sábado, 1 de fevereiro de 2014

Projeto Sky Protegendo Florestas é premiado no Reino Unido

Por Fernanda Melonio

O projeto Sky Protegendo Florestas, parceria entre WWF-Brasil, WWF-UK e a rede britânica de TV Sky, foi condecorado com o prêmio de melhor parceria de caridade no Business Charity Awards 2013, em Londres (Reino Unido). A campanha recebe o apoio de milhares de doadores e desde 2009 desenvolve ações de apoio ao Sistema de Incentivos aos Serviços Ambientais do Acre-Sisa, ao Programa de Certificação Ambiental de propriedades rurais familiares, e as cadeias produtivas agroextrativistas nos municípios de Manoel Urbano, Feijó e Tarauacá (AC).

A campanha captou mais de 3 milhões de libras junto ao público do Reino Unido – e a Sky dobrou a quantia arrecadada –, o que resulta em mais de 6 milhões de libras para ajudar a preservar um bilhão de árvores na floresta amazônica. O dinheiro é direcionado à promoção de práticas sustentáveis de uso da terra, por meio de sistemas agroextrativistas, manejo de pesca, ações de educação ambiental nas escolas da região da BR-364, e à busca por mercados para produtos florestais como borracha e açaí, ajudando a criar alternativas econômicas, e contribuindo para que a floresta tenha mais valor em pé do que derrubada. Atualmente, mais de mil famílias estão comprometidas em não desmatar ou realizar queimadas em suas propriedades.

Além do trabalho desenvolvido em parceria com o governo estadual no Acre, Sky e WWF promovem uma campanha para sensibilizar o público do Reino Unido e da Irlanda sobre os danos provocados pelo desmatamento, que atualmente é responsável por cerca de um quinto das emissões de gases de efeito estufa – quantia maior do que a de todos os automóveis, aviões e navios do mundo juntos. Hoje, cerca de 80 mil pessoas estão envolvidas na campanha.

Tracy Griffin, diretora de captação de recursos da Shelter Corporation e integrante da comissão julgadora do prêmio, destacou a sinergia entre as duas organizações. Para ela, “a amplitude da parceria é impressionante e não deixa claro quem é o tomador de decisões entre as duas partes”.

O projeto Sky Protegendo Florestas concorreu ao prêmio com The Good Little Company with Christian Aid, Keyline Builders Merchant with Prostate Cancer UK e Morgan Hunt UK with the DKH Legacy Trust.

Para mais informação, acesse: http://rainforestrescue.sky.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário