segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Bolsa Família é destaque em relatório do Pnud no combate à pobreza

Num momento em que o Congresso discute grande corte no orçamento do Bolsa Família para ajustar as contas públicas, a Organização das Nações Unidas usa a experiência brasileira como exemplo mundial de redução da pobreza.

O programa de distribuição de renda foi citado três vezes no Relatório de Desenvolvimento Humano 2015.

A elogiada engenharia nacional para erradicar a miséria teve efeito diretamente na queda do indicador chamado de pobreza multidimensional (que considera não apenas a renda, mas também condições de saúde, educação e domicílio) nos últimos anos.

Nas contas das Nações Unidas, 2,9% da população brasileira ainda vivem na pobreza. O número já foi bem maior: 4% em 2006. No ano passado, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) divulgou que esse percentual tinha caído para 3,1%.

O cálculo é muito mais sofisticado que os usuais. Além de levar em conta a renda, o Pnud entende que a pobreza deve ser medida por privações que afetam a qualidade de vida.
próxima da pobreza multidimensional (%)
População na pobreza extrema (%)
População abaixo da
linha da pobreza (%)
Estatística leva em consideração carência nos três quesitos avaliados pelo IDH (saúde, educação e qualidade de vida)
Carência severa em mais de uma das dimensões avaliadas no IDH
Proporção de pessoas com renda diária abaixo dos US$ 1,25
27,8
23,6
5,7
22,7
18,2
17,1
milhões de pessoas
9,4
7,2
6,3
5,2
3,8
1,4
1,3
1,0
0,4
0,5
Brasil
Argentina
China
Índia
África do Sul
Fonte: PNUD/Human Development Report 2015
7% PODEM DEIXAR CLASSE MÉDIA

Analisa se há condições decentes de vida, por exemplo, se o indivíduo tem água, luz, saneamento, escola e saúde. Considera ainda itens como alimentação, energia para cozinhar, saneamento, água, eletricidade, moradia digna e renda.

Perto do limiar de pobreza estão 7,2% dos brasileiros, ou seja, estão vulneráveis a sair da classe média. Na miséria extrema, há 0,4% dos brasileiros. Dados melhores que no passado, que confirmam o sucesso das políticas no país.

Principal responsável pela melhora, o Bolsa Família teve destaque num box de meia página no relatório das Nações Unidas.

O texto diz que, desde que o programa foi lançado, cinco milhões de brasileiros saíram da pobreza extrema.

O Pnud diz ainda que o Bolsa Família venceu as preocupações iniciais de que as transferências de dinheiro para pobres podiam diminuir a oferta de trabalho.

“O Bolsa Família tem permitido um aumento na taxa de emprego da população economicamente ativa, uma redução de inatividade e taxas de informalidade, aumento da proporção de trabalhadores contribuindo para o desenvolvimento social e um aumento no salário médio”, afirma a ONU.

— O relatório reconhece a importância dos programas sociais, justamente, porque eles proveem um piso de proteção social que funciona nestes momentos de acidentes de percursos e de crise — explica a coordenadora do relatório do Brasil, Andréa Bolzon.

Com índice 0,011, o Brasil está melhor em termos de pobreza que a maior parte da América Latina. Ficou à frente de países como Argentina, México, Colômbia e Peru, por exemplo.



O globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário