sábado, 29 de novembro de 2014

Alunos comemoram Dia da Consciência Negra

Alunos da Escola Estadual Nazira Anute de Lima, deixaram para este sábado, 29, as comemorações do dia Nacional da Consciência Negra, 20 de Novembro. Painéis contando a História da Africa, grupos de danças, poesias, cantos, comidas típicas, heranças dos africanos e a Roda de Capoeira, que recebeu na quarta-feira, 26, pela Unesco, o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade fizeram parte do evento.

No dia da Consciência Negra o objetivo é fazer uma reflexão sobre o relevo da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira. 

Sociologia, política, religião e gastronomia entre várias outras áreas, foram profundamente influenciadas pelas culturas negra e africanas. É dia de comemorar e mostrar profundo apreço pela cultura afro-brasileira.

A manifestação afro-brasileira conhecida como Roda de Capoeira, agora Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade foi um dos destaques na comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra.


 O desfile da Garota Afro, animou o grande público do evento.

 Professor Rubenildo Costa, homenageado por professores da Escola por ser perseverante em manter viva a Roda de Capoeira em Manoel Urbano. "Você é um herói, pois até aqui lutou contra tudo, inclusive contra o preconceito de quem não conhecia a riqueza da Capoeira como cultura de resistência Negra no Brasil, antes durante e depois da escravidão", disse a Rubenildo Costa o Professor Benenê.
Alunos, observando painéis na árvore, contando a História da África.


O Dia da Consciência Negra foi estabelecido pelo projeto Lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. No entanto, apenas em 2011 a presidente Dilma Roussef sancionou a Lei 12.519/2011 que cria a data, sem obrigatoriedade de feriado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário