quarta-feira, 24 de junho de 2015

Parque ambiental Chandless comemora dez anos com programação


Local é considerado um dos mais preservados do planeta, onde a biodiversidade ainda reina soberana, sem a ação direta do homem; por isso, ações de preservação são sempre uma constante. Foto: Diego Gurgel

Em solenidade realizada no auditório da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a Secretaria de Estado de meio Ambiente (Sema) lançou programação em comemoração aos dez anos do Parque Estadual Chandless. As atividades incluem lançamento do site, exposição de fotografias e realização de seminário.

Trabalhos científicos sobre o Parque estadual serão apresentados na próxima sexta-feira, 26, na Universidade Federal do Acre (Ufac). Segundo o secretário de Meio Ambiente, Edgard de Deus, a intenção é dizer ao mundo que a área do Chandless existe e possui várias riquezas em sua biodiversidade.

“Nossa maior preocupação neste momento é a preservação, para que a gente possa ter um ecossistema conservado no Acre e também deixarmos um legado para as próximas gerações”, defende Edgard.

Sobre o Parque

Localizado nos municípios de Manoel urbano, Sena Madureira e Santa Rosa do Purus, o Parque possui uma área de 695,303 hectares e representa apenas 4,23% do território acreano.

Além disso, é considerada atualmente uma das maiores biodiversidades do mundo e contribui para preservação de espécies da fauna e da flora e ainda como fonte de pesquisas para algumas instituições.

Pelo menos 1.374 espécies animais foram registradas no Parque, entre eles: 71 mamíferos; 63 anfíbios; 40 repteis; 482 borboletas; 71 peixes; 407 aves, das quais 13 são exclusivas da formação de taboca.

“É o que temos de mais requintado do ponto de vista da biodiversidade. Temos uma joia rara no Acre que se chama Chandless”, conclui o secretário.

Fonte: Jornal Opinião

Nenhum comentário:

Postar um comentário