quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Notinhas

O majestoso Rio Purus ganhando água em virtude das últimas chuvas. Com a cheia, as praias vão se despedindo dos banhistas e vão dando lugar a um mar d'água, bom para navegação.


- Comenta-se que amanhã, sexta-feira, 1 de novembro, o pagamento dos servidores municipais estará na conta.

- Oficialmente nenhuma informação.

- O inverno parece que chegou de vez na região.

- Muita chuva!

- Algumas ruas sendo limpas.

- Parceria garantiu a recuperação de parte da rua principal do São Francisco.

- Obra necessária e bom trabalho foi feito!

- Época de provas na escola estadual.

- Ônibus do Programa Caminhos da Escola são novidades no Município.

- Mais de 100 alunos da zona rural se beneficiam do transporte escolar diariamente.

- Parceria da vigilância em saúde do Município e Associação dos Portadores de Hepatite do Acre - APHAC, garante resultados de exames de hepatites virais com mais rapidez.

- Foi instalado o GAL - Gerenciador de Ambiente Laboratorial, no Município.

- Através do Gal, o Município, acessa resultados de exames imediatamente análise em Rio Branco.

- Antes, para se ter o resultado de um exame, esperava-se até 3 meses, agora a partir da entrega pode se ter o resultado em até 2 dias.

- O percalço agora é a agilidade no envio de materiais para a capital.

- Sindicato Rural nomeia comissão provisória para conduzir os trabalhos.

- Eleições a presidência do STR nos próximos meses.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Comarcas abrem edital para seleção de Agente Voluntário de Proteção

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO ACRE
Comarcas de Sena Madureira, Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus (não instalada)

EDITAL CONJUNTO /001/2013


As JUÍZAS DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE DAS COMARCAS DE SENA MADUREIRA, MANOEL URBANO E SANTA ROSA DO PURUS, ESTADO DO ACRE, no uso de suas atribuições legais, divulgam e estabelecem normas para abertura e realização do Processo de Seleção de candidatos às vagas de Agente Voluntário de Proteção da Infância e da Juventude, observadas as disposições constitucionais referentes ao assunto, os termos da Lei Federal nº 8.069, de 13.07.90, Estatuto da Criança e do Adolescente e da Lei Federal n.º 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre o Serviço Voluntário e das demais normas contidas neste Edital.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. O processo de seleção para Agente Voluntário de Proteção da Infância e da Juventude será realizado em três etapas, conforme os subitens seguintes:

I - Requerimento de Vaga e Análise de documentos (eliminatória);
II – Prova Escrita (eliminatória e classificatória)
III - Entrevista (eliminatória e classificatória)

2. DAS ATRIBUIÇÕES DO SERVIÇO DE AGENTE VOLUNTÁRIO, DO PRAZO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO E DA JORNADA DE TRABALHO

2.1. DESCRIÇÃO SUMÁRIA DE ATIVIDADES. Prestação voluntária de serviços de fiscalização em locais de diversão e espetáculos públicos (estádios, ginásios, bailes, boates, bares, restaurantes, cinemas, teatros, e logradouros públicos,etc...)

2.2. PRAZO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO. O prazo de duração de serviço do Agente Voluntário de Proteção da Infância e da Juventude será de 02 (dois) anos, podendo ser prorrogado, conforme avaliação da Coordenação e homologação pelo(a) Juiz(a).

2.3. JORNADA DE TRABALHO. O Agente Voluntário de Proteção da Infância e da Juventude deverá prestar serviço mínimo de 04 (quatro) vezes por mês, podendo ser escalado extraordinariamente conforme necessidade do Juizado da Infância e da Juventude, e comparecer às reuniões ordinárias mensais e extraordinárias.


3. DAS VAGAS

3.1. São oferecidas as seguintes quantidades de vagas, por Comarcas:
 - 12 vagas para Sena Madureira;
 -  6 vagas para Manoel Urbano e;
 -  6 vagas para Santa Rosa do Purus.

3.2. O preenchimento de vagas será efetivado nas Comarcas de Sena Madureira, Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus, respectivamente, nos seguintes endereços:
Sena Madureira – Fórum Des. Vieira Ferreira, sito a Rua Cunha Vasconcelos, n. 689, Centro; Telefone (68) 3612 2455.
Manoel Urbano – Fórum Celso Secundino Lemos, sito a Rua Mendes Araújo, s/n. Bairro São José; Telefone (68) 3611 1114.
Santa Rosa do Purus – Posto de Atendimento, sito a Rua Coronel José Ferreira, s/n. Bairro Cidade Nova; Telefone (68) 3615 1017.


4. DA VOLUNTARIEDADE

4.1. Considera-se serviço voluntário a atividade não remunerada, prestada por pessoa física ao Juizado da Infância e da Juventude, com finalidades assistencial, educacional, científica, cívica, cultural, recreativa ou tecnológica, sem vínculo empregatício, funcional ou qualquer obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim.


5. DOS REQUISITOS E CONDIÇÕES PARA A INSCRIÇÃO NO PROCESSO DE SELEÇÃO

5.1. As inscrições no Processo de Seleção ficarão a cargo do Juizado da Infância e da Juventude.
5.2. Somente será aceita a inscrição dos candidatos que tiverem idade mínima de 18 (dezoito) anos no ato da inscrição, não pertencer ao quadro das polícias federal, civil, e militar, não exercer funções de vigilante, segurança ou relacionadas à promoção de eventos, e residir nos municípios aos quais concorrem, devendo apresentar original e cópias autenticadas dos seguimentos documentos:
5.2.1. Cédula de identidade civil, com fotografia.
5.2.2. Comprovante de quitação das obrigações militares (certificado de reservista ou dispensa de incorporação, ou outro).
5.2.3. Certificado ou certidão de conclusão do ensino médio (2º grau).
5.2.4. Título de eleitor e comprovante de votação na última eleição e/ou justificativa de não votação, em ambos os turnos, se for o caso.
5.2.5. Comprovante de residência.
5.2.6. Certidão negativa de distribuição de feitos cíveis e criminais, fornecido pelo cartório distribuidor do Tribunal de Justiça do Estado do Acre, devendo ser entregue o original.
5.3. Fica expressamente vedada a posterior substituição, inclusão ou complementação de qualquer documento exigido neste Edital, após a data prevista no item 5.6.
5.4. No ato da inscrição o candidato receberá o Comprovante de Inscrição e deverá apresentar os documentos acima referidos.
5.5. A inscrição é gratuita.
5.6. As inscrições ocorrerão nos dias 1º a 14 de novembro de 2.013 (de segunda a sexta-feira), das 09h às 18h (horário local), nos endereços dos respectivos Fóruns e Posto de Atendimento (Santa Rosa do Purus).

6. DAS FASES DE SELEÇÃO

6.1. 1ª ETAPA – ANÁLISE DAS INSCRIÇÕES E DOS DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS

6.1.1. O candidato ao serviço de Agente Voluntário de Proteção da Infância e da Juventude terá sua inscrição examinada e verificados os documentos apresentados, de modo a preencherem os requisitos do item 5.2 (cinco ponto dois) e sub-itens, e ter conduta ilibada comprovada.

6.1.3. Os candidatos que preencherem os requisitos acima terão suas inscrições deferidas e estarão aptos a participar da fase seguinte, cujo resultado será divulgado a partir do dia 20 de novembro de 2.013, no mural dos respectivos Fóruns e Posto de Atendimento (Santa Rosa do Purus).

6.2. 2ª ETAPA. PROVA ESCRITA.

6.2.1. Os candidatos aprovados na primeira fase, deverão comparecer nos respectivos Fóruns de inscrição, para realização da prova escrita, no dia 24 de novembro de 2013, às 08h (horário local), impreterivelmente, munido com original de documento identificador oficial com fotografia e caneta esferográfica.

6.2.2. Não serão admitidos atrasos ou exceções aos termos do item anterior, de modo que orienta-se os candidatos a se apresentarem no local da prova com 30 minutos de antecedência.

6.2.3. A Prova Escrita terá duração de 02 (duas) horas e constará de 15 (quinze) questões (14 objetivas e 1 dissertativa).
6.2.3.1. Cada questão objetiva correta valerá 01 (um) ponto.

6.2.3.2. Na questão subjetiva serão avaliados os critérios utilizados pelo candidato, sua resposta direta, o contexto apresentado e suas argumentações, podendo ser atribuída nota 0 (zero), 01 (um) ou 02 (dois) pontos.

6.2.4. O total máximo de pontuação da prova é de 16 (quinze) pontos, ficando eliminado o candidato que atingir nota inferior a 06 (seis) pontos.

6.2.5. O conteúdo programático compreende:

6.2.5.1. Lei Federal 8.069, de 13.07.90, Estatuto da Criança e do Adolescente, do artigo 1º ao 24. do 53 ao 85. do 98 ao 111. do 129 ao 130. do 149 ao 151. do 194 ao 195. do 230 ao 233. do 236 ao 258.

6.2.5.2. Lei Federal 9.608, de 18.02.98, que dispõe sobre o Serviço Voluntário relacionado à Lei 8.069/90 (Estatuto da Criança e Adolescente).

6.2.6. O gabarito das questões objetivas e a lista dos aprovados na prova escrita, serão divulgados a partir do dia 25 de novembro de 2.013, no mural do átrio dos respectivos fóruns e posto de atendimento.

6.3 – As entrevistas serão realizadas no dia 29 de novembro de 2013, a partir das 9 horas, nos locais de inscrição, por ordem alfabética.

7. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL NO PROCESSO DE SELEÇÃO E DA HOMOLOGAÇÃO

7.1. Após a realização da entrevista, o Resultado será divulgado no dia 3 de dezembro de 2013, com publicação nos respectivos átrios.
7.2. O Resultado final será homologado pelo Juízo da Infância e da Juventude das respectivas Comarcas, Estado do Acre e publicado no átrio do respectivos Fóruns e Posto de Atendimento.

8. DA ADMISSÃO

8.1. Após a homologação do Processo de Seleção, o candidato considerado apto para as atividades do serviço de Agente Voluntário de Proteção da Infância e da Juventude será admitido e no ato da posse o receberá uma credencial.

9. DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1. Os documentos relativos ao Processo de Seleção dos candidatos admitidos serão arquivados e guardados no Juizado da Infância e da Juventude enquanto prestarem serviço. Os documentos dos candidatos considerados inaptos ficarão a disposição de seus titulares durante 05 (cinco) dias, a contar da divulgação oficial, após isso serão destruídos.

9.2. Os Juízos das respectivas Comarcas, acima mencionadas, farão divulgar, sempre que necessário, normas complementares ao presente Edital através de publicações no átrio dos respectivos fóruns, sendo de inteira responsabilidade do candidato acompanhar o teor de tais editais.

9.3. Os candidatos poderão interpor recursos para impugnar o resultado final do Processo de Seleção no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, a contar da data de sua publicação oficial, mediante requerimento dirigido ao(a) Juiz(a) da Infância e da Juventude das comarcas de opção.

9.4. Os casos omissos neste edital e as dúvidas de interpretação das normas reguladoras do Processo de Seleção, porventura suscitadas, serão resolvidos pela Comissão do Concurso.

Sena Madureira-AC, 26 de agosto de 2.013.


Andrea da Silva Brito                        Ivete Tabalipa        
                                           Juíza de Direito                            Juíza de Direito


sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Tião Viana recebe representantes do Sindicato dos Taxistas



O governador Tião Viana se reuniu com os representantes do Sindicato dos Taxistas do Acre nesta quarta-feira, 23, na Casa Civil. O encontro foi pautado no processo de regularização dos serviços de taxi no Estado. A lei estadual 2.723, que dispõe sobre o tema, não agradou totalmente a categoria. Tião Viana demonstrou total apoio à reinvindicação da classe e apresentou soluções para a questão.

Segundo o presidente do Sindicato dos Taxistas, Telminio Machado, o problema da lei são os artigos 84 e 85. “Segundo esses artigos, os taxistas do interior do Estado sairão prejudicados, principalmente os que fazem viagens intermunicipais”, explica.

“Os taxistas têm papel fundamental em qualquer cidade e não podemos desampará-los”, disse o governador Tião Viana. O governador propôs que a lei não seja aplicada ainda por dois anos, período máximo possível de sua homologação. E que nesse meio tempo o sindicato se organize para apresentar uma proposta de mudança da lei junto à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), por meio do deputado Ney Amorim, da Comissão de Transportes da Aleac.

Os taxistas comemoram a decisão e agradeceram ao governador pela atitude que vai ajudá-los a se reorganizar para que a categoria não saia prejudicada. Ainda segundo Telminio Machado, atualmente apenas Rio Branco e Cruzeiro do Sul têm taxistas com taxímetro. Donos de vans e micro-ônibus do interior do Acre também iriam sair prejudicados com a decisão.
Os taxistas murbanenses Chico Preto e Daisson Vaz, ladeando o Governador Tião Viana. Foto: Purus Acontece.


Manoel Urbano: Inquérito civil vai apurar falta de atendimento adequado a deficientes



O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por intermédio da Promotoria de Justiça da Comarca de Manoel Urbano, instaurou inquérito Civil para investigar o caso de crianças e adolescentes deficientes (cegueira, surdez, deficiência física e intelectual) que apresentam dificuldades de acessibilidade e carência de atendimento multiprofissional na área da saúde. Casos de crianças com paralisia cerebral e múltipla deficiência também serão investigados.

Após apurar denúncia, o Promotor de Justiça Flavio Bussab identificou que a maioria delas não frequenta a escola devido à problemática da falta de cadeira de rodas, de transporte escolar adaptado, de acessibilidade nas ruas e nas escolas. Considera, ainda, a falta de estrutura adequada do município para atendimento nas áreas de fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, entre outras.

O MPAC determinou a adoção de diligências para saber o quantitativo de escolas municipais e estaduais no município, bem como seus respectivos diretores; a requisição de informações da Coordenação Especial da Secretaria de Educação do Município sobre providências que já teriam sido adotadas junto aos pais das crianças, diretores das escolas e Pastoral da Criança. Uma audiência com secretários de Ação Social e com secretários municipais e estaduais de Saúde e Educação também será realizada.

Caso as irregularidades sejam confirmadas, o inquérito poderá ensejar no ajuizamento de ação civil pública.



Assessoria de Comunicação Social - ASCOM


Foto imagem: cotidiano

Pescadores no Rio Purus..

domingo, 20 de outubro de 2013

PAA reforça merenda escolar


Escola Estadual Nazira Anute de Lima recebe produtos agrícolas produzidos na região e reforça merenda escolar. Os produtos fazem parte do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA, pareceria do Governo do Estado do Acre com o Governo Federal.

Segundo a Agencia de Notícias do Acre, este ano, 2013, os governos vão investir R$ 3 milhões na compra antecipada, beneficiando mais de 350 produtores cadastrados no PAA.

Atualmente são 42 tipos de produtos. Os itens são entregue pelos produtores cadastrados no programa e podem atingir o valor de até R$ 4,5 por ano, garantindo uma renda fixa aos agricultores, diz Lourival Marques na reportagem. Leia...

Os produtos da agricultura familiar são destinadas a entidades socioassistenciais. Em Manoel Urbano, recebem, escolas Municipais e Estadual, além da Unidade Mista de Saúde e outras.

Um programa bom pra todos!


sexta-feira, 18 de outubro de 2013

O tempo

Da casa do meu amigo Olímpio, no Km 54, o registro dessa paisagem do tempo preparando-se para a chuva. 

Aos amantes da natureza e da Amazônia!

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Prédios da Prefeitura tem fornecimento de energia suspenso

Foto: facebook Márcio Levi


Prédio da prefeitura tem fornecimento de energia cortado 

Na manhã desta quinta-feira (17), os funcionários da prefeitura de Manoel Urbano foram pegos de surpresa logo que chegaram para trabalhar.

O fornecimento de energia no local foi cortado por falta de pagamento. O corte foi feito pela empresa prestadora de serviços.

A prefeitura e os prédios da secretaria de saúde, Educação, Garagem e Geleira municipal estão à luz de vela. 

O blog tentou entrar em contato via telefone com a sede da prefeitura para maiores informações, mas sem sucesso.

Márcio Levi

Essa dívida da Prefeitura com a Eletroacre é antiga e remonta à criação do Município, realidade da maioria dos municípios do Acre. Os prefeitos normalmente a renegociam a cada gestão.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Purus Folia 2013

Imagem Ilustrativa - Purus Folia 2011.


Empresários murbanenses realizarão o Purus Folia 2013. O evento que até o momento não conta com apoio de nenhuma entidade governamental está sendo organizado por donos de bar com parcerias de empresários de outros ramos.

A festa será nos dias 18, 19 e 20 de Outubro e contará com bandas regionais e local, garante Skina, um dos organizadores.

"O povo precisa de alegria e o Purus Folia é uma festa que anima muito as pessoas. Esperamos pelo sucesso da festa!", comenta Skina que garante esforços para a alegria dos foliões.

Os organizadores estão abertos a parcerias para a realização do evento.


terça-feira, 15 de outubro de 2013

15 de Outubro: Dia dedicado ao Professor e à Professora

No Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro.



No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.

Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 daRua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". O longo período letivo do segundo semestre ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça - inclusive dos pais. O discurso do professor Becker, além de ratificar a idéia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase " Professor é profissão. Educador é missão". Com a participação dos professores Alfredo Gomes,Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada.

A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

Wikipédia




A todos que no papel de professores, dedicam-se à arte de ensinar e fazer do mundo um lugar melhor, MEUS PARABÉNS!

domingo, 13 de outubro de 2013

Escola Nazira comemora Dia das Crianças com lazer

 A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nazira Anute de Lima, comemorou o Dia das Crianças com uma manhã de lazer.

Campeonatos interclasses, brincadeiras, concursos de danças, dentre outras atividades foram oferecidas aos alunos que aproveitaram para se divertir.

Alunos participaram de concurso de dança.
 ... interclasses..
 ...cabo de guerra...
e outros...

Nossa juventude tem poucas opções de lazer e quando estes momentos são oferecidos, aproveitam ao máximo!

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Acordo da fim à greve da educação


 Por horas, servidores aguardavam a reunião da equipe da Prefeitura e Sinteac. Acordo foi anunciado pela Presidente Jaqueline Albuquerque e Vice-Prefeito Ademar.



Foi selado nesta sexta-feira, 11, pela tardinha no plenário da Camara de vereadores, um acordo entre Prefeitura e servidores da educação que pôs fim à greve que já durava duas semanas.

Gestores e Sinteac, acordaram o seguinte: 

- Que a mudança de letra dos servidores acontecerá ainda nesse mês de outubro, mas o pagamento do retroativo assegurado na Lei, será discutido e negociado em janeiro de 2014.

- O Plano de Cargos Carreira e Remuneração - PCCR, dos servidores será encaminhado para análise e votação pelos vereadores ainda este ano de 2013, porém a parte financeira do plano será discutida também em janeiro de 2014.

Dirigentes do SINTEAC passaram esses dias avaliando recursos do FUNDEB e chegaram a conclusão de que os mesmos são suficientes para atender à pauta mínima dos servidores que era a mudança de letra.

Acordo foi registrado em ata e assinado por membros das duas equipes. Por este natural que segunda-feira, 14, as escolas municipais voltem ao funcionamento normal.


Servidores da educação passaram a tarde no Prédio da Câmara Municipal a espera do resultado das equipes que discutiam acordo.






terça-feira, 8 de outubro de 2013

Foto imagem: tempo fechado

Uma chuva rápida caiu na tarde desta terça-feira no solo murbanense. Repentinamente o tempo fechou e a chuva aplacou o calor...

Professores em greve lotam Câmara e pedem apoio a vereadores

 Em greve há 5 dias, servidores da educação do Município de Manoel Urbano lotaram hoje pela manhã desta terça-feira,8,, o plenário da Camara de vereadores para pedir apoio às reivindicações que fazem ao Prefeito Ale Araújo.

O SINTEAC local ganhou reforço com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado que vieram com o propósito de ajudar nas negociações. O grupo de trabalhadores, deixou o plenário sem espaço. A tribuna da Camara foi o local de desabafo tanto de servidores como de vereadores que abraçam a causa do servidores.

O servidores reclamaram principalmente da indisposição do Prefeito Ale Araújo e sua equipe em dialogar e chegar a um entendimento com a categoria. "Inadmissível que uma categoria tenha que fazer greve para poder ser recebida pela equipe do Prefeito!", comentou uma professora.

As 14:00 horas houve uma reunião com vereadores, sindicalistas e o Prefeito Ale Araújo. O próximo encontro ficou marcado para o fim de semana. Isto indica que a reunião de hoje foi para encaminhar uma próxima.

"A categoria não vai abrir mão de seus direitos e vamos lutar!" disse Jaqueline Albuquerque, presidente do Sinteac local.

Os trabalhadores pedem aprovação do PCCR para valer a partir de janeiro de 2014 e a pulada de letra, ou categoria, garantido no próprio Plano de Cargos Carreira e Remuneração - PCCR, dos servidores em educação do Município

A maioria dos vereadores que estavam na Sessão se comprometeram no apoio  aos trabalhadores em educação.

