 milhões de domicílios brasileiros até 2014 à velocidade de no mínimo 1 Mbps.

A intenção do governo é oferecer velocidade de 1 Mbps com preços a partir de R$ 35. Para baixar um arquivo de 1,2 GB da internet com conexão de 1 Mbps, o usuário levaria 2h40, em média.
 
Assessoria
 


Foto imagem: Jovens animam intervalo de aulas com músicas evangélicas

Na última semana, jovens da Igreja Assembléia de Deus têm alegrado o intervalo de aulas, horário para a merenda, com músicas evangélicas na Escola Estadual Nazira Anute de Lima.

Além de levar o evangelho aos ouvidos atentos dos alunos da Nazira, os jovens mostram seu valor como músicos. Parte dos jovens que tocam na banda são da própria escola. É curto o espaço de tempo, mas é proveitoso a ação dos garotos!

Estão de parabéns a banda que topou o desafio e à iniciativa da escola!

Registro: morre vítima de tiros, Amós Silva

Amós Silva foi alvo de disparos de arma de foto que provocou sua morte. foto: acpurus.com
 
 
Faleceu nesta sexta-feira, 5, o murbanense Amós Silva Almeida de 24 anos. Amós cumpria pena na penitenciária de Sena Madureira e havia tido o benefício do alvará de soltura quando no mesmo dia foi alfejado por disparos de arma de fogo que o levou a óbito ainda no Município de Sena Madureira.

A morte de Amós causou muita tristeza, para familiares e amigos. Antes de ser detido e encaminhado a penitenciária de Sena Madureira, Amós prestava serviço numa empresa que atende ao público, por isso muito conhecido.

Nossos votos de pesar à família enlutada.

Veja matéria completa sobre a morte de Amós Silva clicando aqui.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Festa: Pe. Paolino comemora com celebração 87 anos.

Foto: Márcio Sena facebook


Nossos parabéns ao missionário Pe. Paolino Baldassari que aniversariou ontem. Frei Paolino celebrou 87 anos de vida com uma Missa na Paroquia de Sena Madureira com a Igreja lotada de pessoas.

Felicidades e muita saúde meu amigo Frei Paolino.



Felicidades também ao meu Professor Panque Torrejon que apagou velas ontem. Parabéns Professor Panque!

terça-feira, 2 de abril de 2013

Visão externa: do Blog do Crica

Cidade arrasada

 Quem vai a Manoel Urbano volta com a sensação que visitou uma cidade alvo de bombardeio de mísseis, é um buraco emendado no outro, lixo e matagal completam o desolador quadro.
 
Tira votos

 Na atual conjuntura ter o prefeito Ale Anute no palanque, ao invés de dar, tira votos do aliado. Uma coisas é tocar o gado da sua fazenda, a outra, é a gestão pública, onde mostra ser inepto.
 
 
 
 
O Prefeito Ale Araújo hoje completa 92 dias de gestão.