 Cartazes com palavras de ordem e pedidos de apoio aos vereadores foram expostos durante a Sessão que foi bastante agitada com aplausos e vaias.

domingo, 6 de outubro de 2013

Nas ruas do povo: a Rua Lindoarte, São Francisco

 Nesta postagem damos o destaque para a Rua Lindoarte no Bairro São Francisco. A Rua corta a ultima parte do Bairro São Francisco, ainda em formação, também conhecido como Bairro do Arlindo. Seu Arlindo Domingos, loteou o campo onde criava bois, burros e cavalos. O campo, onde hoje é parte do Bairro São Francisco fica na entrada da cidade.

O loteamento iniciou-se em meados de 2004 e algumas residências começaram a surgir já em 2005. No local das ruas projetadas, capim e lama eram o cenário que se via. O Programa Ruas do Povo, substituiu os antigos varadouros por ruas pavimentadas.

Com o pavimento, novos empreendimentos já ver surgindo, como pontos comerciais e novas residências.

É a cidade se inventando.
 O antes e o depois da Rua Lindoarte.
 Vista da Rua Lindoarte, antes e depois da pavimentação.
 O mato e a lama eram obstáculos até para sair de casa.
 A nova rua possibilitou novas residências e empreendimentos, como pontos comerciais no bairro.

 Moradores comemoram o pavimento que substituiu o antigo varadouro.

sábado, 5 de outubro de 2013

Católicos comemoram dia de São Francisco

 Centenas de católicos percorreram as ruas de Manoel Urbano nesta sexta-feira, 4, em procissão. A procissão faz parte do ritual comemorativo da festa de São Francisco de Assis.

Novenas e muitas orações marcam o dia de São Francisco. Devotos fazem banquetes para pagar promessas e graças alcançadas. 
A festa terminou com arraial na Igreja São Francisco.

Notinhas

Foto enviada por email.

Greve continua

A semana terminou e tudo indica que começará com a greve dos servidores da educação do Município. Sem chegar a um acordo sobre a votação do Plano de Cargos Carreira e Salários, nem na mudança de letra, lideranças engrossaram o tom de voz diante do que consideram relutância da gestão municipal em atender as reivindicações.

Consenso é necessário

Detentor de um dos melhores IDEBs, o Município tem que entrar num consenso com os profissionais da educação para que os próximos números não possam ser comprometidos.

Campeonato municipal de futsal

Acontece o Campeonato Municipal de Futsal. As partidas entre times locais acontecem no Ginásio Poliesportivo Almiro Ferreira.

Articulações

Já começaram as articulações para as candidaturas a deputado estadual por Manoel Urbano. Pelo que se comenta na cidade, já contamos uns 5. Depois da peneira talvéz sobre dois, mas é bom não se alegrar, pois como os eleitores daqui são generosos com todos os que saem candidatos, certamente sairá votos para cada um, é a democracia afinal.


Foto imagem

Uma cortesia da murbanense Cleidy que quis compartilhar  o maravilhoso o pôr-do-sol com os leitores do Purus Online. Agradecemos!

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Sem acordo trabalhadores municipais em Educação deflagram greve por tempo indeterminado

Após intensas discussões com a equipe financeira da Prefeitura e com o próprio Prefeito Ale Araújo, nesta segunda (30), os trabalhadores em Educação de Manoel Urbano insatisfeitos por não terem nem ao menos a proposta de aprovar o Plano de Cargos Carreiras e Salários da categoria para o ano que vem, 2014, deflagraram greve por tempo indeterminado.

Os trabalhadores reivindicam a mudança de letra, com está em lei, e atualização de carreira e salários dos servidores da educação.

Essa é uma novela com muitos episódios.

Nas Ruas do povo

O Programa Ruas do Povo, do Governo do Estado do Acre mudou a paisagem da cidade de Manoel Urbano e consequentemente a vida das pessoas daqui. O programa, não só deu aspecto de urbanização da cidade, mas tirou o medo da chuva que criava lama e dificultava o cotidiano de quem aqui mora.

Com objetivo puramente historiográfico farei nas próximas postagens o registro fotográfico do antes e o depois de alguns dos espaços mudados com o programa que fez nascer ruas em Manoel Urbano e sem duvida trouxe alegria para as pessoas.
Trecho da Rua Rio Branco, no Bairro Antonio Dias.


Foto registro: Monte Gerezin no rumo do Juruá

Jovens da Igreja Monte Gerezin de Manoel Urbano participaram no fim de semana passado de evento num intercambio com a Igreja de Cruzeiro do Sul. É a BR 364, integrando também as igrejas.